quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A boa imagem

     Através de estímulos externos, geralmente intermediados por pai e mãe, a criança vai se constituindo pessoa e, não, organismo meramente animal. Portanto, para tornar-se sujeito, ela necessita da intervenção dos outros e, nesse processo, experimenta as sensações básicas de medo ou de confiança na vida.
     Tudo o que se sente nos primeiros anos de vida é registrado. Essas sensações, transmitidas basicamente pelos pais, criam imagens que se incorporam ao psiquismo de forma permanente. Para que as imagens sejam adequadas, é importante que as primeiras experiências façam as pessoas amar e admirar o pai e a mãe e, ao mesmo tempo sentir-se amada.
     O valor das boas imagens na estruturação da personalidade é melhor percebido pelas ausências delas.(...) “O termo adicto significa alguma coisa não dita, identificando a pessoa que sente falta de uma palavra boa, de uma inscrição psíquica ou de uma bênção que a constituam. Ou seja, dentro dela, falta uma representação positiva de pai ou de mãe, deixando-lhe um vazio de sentido, que acaba sendo preenchido com substitutos perversos: drogas, sexo, dinheiro, poder, status” - observa o psicólogo e terapeuta Ageu Henrique Lisboa.

                                           No amor do Pai

     Para mostrar a importância das imagens paterna e materna, dr. Ageu cita o exemplo de Jesus. “É muito importante realçar a figura humana do homem José e da mulher Maria na constituição psíquica de Jesus. Nem mesmo o filho de Deus pôde prescindir de um pai humano, que o recebeu, aceitou e deu um nome. Ele foi o exemplo de homem trabalhador e digno; e um pai presente e preocupado. Maria também foi modelo de mãe amorosa, presente, solícita e cuidadora. Essas duas imagens bem constituídas possibilitaram que, ao ser batizado por João Batista, Jesus pudesse ouvir a declaração de seu Pai: “ Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo” (Lc3, 22). Essa é, para mim, a explicação do vigor interior da personalidade humana de Jesus. Ele se sentia amado pelo Pai, e elaborou isso no amor e nos cuidados que recebeu de José e Maria.”

                                                   Terêzia Dias





Santa Terezinha do Menino Jesus

            "Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".
     Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
     Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.
     O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.
     Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " Meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

                               http://www.cancaonova.com/

                         Oração á Santa Terezinha do Menino Jesus  ou Santa Terezinha de Lizieux

     Ó Santa Terezinha , branca e mimosa flor de Jesus e Maria , que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com o vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para com o nosso Pai do céu. Ah! Não permitais que o ofendamos com o pecado. Assisti-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais ,especialmente a graça que estamos precisando agora (diz a aqui a graça desejada). Lembrai-vos , ó Santa Terezinha que prometestes passar vosso céu fazendo bem a terra, sem descanso, até ver completo o número de eleitos. Ah! Cumpri em nós a vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu ,ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.




São Francisco de Assis

     Monge teólogo italiano nascido em Assis, cidade então integrada ao território do ducado de Spoleto, fundador da Ordem dos Frades Menores (1209). Filho de um abastado comerciante local, ali viveu até a sua primeira juventude e foi prisioneiro de guerra (1202-1293) durante a disputa entre Assis e Perugia. Depois de uma visão (1205), em Spoleto, entregou-se a um severo ascetismo e, diante do pai, renunciou a seus bens e fez voto de pobreza absoluta. Rejeitou o apego do clero aos seus privilégios e passou a defender a vida segundo os Evangelhos, desprezando o fausto, sustentando-se do próprio trabalho e pregando o amor a natureza e a palavra de Deus.
     Com um número crescente de seguidores, foi a Roma com 11 companheiros para pedir ao papa Inocêncio III que aprovasse sua regra de vida (1210), no que foi atendido e também autorizado a pregar a penitência e a adotar a designação de irmãos menores. De volta a Assis, o grupo instalou-se em Porciúncula, primeiro convento da ordem franciscana, situado fora dos limites da cidade.
     A Ordem foi reconhecida canonicamente no IV Concílio de Latrão (1215) e a regra franciscana aprovada (1223) pelo papa Honório III. Conta-se que a partir de então aconteceu a estigmatização de são Francisco: apareceram-lhe nas mãos, pés e costas chagas semelhantes às de Cristo na cruz, marcas que ele tudo fez para esconder até a morte, além de uma cegueira progressiva provocada por uma doença contraída durante suas pregações no Oriente.
     Ainda tentando melhorar a saúde morou em Rieti e, depois, em Siena, mas não obtendo melhoras voltou a Assis, onde permaneceu até a morte. Sepultado temporariamente na igreja de São Jorge, seus restos foram trasladados (1230) para a igreja inferior da basílica edificada em sua memória na mesma cidade. São Francisco foi canonizado (1232), e é festejado a 4 de outubro.

