sexta-feira, 25 de junho de 2010

Maria - Primeiro Sacrário de Jesus


    “Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre.”( Lc 1, 40-42)
    Ao refletirmos nessa aclamação de Isabel, poderíamos penetrar na grandeza dessas palavras? Isabel, por ação do Espírito Santo, reconhece e proclama Maria  Mãe do Senhor, do Messias esperado por Israel.
A jovem de Nazaré traz no seu seio o Filho do Altíssimo. Neste momento da história da salvação, diante da aclamação de sua prima, podemos ver Maria como Sacrário Vivo de Jesus. Seu seio imaculado é a primeira morada do Senhor entre os homens e aí Ele é amado, é adorado pela saudação de Isabel.
    A presença de Jesus já opera maravilhas e Isabel fica plena do Espírito Santo, juntamente com o filho que traz em seu ventre, João Batista, que “estremece de alegria” ( Lc1, 41- 42).
    Maria não se enche de orgulho por esta tão grande graça que Deus em seu seio opera; ela se diz humilde serva do Senhor ( Lc 1,48) que está ali, junto a Isabel, para servi-la. É o amor de Deus, presente e vivo em Maria, que a leva a servir. Jesus é o amor de Deus feito carne no ventre da jovem de Nazaré para a salvação de toda a humanidade.
    Hoje Jesus permanece no meio de nós nos Sacrários de todas as Igrejas, tal como esteve no seio de Maria. Esse Jesus Eucarístico está a esperar por nós. Ele deseja ser acolhido em nosso coração como foi acolhido por sua Mãe.
    Peçamos a Maria que nos ensine a acolher Nosso Senhor Jesus em nosso coração e, pela Sua presença em nós, saibamos servir aos irmãos, impelidos pela força do Amor.

                                                   Rosa Maria F.A.Aguirre
                                                     Palestrista e escritora



D.Jacyr celebra Crisma

     No dia 12 de junho foi realizada em nossa paróquia a cerimônia da Crisma, onde 105 jovens e adultos receberam o Sacramento da Confirmação em celebração presidida por D. Jacyr Francisco Braido, bispo diocesano de Santos.
      Para que pudessem assumir sua vocação e missão conscientemente, foram preparados pelo Geraldo e Rose desde 22/05/2009, através de encontros às sextas-feiras e sábados. Neles abordavam diversos temas relativos à catequese e em alguns foram utilizados filmes para que os crismandos refletissem em grupo. Também convidaram palestrantes para um maior aprofundamento.
     Foram celebradas missas especiais como “ entrega da Cruz” e da “ Bíblia” e, em dezembro de 2009, houve a celebração do Batismo e Primeira Eucaristia para os que não haviam recebido esses sacramentos.
     Os crismandos participaram da confecção dos tapetes no Corpus Christi, nas barracas da Feira Vocacional e Festa da Padroeira. Em abril, houve a missa do “Envio às Pastorais”, em que foram encaminhados ao serviço pastoral, engajando-se. 
     Antes da celebração da Crisma, participaram de um retiro no Colégio Maria Imaculada.
     Agora que receberam o sacramento e professaram a sua fé, pedimos que não se afastem da comunidade, a fim de viverem em comunhão plena com o Cristo ressuscitado, anunciando e testemunhando em suas vidas o amor de Deus.


                                          