                            http://www.brasilescola.com/biografia/sao-francisco-de-assis.htm


                                     Cântico das Criaturas
                                                   São Francisco de Assis

Louvado seja Deus na natureza,
Mãe gloriosa e bela da Beleza,
E com todas as suas criaturas;
Pelo irmão Sol, o mais bondoso
E glorioso irmão pelas alturas,
O verdadeiro, o belo, que ilumina
Criando a pura glória - a luz do dia!
Louvado seja pelas irmãs Estrelas,
Pela irmã Lua que derrama o luar,
Belas, claras irmãs silenciosas
E luminosas, suspensas no ar.
Louvado seja pela irmã Nuvem que há-de
Dar-nos a fina chuva que consola;
Pelo Céu azul e pela Tempestade;
Pelo irmão Vento, que rebrama e rola.
Louvado seja pela preciosa,
Bondosa água, irmã útil e bela,
Que brota humilde. É casta e se oferece
A todo o que apetece o gosto dela.
Louvado seja pela maravilha
Que rebrilha no Lume, o irmão ardente,
Tão forte, que amanhece a noite escura,
E tão amável, que alumia a gente.
Louvado seja pelos seus amores,
Pela irmão madre Terra e seus primores,
Que nos ampara e oferta seus produtos,
Árvores, frutos, ervas, pão e flores.
Louvado seja pelos que passaram
Os tormentos do mundo dolorosos,
E, contentes, sorrindo, perdoaram;
Pela alegria dos que trabalham,
Pela morte serena dos bondosos.
Louvado seja Deus na mãe querida,
A natureza que fez bela e forte:
Louvado seja pela irmã Vida
Louvado seja pela irmã Morte.
Amém

Dia do nascituro- A vida deve ser preservada desde sua concepção até a morte natural


     Em 2005, na 43ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi criada a “Semana Nacional da Vida”. É oportunidade para se refletir sobre o sentido e o valor da vida como dom de Deus. Com isto devemos criar uma mentalidade de respeito e de defesa da dignidade da pessoa humana. A Semana termina celebrando, no dia 08 de outubro, o Dia do Nascituro.
     A vida deve ser defendida e preservada desde sua concepção até a morte natural. O dia do nascituro nos desperta para a consciência de que há direitos do ser humano de conservar a sua vida mesmo em estágio intra-uterino. São muitos os ataques e ameaças que os nascituros têm sofrido nos últimos tempos. Por isto vemos razões sérias para a celebração de uma semana voltada para a beleza da vida.
      Na realidade hodierna, a morte passou a ser um fato banal, sem importância. É muito mais grave quando ataca vidas indefesas, inocentes e frágeis. Mas celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro não é somente uma campanha contra o aborto, mas sim uma conscientização sobre o valor da dignidade humana em todos os sentidos. Na verdade é uma redescoberta da beleza da criação divina.
     Outubro é o mês da criança e o início da primavera, quando a vida renasce com toda a sua força, trazendo encantamento para toda a criação. A Semana Nacional da Vida, de 1 a 7, quer celebrar tudo isto. Significa não aceitar com naturalidade situações que ameaçam constantemente a existência digna da natureza. Aqui podemos citar o desrespeito à ecologia, a falta de emprego, o descuido com a saúde pública, a violência no trânsito, os descasos com os idosos etc.
     O trabalho em prol da vida não pode ficar apenas na celebração de uma Semana Nacional. Temos que investir na vida e na sua qualidade. Para isto estão surgido comissões em defesa da vida, que agem realizando palestras e promovendo eventos de conscientização, combatendo a mentalidade antivida que impera no mundo de hoje. O projeto de Deus não é de morte. A vida tem que estar em primeiro plano.
     Está presente na cultura moderna a mentalidade antivida, antinatalina, tendo como argumento o direito de liberdade. Temos que nos dar conta de que a vida está acima do direito de liberdade do outro. A vida deve ser protegida conforme os enunciados pela Constituição Federal. Ali se diz na defesa da pessoa em todas as suas realidades. Então, celebrar o Dia do Nascituro é conscientizar-se contra a legalização do aborto, que afeta frontalmente o projeto da criação e o respeito à nova vida.

                                               Dom Paulo Mendes Peixoto
                                        Bispo de Sao José do Rio Preto (SP)
                                                   http://www.cancaonova.com/

Paróquia recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário

        A visita da padroeira da Diocese de Santos ocorreu de 23 a 26 de setembro com a presença de vários fiéis para louvar a Mãe de Jesus,  através de orações. A despedida foi marcada pela apresentação do Coral São Jorge, que a todos encantou com belas músicas, atendendo simpaticamente os pedidos dos paroquianos para repeti-las.