Combate às drogas


      Em 1987 foi instituído, pela ONU, o dia 26 de junho como o “Dia Internacional do Combate às Drogas”. No Brasil, a Semana Nacional Sobre Drogas está sendo comemorada, este ano, entre os dias 19 e 26 de junho.
     O álcool e as drogas, lícitas e ilícitas, estão entrando na casa das famílias sem pedir licença. Elas vêm destruindo não só os jovens que se envolvem com elas, como com todo o resto da família.
     A falta de limites e a perda de valores morais, éticos e espirituais no seio familiar são uma das principais causas do uso abusivo das drogas e álcool, atingindo assim, toda a sociedade. Através dela, desenvolve-se a violência, o tráfico, o roubo, o latrocínio e até mesmo o suicídio. São as consequências de uma vida desregrada onde os valores distorcidos chegam em nossas casas através da mídia televisiva e escrita, com “modismos”, influenciando assim nossos jovens e, porque não, também os adultos.
     O problema da droga está crescendo no Brasil, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas elaborado pela ONU. A substância mais procurada é a maconha, usada por quase 3% das pessoas entre 15 e 65 anos. Há cerca de 900 mil pessoas fazendo uso de cocaína. De 2006 a 2007, triplicou a apreensão do crack, um derivado da cocaína. Como a dependência em geral começa na juventude, os pais têm papel fundamental. E a palavra chave é: ATENÇÃO! VERIFIQUE:
*Se o jovem passa longos períodos isolado;
*Se o rendimento escolar diminui rápido;
*Se muda de amizades;
*Se está com os olhos vermelhos ou vidrados, se usa colírios ou óculos escuros continuamente;
*Se tem acessos de raiva ou de depressão;
*Se se recusa a dizer aonde vai e a que horas volta;
*Se gasta rapidamente a mesada, se dinheiro ou objetos de valor somem de casa;
*Se aparecem objetos ligados ao uso de drogas: cachimbo, colheres queimadas, papel de cigarros; se o jovem usa incenso ou desodorante no quarto;
*Se tem aparência desleixada;
*Se apresenta inapetência ou, ao contrário, gula, especialmente por doces.

     Estes dez sinais podem indicar o consumo de drogas. Neste caso, os pais devem ter atitude compreensiva, sem usar termos como “drogado” ou “marginal”. Deve-se buscar ajuda de pessoal especializado e também procurar um grupo de apoio onde possam se sentir amparados neste momento tão difícil da vida.
     Em nossa Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Santos, à Av. Afonso Pena, 614, temos o GRUPO DE APOIO AMOR-EXIGENTE CACTOS. Estas reuniões são realizadas todas as segundas feiras às 20hs, iniciando no salão paroquial. Este é um programa indicado para familiares e também para dependentes químicos que precisam de ajuda.

             O QUE É O AMOR EXIGENTE?
     É uma proposta de educação destinada a pais e orientadores como forma de prevenir e solucionar problemas com nossos filhos.
     É um grupo de apoio a pais e jovens com problemas, ajudando-os a encontrar caminhos para que sua família possa se reestruturar, viver completa e feliz.
    O lema do AMOR-EXIGENTE É:

                 EU TE AMO, MAS NÃO ACEITO O QUE VOCÊ FAZ DE ERRADO.

                                                        Ana Maria A. P. Souza
                                               Coordenadora do Amor Exigente

O que é "deserto" ?

  * Deserto! Os mais altos capítulos da História da Salvação consumaram-se no deserto.
    *O longo peregrinar de Abraão, desde UR de Caldeia até a terra de Canaã, transcorreu sobre as areias do deserto.
    *A grande odisseia de Moisés, desde a escravidão até a liberdade, foi uma marcha interminável, desde o deserto do Egito até o deserto de Judá.
    *Os profetas, desde Elias até João Batista, afoguearam-se sobre as areias do deserto.
    *Jesus preparou-se durante quarenta dias sobre as areias do deserto de Judá para sua tarefa evangelizadora. Paulo, no deserto da Arábia durante três anos; os primeiros ermitães no deserto de Tebaida.
   *Que tem o deserto? Não sei o que tem! Ali, onde todas as presenças desaparecem, só a presença divina resplandece. Quando tudo cala, só Deus fala.
   *A essência do deserto, biblicamente falando, não é a areia seca nem a natureza morta mas o silêncio e a solidão, há deserto, seja num bosque tropical, seja numa primavera cheia de flores e pássaros, seja num quarto onde você faz suas orações.
   * Deserto é viver intensamente, em silêncio, solidão e penitência, num lugar afastado e apropriado, a relação pessoal com Deus mediante uma atividade orante, múltipla e variada.
   *A única maneira de vivificar as coisas de Deus é vivificando o coração. Quando o coração se povoa de Deus, os acontecimentos da vida enchem-se do encanto de Deus. E o coração se vivifica nos momentos de oração e nos desertos. Foi assim que fizeram os profetas, os santos e principalmente, Cristo.
   *Como sabem, o que busca caminha. O deserto é uma grande busca do Senhor, é a grande peregrinação. Nesta peregrinação, não se esqueçam, o primeiro peregrino é Jesus: é Jesus quem vai sair na frente de cada um, um Jesus vestido de túnica branca e descalço. Como irmão mais velho de cada um de nós, Jesus vai nos tomar pela mãos e nos guiar cada vez mais além, cada vez mais para dentro, no mar infinito de Deus.
               Venha ter esse encontro profundo. Acontecerá no próximo dia 27 de junho das 7:30 h às 12:30h, na Av. Cons. Nébias, 688- Associação Maria Imaculada.
               Maiores informações com Rosângela Lemes, telefone: 3231- 9743
                                    e-mail: tov-santos@hotmail.com