Festa de Nossa Senhora Aparecida em Santos

               Programação 
dia 30/09 ( quinta-feira) : 9h- manhã de oração                           
                                       9h30 - bênção das chaves de casa, lojas, escritórios, consultórios etc. 
                                       19h – noite de oração
                                       19h30 – missa celebrada pelo Pe. Jaime Gonçalves da Diocese de Guarulhos



dia 01/10 ( sexta-feira) : 9h – manhã de oração
                                     9h30 – bênção das gestantes
                                     19h – noite de oração
                                     19h30 – missa celebrada pelo Pe. Ademir Gonçalves CSSR
                                     21h – Coral “Tirolli”
               
dia 02/10 ( sábado) : 9h – manhã de oração
                                 9h30 – bênção dos instrumentos de trabalho
                                 19h – noite de oração
                                 19h30 – missa celebrada pelo Pe. Wilhelm Barbosa
                                 21h – Coral “Copas“

dia 03/10 ( domingo) : 9h – manhã de oração
                                   9h30 – missa, bênção das famílias
                                  19h - noite de oração
                                  19h30 – missa celebrada pelo Pe. Geraldo Lellis
                                  21h – Orquestra Sinfônica Jovem da UNISANTOS

dia 04/10 ( segunda-feira) : 9h – manhã de oração
                                          9h30 – bênção dos animais
                                         16h – Ofício Divino* 
                                         19h – noite de oração
                                         19h30 – missa celebrada pelo Pe. Alexander
                                         21h – Coral “Madrigal Ars Viva”

dia 05/10 ( terça-feira) : 9h – manhã de oração
                                     9h30 – bênção dos desempregados
                                    16h – Ofício Divino
                                    19h – noite de oração
                                    19h30 – missa celebrada pelo Pe. Alessandro Henrique Coelho da Diocese de Caraguatatuba
                                    21h - Coral "Franceschini"

*Ofício Divino - Uma benção diferente a cada tarde: para promover a motivação; diante das maledicências,: diante do orgulho; diante da ansiedade; para vencer os medos; para a autoconfiança.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pedir sabedoria

     Jesus alertou e repetiu o alerta: cuidado com os falsos profetas (cf.Mt7,15-23). Parecem mansas ovelhinhas, mas são lobos a comer o prato da fé pela beirada. Têm tanto poder de enganar que até falsos milagres realizam para iludir o povo em nome de Deus. Nada os detêm em busca de adeptos, dinheiro honrarias, poder político e adoração que vêm com postura de santos e profetas do altíssimo. Jesus diz que até os santos, os eleitos, cairiam na conversa deles.
      Perguntem aos exegetas. É este o teor da pregação de Jesus. Ele estava advertindo seus seguidores para que tomassem cuidado com quem se apossa da doutrina e da fé do povo e o leva a aventuras espirituais perigosas. É só ler os Atos e as epístolas para ver que o problema dos falsos profetas, milagreiros e santos não é novo.
      As Igrejas todas estão precisando de mais doutrina, consoante com o que Paulo pede a Timóteo, cuja fé é sincera. Ele deve guardar bem a doutrina que aprendeu (cf. 2Tm 1,5: 3,4) sobre morte, ressurreição, proibição de alimentos, anúncios de castigo e fim de mundo. Cuidado com pessoas que gostam muito de si mesmas ou de dinheiro, que se gabam de seus poderes, orgulhosas, abusivas e irreverentes, ingratas, sem amor e misericórdia, incapazes de perdoar quem não adere a elas. Têm aparência de gente santa, mas negam o poder de Deus. Envolve pessoas simples e carentes. (…)
      Estes são tempos que exigem discernimento e sabedoria. Há verdadeiros e falsos pregadores entre nós. Segundo Jesus, todo cuidado é pouco, diante dessa gente. Os verdadeiros seguidores de Jesus não se deixam enganar por discursos piedosos. Exigem conteúdo que não deturpe nem a Bíblia nem os ensinamentos da Igreja. O resto é mentira.

                                                      José Fernandes de Oliveira ( padre Zezinho) pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, é escritor, compositor, cantor e dedica-se à Pastoral da Comunicação.

Perdão - a melhor terapia

     Extraordinária terapia para modificação moral é o perdão. Elevada expressão do amor, abençoa quem doa e apazigua aquele que o recebe.
     Ninguém há que passe pela existência sem necessitar do seu calmante. Sem ele o clima social se intoxica com os vapores venenosos e os indivíduos se asselvajam descontrolados; a intolerância extrapola na agressividade e a ira arma o ódio de vingança brutal.
     O perdão chega e suaviza a gravidade do delito, auxiliando na reparação, mediante a qual o equivocado se reabilita, alterando a conduta e tornando-se útil à comunidade onde está situado.
     Quem perdoa, cresce; quem recebe o perdão, renova-se. O doador enriquece-se de paz e o beneficiado recupera o valor para dignificar-se através da reabilitação.
     Enquanto o homem não perdoa, permanece no estágio primário da vida, sempre em processo de estagnação. Aquele que recusa o perdão, duplamente enfermo padece de hipertrofia dos sentimentos, atado a distúrbios da emoção.
     Perdoando, o amor enseja refazimento da estrada antes percorrida com desequilíbrio, cujo esforço a consciência amplia o campo de serviço e se desalgema do remorso, da intranquilidade, do medo...
                                         
                                                  Dia 18/09- Dia do perdão
                                  
                                              Seleção de Luiz Antônio Mantovani
                                                            Sertãozinho/SP