São João Batista

       Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado de o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, Mãe de Jesus. Lucas narra as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do menino. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filho satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João.
      Ao atingir a maturidade, encaminhou-se ao deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através de oração e penitência, para cumprir sua missão. Segundo Matheus: “João usava um traje de pelo de camelo com cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.”
     Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: “ Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo.” O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta anunciar o Messias, foi o seu precursor preparando o seu caminho com pregações, conclamando os fiéis a uma mudança de vida e ao batismo de penitência ( por isso Batista).
       Mais tarde, João é preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. Marcos relata, em seu evangelho ( 6: 14-29), a sua execução: Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, pediu a este, por ordem da mãe, a cabeça do profeta, que lhe foi servida numa bandeja.
      Sua festa é comemorada em 24 de junho, data considerada pela Igreja Católica como sendo a de seu nascimento.

Pedro e Paulo - a força da fé

       No dia 29 de junho, a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos", por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
     Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Seu Senhor, Jesus Cristo.
       Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
      Paulo, que tinha como nome antes da conversão Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei da época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
      Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o Batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

                        São Pedro e São Paulo, rogai por nós!
                                  http://www.cancaonova.com/

Conheça as próximas atividades paroquiais

*03/07 - 9h - Catedral de Santos - Missa festiva pelos 86 anos de criação da Diocese de Santos e início do Ano Missionário.  

*Festa Junina-comidas típicas, músicas, danças, barracas de lanches,
 jogos e muita animação! Esse é o nosso arraiá, que já começou e vai até o dia 11 de julho, sempre aos sábados e domingos a partir das 20:30h.
Programe-se :
26/06- Noite da Sopa;
27/06- Quadrilhão da Aparecida– Santos;
04/07- Show Quadrilha das crianças “Colégio Jardim de Infância Floresta Encantada;
11/07- Show Quadrilha 3ª Idade “ Quadrilha Country”- SECON Isabel Garcia.

*A coordenação das Oficinas de Oração e Vida de Santos tem a alegria de convidar você e sua família para a “ Missa do Envio” de Maria Teresa Gomes da Costa ( Paróquia Aparecida-Santos), Ricardo Onofre do Bonfim ( São João Batista), Rita Solange Maganani Improta Pasini ( Pompeia) e Tânia Cristina Bispo de Oliveira ( Coração de Maria). Será realizada na Paróquia São Jorge Mártir ( Praça Rubens Ferreira Martins, 41) no dia 30 de junho às 20:00h.

*Vamos passear juntos para Conservatória, a capital brasileira da seresta? O passeio será nos dias 24 e 25 de julho ( sábado e domingo) e a passagem custa $ 120,00 por pessoa e poderá ser paga em duas vezes ( junho e julho). Em Conservatória, seremos acolhidos pelas famílias da Paróquia Santo Antônio do Rio Bonito.