A velhice não é uma droga

     O uso de drogas desnecessárias não ocorre só na juventude. Também na terceira idade, as pessoas lançam mão de drogas pensando em obter conforto. Só que também sem necessidade. Isso, segundo o dr. Wilson Jacob Filho, diretor do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. “ O tripé de drogas mais consumidas por automedicação pela terceira idade é formado por diuréticos, anti-inflamatórios e indutores do sono” - afirma o especialista.
      Se você gosta de passar na farmácia semanalmente para conhecer os lançamentos, inclusive as vitaminas, repense seu comportamento. Com certeza, você poderia gastar sua – geralmente - minguada aposentadoria em algo mais prazeroso. “Mas, em verdade, o idoso é vítima de uma cultura, reforçada pela sua família, de que quanto mais remédio ou vitamina tomar mais estará protegido contra doenças. Ora, o conceito correto de envelhecer com saúde é, primeiro, não ter doenças que comprometam o envelhecimento e, na medida do possível, não precisar de medicamentos. O uso de remédios nunca foi sinal de saúde.” - avisa o geriatra Wilson.
    Certamente que nada existe contra uma boa xícara de chá de erva cidreira à noite, antes de dormir, ou um copo de leite morno – melhor ainda por ser mais nutritivo. “Funcionam tanto quanto qualquer indutor do sono, ainda mais se vierem acompanhados de uma conversa amena com um filho, um neto ou companheiro ou companheira” - avalia o especialista. O motivo? Os idosos, como as crianças, são predominantemente afetivos e, para eles, o carinho da família, na hora de dormir, tem o mesmo efeito de uma canção de ninar para um bebê. Sendo assim, remédio para quê?

                                                                            Revista Família Cristã nº 788

O ano litúrgico - festas e espiritualidade ( 3ª parte )

     O ciclo da Páscoa se divide em Tempo da Quaresma e Tempo Pascal. Pode começar entre os dias 2 de fevereiro e 11 de março e termina entre os dias 8 e maio e 14 de junho, conforme a data da Páscoa.
     O Tempo da Quaresma começa na quarta feira de cinzas e termina na quinta feira santa, antes da Missa da Ceia do Senhor.
Espiritualidade: penitência e conversão
Ensinamento: “O meu reino não é deste mundo”
Atitude: renúncia ao mal
Cor: roxa – representa a penitência. No quarto domingo pode-se usar o rosa (opcional), também como sinal de alegria.
     Tempo Pascal- Começa no domingo da ressurreição entre os dias 20 de março e 26 de abril e termina na Festa de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, entre os dias 8 de maio e 14 de junho. Nesse período festejamos a ascensão do Senhor, sempre no domingo anterior a Pentecostes.
Espiritualidade: alegria e esperança
Ensinamento: libertação do pecado
Atitude: ressuscitar com Cristo
Cor: branco – representa alegria.
     No Tempo Pascal celebramos o mistério da redenção.
     Tempo comum, segunda parte:
     A segunda parte do Tempo comum começa no dia seguinte à festa de Pentecostes e se prolonga até a véspera do primeiro Domingo do Advento.
Espiritualidade: vivência do Reino de Deus
Ensinamento: A Igreja é o sinal do Reino
Atitude: Ser sal da terra e luz do mundo
Cor: verde- representa a esperança cristã
     Resumindo: Ciclo do Natal: 43 ou 37 dias, do primeiro domingo do Advento até a festa do Batismo do Senhor (domingo após a Epifânia, quando esta ocorre nos dias 7 ou 8 de janeiro)
25 de dezembro- Festa do deus Sol invicto. Tradição cristã considera Cristo o sol e a luz do mundo, daí a festa do nascimento de Jesus ser considerada nesse dia)
Ciclo da Páscoa- 96 dias- da quarta feira de cinzas até Pentecostes.
Páscoa da ressurreição: no nosso continente: domingo após a primeira lua cheia do outono- entre 20 de março e 26 de abril
Quarta feira de Cinzas – 46 dias antes do domingo da Páscoa ou 40 dias se não se contar os domingos.
Festa de Pentecostes – cinqüenta dias após a Páscoa. Para os judeus, a festa das Semanas ou das tendas, para lembrar os dois acontecimentos importantes para eles: o tempo em que moraram nas tendas no deserto e as semanas que precedem a colheita.
     Outras festas com celebrações móveis:
-Cristo Rei – Domingo anterior ao Advento – quinto domingo antes do Natal
-Sagrada Família – Domingo após o Natal (ou no dia 30 de dezembro quando o Natal cai no domingo)
-Epifânia (manifestação) – domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro
-Ascensão do Senhor – 40 dias após a Páscoa – no Brasil domingo anterior à festa de Pentecostes
-Santíssima Trindade – domingo após Pentecostes
-Corpus Christi – 5ª feira após a Santíssima Trindade
-Sagrado Coração de Jesus – 6ª feira após o 2º domingo depois de Pentecostes.
     Existem outras festas e celebrações em datas fixas ou transferidas para o domingo seguinte, conforme a sua importância ou para a paróquia/diocese onde se celebra. Ex: padroeiros, Assunção de Nossa Senhora, etc.
     Precisamos nos atentar para as três categorias de celebrações litúrgicas: solenidades, festas e memórias.
     As solenidades devem ser celebradas no próprio dia, observando-se todas as normas litúrgicas explicitadas no Missal Romano e nos documentos litúrgicos oficiais da Igreja. As festas podem ser celebradas com mais elasticidade e as memórias podem ser facultativas ou obrigatórias, neste caso, celebradas no mesmo dia, mas sem muito destaque.
     Além disso contamos ainda os tempos das oitavas e das quartas de Natal e da Páscoa, que são prolongamentos das festas, com algumas características especiais e normas próprias também definidas nos documentos litúrgicos. .

                                             Diácono João Batista Barbosa Bueno
                  (Notário na Câmara Eclesiástica e Chanceler do Bispado de Santos)

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

      Em hebraico (mal’ak) e em grego (ánghelos), anjo significa “enviado”, “mensageiro”, ou seja, “missionário de Deus”. 
      Sabemos – por ensinamento de Santo Tomás de Aquino, o “Doutor Angélico” – que os anjos se dividem em três hierarquias, cada uma composta por nove coros. A terceira hierarquia, composta pelos serafins, querubins e tronos, é a mais “privilegiada”, os anjos que a compõem vivem ao redor do trono de Deus, contemplando sua glória e cantando seus louvores. Pela luz que é comunicada a eles, vinda do trono de Deus, são instrumentos de aperfeiçoamento das demais hierarquias.
     Os anjos da segunda hierarquia povoam os espaços celestes (cf. Ef 6,12). Encontram-se entre o céu e a terra. Ajudam a melhor governar o mundo e combatem as hierarquias infernais. São, portanto, grandes defensores da humanidade. Essa hierarquia é composta pelas dominações, virtudes e potestades.
     A primeira hierarquia é composta pelos principados, arcanjos e anjos, que vivem na terra, ao lado dos homens. Os arcanjos são aqueles a quem Deus confia missões extraordinárias da fé e revelações de realidades acima da compreensão humana. Nesse coro encontram-se São Miguel, cujo nome significa “Quem como Deus?” (cf. Ap 12,10), São Rafael, “Deus cura” (cf. Tb 5,4) e São Gabriel, “Força de Deus” (cf. Lc 1,26), cujas festas eram celebradas a 29 de março, a 24 de outubro e a 24 de março respectivamente. Mas o novo calendário reuniu em uma só celebração a festa destes arcanjos, no dia 29 de setembro. Esta data foi escolhida por corresponder à da consagração a igreja dedicada a São Miguel, no século V, a seis milhas da via Salária.

          São Miguel
     São Miguel, antigo padroeiro da sinagoga, é agora padroeiro de toda a Igreja católica. Chefe dos arcanjos, é a figura angélica mais nobre das Sagradas Escrituras. Auxiliou a alguns santos em suas missões. Citamos como exemplo Santa Joana d’Arc e São Geraldo Magela. Invoquemo-lo nas tentações e dificuldades, para que nos dê coragem de vencê-las e, nos sofrimentos, para que nos conforte.

          São Gabriel
     Sabe-se pouco sobre este arcanjo, mas sabe-se que Gabriel é anunciador por excelência das revelações divinas. É o anjo das belas e alegres notícias, como o nascimento de João Batista, o precursor, e depois o nascimento de Jesus. Também ele explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio ao advento do Messias. Tem um grande prestígio até mesmo entre os maometanos.

          São Rafael
     São Rafael é citado apenas em um livro da Bíblia. É o acompanhante do jovem Tobias, daí lhe vem a função de guia de todos os que viajam. Ele ainda sugeriu a Tobias o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado como curador e protetor dos farmacêuticos. Também orientou a libertação do demônio que agia no matrimônio de Sara, por isso é invocado como protetor dos casais.