* Terapia comunitária- tristeza, angústia, mágoas, depressão, incertezas e tantas outras dificuldades que não escolhem idade, sexo e condição social … Se você ou alguém que conhece está enfrentando problemas, participe deste maravilhoso projeto! As reuniões acontecem todas as quartas-feiras das 18:30h às 20:30h no salão da paróquia.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O milagre que se repete todos os dias


       Durante todos estes anos de vida religiosa pude perceber que muitos católicos vivem constantemente procurando milagres e curas. Estão sempre atrás de acontecimentos grandiosos, capazes de lhes proporcionar um pouco de alegria, paz e tranquilidade. Muitas destas pessoas passam muitos anos esperando que um milagre aconteça em sua vida ou na vida de algum de seus familiares ou amigos. Mas, quando aparentemente este milagre não acontece, elas se tornam pessoas frustradas, decepcionadas e desanimadas.
        E  por que isso acontece? Porque, infelizmente, elas deixam passar desapercebido o maior e mais maravilhoso Milagre que acontece todos os dias, em todos os altares das Igrejas Católicas do mundo inteiro...
               Existe maior milagre do que um pedaço de pão se transformar no Corpo de Jesus e um pouco de vinho se transformar no Sangue de Jesus, e mais, fazer-se alimento para todos os que quiserem estar “a sós com Ele”.
              Eu pergunto a você: existe maior milagre do que Deus ser “ comida e bebida” para sustentar nossa caminhada neste “vale de lágrimas” em que vivemos?
              É claro que não. E este “ milagre” está esperando por você, todos os dias, lá no altar da Igreja Católica mais próxima de você.
             Vamos fazer uma oração :
             “Jesus, meu Salvador e meu Senhor, eu peço a graça de acreditar completamente no “ grande milagre” que acontece todos os dias na Consagração durante as Missas.
              Peço que o Senhor me liberte de toda preguiça, comodismo e obstáculos que me impedem de frequentar diariamente, ou pelo menos, todos os domingos a Santa Missa.
             Assim tenho a certeza que muito outros “ milagres” acontecerão em minha vida. Amém.”

                                                                                                      Ir. Cecília Rodrigues Vianna
                                                                                                           Religiosa e escritora

Coroação de Nossa Senhora encerra festividades


       No dia 30 de maio, durante a missa das 9h, aconteceu em nossa paróquia a Coroação de Nossa Senhora. Seu andor foi introduzido em meio a cantos e aclamações. Ao final, cercada por aproximadamente 100 crianças da catequese, a imagem de Nossa Senhora Aparecida recebeu de quatro jovens a coroa, símbolo do carinho do povo em honrá-la como Rainha do Céu e da Terra.
       Durante esta celebração, tivemos as palavras de nosso Bispo Diocesano D. Jacyr Francisco que estava em visita à Paróquia São Benedito e veio prestigiar esta singela homenagem .
           Após a coroação, a imagem percorreu em procissão as ruas próximas ao templo, acompanhada por crianças vestidas de branco portando bolas de gás nas cores azul e branco.
           No retorno, uma chuva de prata aguardava a passagem de Nossa Senhora. Momento bastante emocionante, quando sob aplausos e aclamações de “Mãe, mãe, mãe, Maria é nossa mãe”, ela foi conduzida ao palco da área de eventos, onde o Pe. Carlos fez uma oração, terminando com a consagração.

                                                                                      Elizabeth de Almeida Pereira Martins
                                                                                                                     Catequista

Tapetes homenageiam Corpus Christi

     No dia 3 de junho comemorou-se Corpus Christi. Como nos anos anteriores, a comunidade da Paróquia Aparecida uniu-se num misto de fé e fraternidade para confeccionar seus tapetes, utilizando diversos tipos de materiais. A festa religiosa contou com o tapete solidário, que recebeu grande quantidade de alimentos para doação a entidades assistenciais.