                                                     Maria Auristela Barbosa Alves

São Jerônimo, doutor da Igreja

      Nasceu na Dalmácia (Iugoslávia) no ano 342. São Jerônimo cujo nome significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.
     Em Roma estudou latim sob a direção do mais famoso professor de seu tempo, Donato, que era pagão. O santo chegou a ser um grande latinista e muito bom conhecedor do grego e de outros idiomas, mas muito pouco conhecedor dos livros espirituais e religiosos. Passava horas e dias lendo e aprendendo de cor aos grandes autores latinos, Cicero, Virgilio, Horácio e Tácito, e aos autores gregos: Homero, e Platão, mas quase nunca dedicava tempo à leitura espiritual.
     Jerônimo se dispôs ir ao deserto a fazer penitência por seus pecados (especialmente por sua sensualidade que era muito forte, por seu terrível mau gênio e seu grande orgulho). Mas lá embora rezava muito, jejuava, e passava noites sem dormir, não conseguiu a paz, descobrindo que sua missão não era viver na solidão.
     De volta à cidade, os bispos da Itália junto com o Papa nomearam como Secretário a Santo Ambrósio, mas este adoeceu, e decidiu nomear a São Jerônimo, cargo que desempenhou com muita eficiência e sabedoria. Vendo seus extraordinários dotes e conhecimentos, o Papa São Dâmaso o nomeou como seu secretário, encarregado de redigir as cartas que o Pontífice enviava, e logo o designou para fazer a tradução da Bíblia. As traduções da Bíblia que existiam nesse tempo tinham muitas imperfeições de linguagem e várias imprecisões ou traduções não muito exatas. Jerônimo, que escrevia com grande elegância o latim, traduziu a este idioma toda a Bíblia, e essa tradução chamada "Vulgata" (ou tradução feita para o povo ou vulgo) foi a Bíblia oficial para a Igreja Católica durante 15 séculos.
     Ao redor dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas e sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e se foi a Terra Santa.
     Seus últimos 35 anos os passou em uma gruta, junto à Cova de Presépio. Várias das ricas matronas romanas que ele tinha convertido com seus pregações e conselhos, venderam seus bens e se foram também a Presépio a seguir sob sua direção espiritual. Com o dinheiro dessas senhoras construiu naquela cidade um convento para homens e três para mulheres, e uma casa para atender aos que chegavam de todas partes do mundo a visitar o lugar onde nasceu Jesus.
      Com tremenda energia escrevia contra os hereges que se atreviam a negar as verdades de nossa Santa religião. A Santa Igreja Católica reconheceu sempre a São Jerônimo como um homem eleito Por Deus para explicar e fazer entender melhor a Bíblia, por isso foi renomado Patrono de todos os que no mundo se dedicam a fazer entender e amar mais as Sagradas Escrituras. Morreu em 30 de setembro do ano 420, aos 80 anos.

                                                          www.acidigital.com/santos

Próximas atividades paroquiais

* Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário - A nossa paróquia se alegra com a visita de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Santos. A imagem será recebida nesta quinta-feira, dia 23, na missa da saúde, às 16h. Haverá também a récita do Santo Terço nos seguintes dias e horários: dia 23 às 17:30h ; dia 24 às 19:30h ; dia 25 às 9h da manhã e no dia 26, domingo, às 18:30h. A despedida da imagem será na missa do próximo domingo às 19h. Será um tempo de bênçãos e graças.
                                                                                      Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

*Coral São Jorge - Venha prestigiar uma bela apresentação deste coral que vem agradando a muitas pessoas e que marcará a despedida da imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário. A apresentação será no próximo domingo, dia 26, após a missa das 19h.

*Camisetas da Festa de Nossa Senhora Aparecida - Já estamos encomendando as camisetas com a estampa da festa deste ano da nossa querida padroeira! Passe na secretaria paroquial e encomende a sua! A camiseta, nos tamanhos básicos, custa apenas R$ 20,00 e é necessário dar um sinal de R$ 10,00. Vista essa homenagem à Nossa Senhora Aparecida e vá se preparando para esta festa gloriosa! 

*Cadastro Jovem – Atenção jovens a partir de 15 anos! Estamos organizando um cadastro da juventude em nossa paróquia. Através dele, entraremos em contato com você para convidá-lo para diversas atividades e também rezar por você e por sua família.

*Festa de Nossa Senhora Aparecida – Uma novidade: neste ano você poderá fazer parte dos enfeites da querida padroeira. Sabe como? Tirando fotografia que será colada nas bandeirinhas que enfeitarão a área de eventos! Há uma equipe responsável que fará um plantão no domingo, dia 19 das 9h às 12h e das 16 às 19h. Será cobrada uma ajuda de custo de $1,00. Outras informações, procure a secretaria paroquial.

*Terapia comunitária – Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil na vida, então aproveite essa oportunidade porque “ quando a boca fala, o corpo sara. Quando cala, o corpo adoece.” A terapia comunitária acontece sempre às quartas-feiras, das 18:30h às 20:30h no salão da igreja. Compareça!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O grito dos excluídos


        O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que se compõe de uma série de eventos e mobilizações que se realizam ao redor da Semana da Pátria, ou seja, de 01 a 06 finalizando-se no dia 07 de setembro, ou um pouco antes, isso depende da realidade local. Não se trata exatamente de um movimento, uma campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários atores sociais que se juntam para protestar e propor caminhos novos. As principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo fundamental gira em torno da soberania nacional. O objetivo é transformar uma participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente e ativa por parte da população.

       Por que Grito dos Excluídos?
       O pressuposto básico do Grito é o contexto de aprofundamento do modelo neoliberal como resposta à crise generalizada a partir dos anos 70 e que se agrava nas décadas seguintes. A economia capitalista globalizada, a precarização das relações de trabalho e a guerra por novos mercados geram massas excluídas por todo o mundo, especialmente nos países periféricos.
         Os movimentos sociais reagem. No Brasil, as Igrejas cristãs juntamente com outros parceiros promovem na década de 90 as Semanas Sociais. Cresce a consciência das causas e efeitos da exclusão social, como o desemprego, a miséria e a violência, entre outros. O fruto amadurece e nasce o Grito dos Excluídos. Trata-se de uma forma criativa de levar às ruas, praças e campos o protesto contra esse estado de coisas. Os diversos atores sociais se dão conta de que é necessário e urgente dar visibilidade sócio-política à indignação que fermenta nos porões da sociedade, os excluídos/as.

        Por que 7 de setembro?
        Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos Excluídos. A ideia era aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A verdadeira independência passa pela soberania da nação. Um país soberano costura laços internacionais e implementa políticas públicas de forma autônoma e livre. Relações economicamente solidárias e justiça social são dois requisitos indispensáveis para uma verdadeira independência.
      A proposta é trazer o povo das arquibancadas para a rua. Ao invés de um patriotismo passivo, que se limita a assistir o desfile de armas, soldados e escolares, o Grito propõe um patriotismo ativo, disposto a pôr a nu os problemas do país e debater seriamente seu destino. É um momento oportuno para o exercício da verdadeira cidadania.

                                   www.gritodosexcluidos.org/historia

Sete chaves para ler a Bíblia


       O mês de setembro é especialmente dedicado à Bíblia! Tempo forte de nos aproximarmos da Palavra de Deus, de alimentarmos o nosso espírito. A Palavra de Deus é esta “carta de amor” que Deus nos enviou e que continua sendo atual e necessária para a nossa vida. Assim, como alimentamos nosso corpo, temos que alimentar também a nossa alma, a nossa espiritualidade. E a fonte para isso é a Bíblia! Em Mateus 4,4 nos é dito: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
       Como sugestão, apresento sete chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus. Primeiro passo para conhecer a Bíblia é ler a própria Bíblia. Escolha uma passagem dos Evangelhos, quem sabe uma parábola que você goste, um salmo, uma carta de S.Paulo. Não importa a quantidade de leitura, mas a qualidade da leitura. Ler com calma e atenção! Você tem sete chaves que abrem o seu coração para ler a Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas chaves são fáceis de se encontrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo.
Pés: Bem plantados na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo.
Olhos: Bem aberto. Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.
Ouvidos: Atentos, em alerta. Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.
Coração: Livre para amar. Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.
Boca: Para anunciar e denunciar. Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a palavra de Deus e a vida.
Cabeça: Para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostar para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.
Joelhos: Dobrados em oração. Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espírito Santo para entender a Bíblia.

                                       Seleção de Frei Djalmo Fuck, OFM
                                                          São Paulo/SP

Achar-se


       Você já se achou? Procure-se! Descubra-se! Encontre-se!
       Há muitos caminhos. Nos caminhos indicados pelo Divino Mestre, Jesus, existem muitos nãos. Não ao egoísmo, não à vaidade, não à arrogância, à ganância, à prepotência, ao orgulho, entre outros nãos. Há muitos sins. Sim à fraternidade, à solidariedade, ao amor.
     Engana-se quem pensa ou acha que a mola que propulsiona o mundo é o dinheiro. O que verdadeiramente impulsiona a humanidade é o amor. O Cristo veio provar e vivenciar essa máxima. Das suas mensagens várias sementes brotaram e deram frutos, a cem por um, cinquenta por um, trinta por um. Lembremos alguns exemplos: São Francisco de Assis, São Vicente de Paulo, Antônio Frederico Ozanam entre tantos outros. Pessoas que se santificaram no seguimento a Jesus, por entenderem que o pequeno é o maior no Reino de Deus e o maior terá que contar com a misericórdia Divina.
       Enfim, a lógica de Deus anda na contramão da lógica humana. Enveredando por esse caminho, se encontraram, se descobriram. Fizeram de suas vidas uma vela, que se consome para iluminar o caminho do próximo. Várias mulheres uniram forças despertadas pelo carisma da caridade e, nessa causa, se santificaram, como é o exemplo de Santa Luíza de Marillac.
      Várias páginas seriam necessárias para descrever os nomes de homens e mulheres que após intensa procura por algo que desse sentido as suas vidas, se encontraram nesse carisma, bem explícito no evangelho de Mt 25-31,40 “ Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber. Estava nu e me vestiste, era estrangeiro e me acolheste, estive preso e foste me ver, estava doente e foste visitar. Trilhando por esse caminho, que não significa ser fácil, encontra-se graça diante de Deus, que acolhe com amor a quem muito o ama.
      Tudo o que se faz com amor, reverte-se a nosso favor. Encontrei-me nesse caminho. E você? Procure-se. Descubra-se. Encontre-se. Ache-se.
      No Reino de Deus, há muitas moradas. Uma delas poderá ser a sua, de acordo com suas obras. Jesus prometeu e sua promessa é digna de fé.
                                   Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                       Luís Pereira da Silva
                                         Sociedade de São Vicente de Paulo
                                           Conselho Particular da Aparecida

O ano litúrgico - festas e espiritualidade ( 2ª parte )