Sagrado Coração de Jesus: amor gratuito e generoso


       O Sagrado Coração é a identidade de Jesus Cristo, o que Ele é por dentro: manso, humilde, paciente, compassivo, generoso, amigo dos pecadores, o bom pastor que deixa as noventa e nove ovelhas sadias para buscar aquela que se perdeu.
      Com Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) começou a surgir a espiritualidade de um amor de Jesus, desconhecido e desprezado, que pede um ato de amor reparador. Em junho de 1675, Santa Margarida recebe a visão de Jesus que, revelando seu coração, lhe diz: “Eis o coração que amou tanto os homens, que nada poupou até esgotar-se e consumir-se para lhes testemunhar seu amor e por reconhecimento não recebe da maior parte deles senão ingratidões...” Apoiada pelo seu confessor, o Padre Cláudio de la Combière, Margarida difundiu amplamente a imagem de “Coração de Jesus”, pedindo horas santas de reparação e a consagração das pessoas ao “Coração de Jesus”.
            Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Coração de Jesus foi instituída em 1856, pelo Papa Pio IX a pedido dos bispos franceses, com a finalidade de estender esse culto para toda a Igreja.
           O próprio Cristo disse: “ Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.. e a sua missão de chamar os homens, a sua doçura e bondade ainda continuam vivas em cada um de nós.
           Sagrado Coração de Jesus... confio em vós...rogai por nós...que nós vos amemos cada vez mais.





Santo Antônio

        Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no ano de 1195 e foi batizado com o nome de Fernando. Entrou para a Ordem dos Agostinianos em 1209 e aí permaneceu até encontrar um grupo de monges franciscanos que estavam indo pregar o evangelho aos sarracenos. O impacto desse encontro marcou sua vida. Ele integra-se a ordem franciscana e adota o nome de Antônio em homenagem a Santo Antão.
         Em uma viagem a Marrocos, Antônio sofre uma enfermidade que o faz retornar a Portugal. Passando pela Itália, desembarca na Sicília e indo até Assis se encontra pela primeira vez com São Francisco.
          Em 1222 é chamado a falar de "improviso" numa celebração de ordenação e mostra eloquência e sabedoria extraordinárias. Revela-se então seu carisma de pregador itinerante que marcará a trajetória de sua vida. Lecionou nas escolas de Bolonha, de Tolosa e de Mompinher.
                Santo Antônio morreu aos 36 anos, em 1231 no dia 13 de junho e em menos de um ano, o papa Gregório IX o declara santo. Em 1946, Pio XII dá-lhe o título de "Doutor Evangélico".
                Na devoção popular, Santo Antônio é considerado o "santo casamenteiro" e protetor dos pobres. Muito querido pelo povo, na missa do dia 13 de junho, os fiéis aguardam a distribuição do pão bento que, como reza a tradição, deverá ser colocado junto aos mantimentos para que haja fartura no lar.

O namoro e seus problemas

           O namoro é uma fase bela da vida, na qual duas almas se encontram com o desejo de realizar o anseio profundo de um dia viverem um para o outro, gerar os filhos e serem felizes. É um anseio que Deus colocou no coração de cada homem e de cada mulher. No entanto, esse tempo bonito pode se transformar em uma etapa triste na vida de muitos que não souberem enfrentar com coragem e sabedoria os seus problemas. Esses problemas não devem desanimar os casais de namorados, pois muitos deles podem ser evitados se antes de começarem a namorar tiverem um bom conhecimento recíproco, obtido por uma boa amizade anterior ao namoro.
                  Eu e minha esposa nos preocupamos profundamente com a falta de maturidade que hoje existe em muitos namoros e noivados, muitos dos quais se transformam apenas em relacionamentos sexuais, gerando muitas vezes uma gravidez, um aborto ou até mesmo um casamento imaturo que acaba durando pouco tempo.
                 Os problemas no namoro naturalmente surgem porque duas pessoas diferentes de repente se encontram e começam uma caminhada juntas. Nem sempre essa caminhada é fácil. São muitos problemas: traição, diferença de religião, relacionamento difícil com os pais, diferença de idade, dúvidas sobre a pessoa do outro, desentendimentos e brigas no namoro, entre muitos outros. Como disse, é normal que surjam problemas durante esse período “namoro”, pois é a fase em que cada um vai conhecer o outro e isso nem sempre é fácil. Desse conhecimento surge a grande decisão de continuar ou não o relacionamento que pode se transformar futuramente em casamento.
                Se há impasses intransponíveis, o casal não deve insistir demasiadamente em continuar o namoro e partir para um casamento “a qualquer custo”. Isso pode ser destruidor para a vida de ambos. Os problemas precisam ser enfrentados com lucidez, coragem, honestidade e, sobretudo, com sinceridade. Os valores essenciais de cada um não podem ser menosprezados, não se pode abdicar deles, especialmente quando se trata de valores morais e religiosos.
                Todo casamento é um namoro que deu certo, e isso só acontece quando há uma convergência dos valores essenciais de cada um. Por isso, diante deles, não se pode “tapar o sol com a peneira”, se o obstáculo é intransponível, o relacionamento pode cessar, a amizade ser mantida e cada um partir para uma nova caminhada.
                Por outro lado, se as divergências forem secundárias, por problemas que podem ser corrigidos com a presença e o amor, isso deve ser feito e é muito bonito. A grandeza de um namoro se mede especialmente pela capacidade de cada um fazer o outro crescer. Isso já é um treino para a vida a dois no casamento.