     O ano litúrgico começa no quarto domingo do Advento e termina na Festa do Cristo Rei do Universo. Podemos destacar dois grandes momentos litúrgicos durante esse período: Ciclo do Natal e Ciclo da Páscoa, entremeados por outro ciclo chamado tempo comum, que se divide em duas partes. Não é chamado comum no sentido de não ter nada a oferecer mas porque representa o dia-a-dia da vida, o tempo de espera e de reflexão, tempo de pensar e agir. É o nosso “feijão com arroz” gostoso de todo dia.
       O ciclo do Natal é dividido em dois períodos chamados Tempo do Advento e Tempo do Natal.
       O Tempo do Advento pode começar entre os dias 20 de novembro e 03 de dezembro, conforme a data da Páscoa. Começa no quarto domingo do Advento e termina na primeira véspera do dia 24 de dezembro
Espiritualidade: purificação da vida
Ensinamento: humildade e autenticidade.
Atitude: Mudança de vida
Cor: roxa – representa a penitência, não é no sentido do sofrimento, mas da espera de algo grandioso que virá. No terceiro domingo pode-se usar o rosa, a critério do celebrante (opcional). Significa já um sinal de alegria que desponta em meio à grande espera.

Tempo do Natal - começa no dia 25 de dezembro e termina na Festa do Batismo do Senhor.
Espiritualidade: Alegria e humildade
Ensinamento: O Filho de Deus se fez homem
Atitude: Fé e gratidão ao Salvador
Cor: branca. Representa alegria e festa
      No ciclo do Natal ainda celebramos as festas da Sagrada família e Epifânia (manifestação de Deus). Celebramos o mistério da Encarnação.
Tempo Comum – primeira parte- Começa no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor e termina na véspera da quarta feira de cinzas. Ensinamento: Vida de santidade pregada por Jesus
Atitude: Ouvir atentamente a Palavra de Deus.
Cor: verde – sinal da esperança cristã que anima os corações

                                               .Diácono João Batista Barbosa Bueno
                                (Notário na Câmara Eclesiástica e Chanceler do Bispado de Santos)

Os milagres do Monte Serrat

     Originado nos tempos medievais, no Velho Mundo, o culto a Nossa Senhora do Monte Serrat data da época colonial no Brasil e em Santos foi reforçado por diversos episódios considerados milagrosos, tanto que a santa foi escolhida como padroeira da cidade. As duas histórias principais são a da invasão dos piratas holandeses comandados por Spielbergen em 1615 e a do navio a vapor Araguary em 1926.
      O jornal santista A Tribuna, na série de reportagens Conheça o seu bairro - Monte Serrate, publicada em 3/6/1982, relata:
     (...) Em 1614, quando os holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, as populações das vilas de Santos e São Vicente refugiaram-se no monte, rezando e pedindo proteção à Virgem. Quando os invasores aproximaram-se do alto do morro, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Nossa Senhora do Monte Serrat fizera seu primeiro grande milagre e, desde essa época, a população a considera padroeira de Santos.
      Em 1954, quando se completava o centenário da definição do dogma da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII decretou o Ano Santo Mariano. Houve festas em todo o mundo e, associando-se aos festejos, a Câmara Municipal de Santos oficializou o título de padroeira a Nossa Senhora do Monte Serrat. No ano seguinte, o Papa ratificou o ato, determinando a coroação canônica.
     A Santa é também protetora dos navegantes e a ela se atribui outro grande milagre: livrou o barco nacional Araguary de naufrágio certo, em 1926. Quando os tripulantes já não conseguiam controlar a situação, resolveram ajoelhar-se em um dos conveses, rezar e evocar a Virgem, prometendo celebração de missa em ação de graças se o vapor conseguisse aportar em Santos. No instante seguinte a tempestade cessou e o mar entrou em calmaria.
     Por essas e por outras, o Monte Serrat é um dos principais pontos de afluência de romeiros em todo o Brasil e centro de uma das grandes festas religiosas da Igreja Católica. A tradição se renova a cada ano: no dia 5 de setembro, a imagem de Nossa Senhora deixa sua capela e segue, em procissão, para a Catedral, onde é rezado um tríduo. No dia 8 de setembro, consagrado a ela, há missa solene, pela manhã, e à tarde, a imagem volta ao Monte Serrat. Antes de subir o morro, o cortejo para em frente da Prefeitura, e o chefe do Executivo renova a consagração de Santos à Senhora do Monte. Feriado, a Cidade reza e festeja ao mesmo tempo.
     Em sua ermida, no Monte Serrat, a imagem de Nossa Senhora fica no altar-mor, num nicho. A capela, bem simples, não comporta mais de 200 pessoas e ostenta, na parede lateral, um crucifixo de madeira: representa o Senhor do Bonfim, que é conduzido em procissão uma vez por ano, no domingo seguinte à festa da padroeira. Ao lado, uma sala repleta de ex-votos comprova a devoção dos fiéis. Tem de tudo um pouco: fotografias, penas e braços mecânicos, vestidos de noiva e cadernos escolares.
     Não há dúvida: quem chega a Santos logo tem sua atenção despertada pela capela branca, que do alto do Monte Serrat domina toda Santos. Durante o dia, é vista de vários pontos: à noite, uma estrela marca o seu lugar no cume da elevação.

                                                 www.novomilenio.inf.br/santos/h0066c.htm

Fotos atestam o sucesso da Festa da Tainha