                                                                        Felipe Aquino



Sacramento da Crisma ou Confirmação

      Iniciando a reflexão sobre a confirmação ou crisma, fazemos logo uma distinção: o crisma (masculino) é o óleo que o bispo consagra (abençoa) na quinta-feira santa. É o óleo com o qual se unge os que são crismados (confirmados). A crisma (feminino) é o mesmo que confirmação.  ( Thiago Theisen)
      Crisma, ou Confirmação, é o sacramento de crescimento e  aprofundamento na vida de graça iniciada pelo Batismo. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Na Crisma, o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, ocorrendo a maturidade da vida espiritual, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo (At 1,8), proclame e defenda a fé, vença as tentações e possa procurar a santidade com todas as forças da alma (Gal 5,22).
             Na administração deste sacramento, feito pelas mãos do Senhor Bispo, o povo santo renova as promessas do Batismo, momento em que renunciam ao mal e a todas as suas obras. É ungido na fronte pelo óleo sagrado da Crisma, sinal de que são consagrados ao Cristo e prontos para enfrentar os desafios do maligno. Os óleos do Sacramento da crisma são bentos na celebração denominada de “Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos”, que ocorre na Quinta-feira Santa de manhã. Nesta mesma oportunidades, os padres (re)afirmam sua obediência aos Bispos e, principalmente, ao Papa.

                                                                                                                           Wallace Lúcio

Conheça as próximas atividades paroquiais

    As Oficinas de Oração e Vida  vêm, com o coração transbordando do Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo por ter encerrado mais um curso em nossa paróquia, convidar os participantes  a  reviverem  esse  Encontro profundo com Deus.
   Se você ainda não conhece as Oficinas, venha participar também desse Encontro que se chama “DESERTO”.
    Acontecerá no próximo dia 27 de junho das 7:30 às 12:30h , na Av. Conselheiro Nébias, 668- Associação Maria Imaculada. Participe....  Maiores informações: Rosângela, tel. 32319743.
                                             e-mail: tov-santos@hotmail.com

      No próximo dia 12, na missa das 19:30 horas, acolheremos o nosso bispo diocesano D. Jacyr Francisco que ministrará o sacramento da Confirmação em 107 crismandos de nossa paróquia.

      Venha participar dos festejos juninos que começarão no dia 13, dia de Santo Antônio. Teremos barracas com brincadeiras, comidas típicas, quadrilhas e várias outras atrações . Os festejos se estenderão até o dia 11 de julho, sempre aos sábados e domingos a partir das 20:30 horas.
      Programe-se para aproveitar bem o nosso arraiá:
20/06- Show “Grupo Folclórico Verde Gaio”

26/06- Noite da Sopa

27/06- Quadrilhão da Aparecida – Santos

04/07- Show Quadrilha das crianças “Colégio Jardim de Infância

Floresta Encantada”

11/07- Show Quadrilha 3ª Idade “ Quadrilha Country”- SECON Isabel Garcia

Atendimento psicológico gratuito - estagiários da UNISANTOS estão fazendo atendimento psicológico gratuito para crianças, jovens e adultos. É necessário passar por uma triagem que pode ser feita às terças-feiras, das 14 às 16h, quartas-feiras das 9 às 11h e 14 às 17 h e sextas-feiras das 9 às 11h. Outras informações poderão ser dadas pelos próprios estagiários.

Terapia comunitária- toda quarta-feira das 18:30 horas às 20:30 horas. Maiores informações na secretaria.

EDUCAP- O curso pré-vestibular de nossa paróquia precisa, com urgência, de professores voluntários para a disciplina de Biologia. Se você é professor ou conhece alguém que pode nos ajudar, queira, por gentileza, deixar o nome da pessoa e o número de telefone na secretaria paroquial, pois a equipe organizadora entrará em contato.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Igreja recebe bandeira do Divino Espirito Santo


Entre os dias 8 e 12 de maio, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebeu a bandeira do Divino Espírito Santo. Vinda de Itanhaém, foi conduzida por Enedir Simões durante as missas dos dois primeiros dias, ficando exposta. Até o dia 12, foi levada às residências de pessoas enfermas, que não puderam participar das missas.

A origem da Festa do Divino Espírito Santo ou Festa de Pentecostes é tão antiga quanto o próprio cristianismo. No dia de Pentecostes, (cinqüenta dias após a Páscoa ), com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, a Igreja apareceu publicamente diante da multidão e teve início a difusão do Evangelho. Divino indica a divindade do Espírito Santo: Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.

A Festa do Divino Espírito Santo foi incorporada ao calendário da Igreja no século XIII. No Brasil, chegou com a colonização e firmou-se a partir do século XVII. É uma manifestação popular, onde se une a espiritualidade e o folclore para agradecer, ao Espírito Santo, os dons e as graças recebidas durante o ano anterior.

Essa tradição religiosa foi instituída em 1296, na cidade portuguesa de Alenquer. Por causa do clima de guerra entre o rei dom Diniz e seu filho, a rainha Isabel de Aragão – a rainha Santa – clamou ao Divino Espírito Santo que se restabelecesse os tempos de paz. Em gratidão, ela mandou fazer uma cópia da coroa do reino, colocando no alto uma pomba branca (o símbolo do Divino), para sair em peregrinação pelo mundo, arrecadando donativos aos pobres.


SÍMBOLOS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Bandeira: É a bandeira de Deus e de Seu povo. Através dela a fé e a religiosidade são levadas por toda a cidade. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andores, nos arranjos da Igreja e paramentos é sinal do amor de Deus e representa o sangue dos mártires.

Pomba: O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus). Daí, quase sempre, a pomba que o representa possuir sete raias ou sete fitas. Hoje são representadas por inúmeras delas, pois uma pessoa pode acrescentar outras em pagamento a uma promessa.

Fogo: Este símbolo é bíblico, quando os apóstolos e Maria se reuniram no Cenáculo e sobre eles vieram a línguas de fogo, estabelecendo assim o dia de Pentecostes.
Água: A água simboliza a pureza, a vida. O Espírito Santo é a “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar.
Andréa Maria Zabrieszach Afonso

Tapete de Corpus Christi é tradição na comunidade

Há dez anos as pastorais, sob a orientação do padre Carlos Miranda, se reúnem em torno da Praça Nossa Senhora Aparecida e confeccionam dezenas de tapetes para a celebração de Corpus Christi. A ação conta com a colaboração da comunidade, principalmente no tapete da solidariedade, em que alimentos não perecíveis são expostos e depois doados a entidades assistenciais. Neste ano, o Corpus Christi será comemorado no dia 3 de junho.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do “Domingo de Páscoa”, é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o “Domingo de Pentecostes”. O domingo seguinte é o da “Santíssima Trindade” e na quinta-feira é a celebração de “Corpus Christi”.

É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorada no país desde a chegada dos portugueses. A tradição de fazer os tapetes com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. As procissões portuguesas eram esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. A imagem de S. Jorge (padroeiro de Portugal) seguia a procissão.

Em todo Brasil, esta festa adquiriu contornos do barroco português. “Corpus Christi” é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, músicas, expressões de grandeza.

A tradição de enfeitar as ruas no Brasil surgiu em Ouro Preto (Minas Gerais) e hoje acontece em várias cidades, onde voluntários confeccionam lindos tapetes pelas ruas da comunidade como prova de magnífica manifestação de arte popular.

Participe de nossas ações paroquiais

A coordenadora do movimento Mãe Rainha, Maria Ovênia, agradece ao padre Carlos Miranda, à comunidade e participantes do movimento pelos momentos de bênçãos vivenciados por todos no dia 16, durante a coroação na Santa Missa.






*
Escala de pastorais, grupos e movimentos para homenagear Maria no mês de maio

Dia 20- 16h- Apostolado da Oração > Nossa Senhora do Bom Conselho ( Nivalda)
Dia 22- Batismo> Nossa Senhora d'Ajuda ( Neusa)
Dia 23- 7h30 – Roupeiro/ Acolhida Espiritual > Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora Pilar ( Fátima)
17h – Vida Ascendente > Nossa Senhora do Sorriso ( Ivanilde)
19h – MESC > Nossa Senhora de Lourdes ( Jandira)
Dia 27- 16h- Rainha da Paz- Nossa Senhora de Fátima dos Mártires (Solange)
Dia 29- GO Nossa Senhora Aparecida> Nossa Senhora do Rosário ( Wanda)
Dia 30- 7h30 – Liturgia- Nossa Senhora do Carmo ( Terezinha- catequista)
17h- Crisma e Coroinhas > Nossa Senhora de Lujan e Nossa Senhora do Ó ( Eliana)
19h- EDUCAP e Vocacio > Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Cabeça ( Rose)

No dia 30, às 9h haverá missa e Coroação de Nossa Senhora Aparecida com procissão pelas ruas do bairro, organizada pela Catequese Infantil.


23/05- Retiro dos crismandos no Colégio Maria Imaculada, à Av. Conselheiro Nébias, das 8 às 17h.

12/06- Sacramento do Crisma na missa das 19h30. Traje: camisa e blusa branca, sem estampa, com manga e calça jeans.


* Atendimento psicológico gratuito - estagiários da UNISANTOS estão fazendo atendimento psicológico gratuito para crianças, jovens e adultos. É necessário passar por uma triagem que pode ser feita às terças-feiras, das 9 às 11h e sextas-feiras das 9 às 11h ou das 14 às 18h. Outras informações poderão ser dadas pelos próprios estagiários.


*Você gostaria de ser catequista em nossa Paróquia, promovendo a evangelização das crianças e das famílias? Jesus está convidando para uma missão especial! Faça sua inscrição na secretaria paroquial

Um brado de alarme

Perdi a Fé!

“Fui educada em colégio católico e durante muito tempo pratiquei a minha religião. Mas quando vi meu pai sofrer horrivelmente de um câncer, perdi a fé. Era um homem tão bom que não merecia ser tratado assim. Não creio nesse DEUS, que manda o sofrimento”. Este é o trecho de uma carta recebida pela redação da revista “Pergunte e responderemos”.

Considerações a respeito

Todo cristão é chamado a participar da Páscoa de Cristo, sofrendo, morrendo e ressuscitando com Ele. Jesus mesmo disse: “Se alguém quer vir após mim... tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16,24) “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos. Se com Ele sofremos, com Ele reinaremos” (2Tm 2,11) Na verdade, o sofrimento vem a ser uma escola em que a pessoa aprende a superar o egoísmo e se abrir aos valores transcendentais. Deus não envia o sofrimento, mas permite que as limitações das próprias criaturas o ocasionem: por exemplo, o organismo humano está sujeito a falhas e doenças; o frio e o calor excessivos castigam o homem, os incêndios prejudicam gravemente, além do que, as paixões humanas desencadeiam horríveis desgraças... Tudo o que assim acontece é acompanhado pela Providência Divina, que não abandona a sua criatura. Escreve São Paulo: “Deus é fiel, não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças. Mas com a tentação. Ele vos dará os meios de sair dela e a força para suportar” (1Cor 10,13) Abandonar a Deus numa hora dolorosa é muito pior do que lhe permanecer fiel em confiança filial. Afinal em todo homem existe o anseio do Infinito e Absoluto que se chama Deus.