sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Solenidade de Todos os Santos

     No dia 1º de novembro a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no céu, mas sim de todos. Isto para mostrar concretamente a vocação universal de todos para a felicidade eterna.
     Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, nossos "heróis" da fé, esperança e caridade. Todos esses combatentes de Deus merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho, que atua na Igreja e na sociedade.
     Portanto, a vida deles acabou  virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças. Tudo isso e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo, que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois "não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus" (Ef 2,19).

                                                              Todos os santos de Deus, rogai por nós!

                                                                  http://www.cancaonova.com/











Conversando sobre a vida e a morte

1- O que é a morte?
    A morte é o fim da peregrinação terrestre; ela separa a alma do corpo. O corpo volta ao pó; a alma vai para Deus. No final dos tempos ( 1 Ts 4,16; Jo 6,39; 44,45; 11,24) corpo e alma voltarão a se unir, pelo poder de Deus, para o julgamento final ( Mt 25,31-46).

2 – Quantas vezes nós morremos?
    Morremos apenas uma vez (Hb 9,27), porque vivemos uma única vez. A nossa existência é única e para sempre.

3- A morte é o fim de tudo?
    Não, a morte não é o fim de tudo (Lc 23,43), e sim passagem para uma nova vida ( 2 Cor 5, 6-8). A vida prossegue depois da morte.

4- Se Cristo ressuscitou, também nós vamos ressuscitar?
    Sim, nós vamos ressuscitar porque Cristo ressuscitou. Foi ele que nos livrou da morte eterna (1 Cor 15,22).

5- Quem vai ressuscitar no último dia?
    Todos irão ressuscitar no último dia: os bons, para a vida; os maus, para o julgamento ( Jo 5,28-29).

6- O que é juízo particular?
    A partir do momento da morte, cada um recebe, num juízo particular, a retribuição eterna, seja para a purificação, seja para entrar de imediato na felicidade do céu, seja para condenar-se de imediato para sempre. ( Catecismo da Igreja Católica, 1022)

7- O que é juízo final?
    No juízo final, que acontecerá por ocasião da volta gloriosa de Cristo, todos os mortos ressuscitarão e será então revelado, até as últimas consequências, o que tiver feito de bem e de mal. (Catecismo da Igreja Católica, 1039)

8- Faz sentido rezar pelos mortos?
    Sim, devemos rezar pelos mortos, tendo em vista que muitos deles, embora salvos, ainda necessitam de purificação para poderem entrar no Paraíso (1 Pd 1,3-9). A oração os ajuda a ficarem livres das consequências do pecado ( 2Mac 12,46).

                                                              Pe. Cristovam Lubel

Dedicação à Basílica do Latrão

     No dia 09 de novembro a Igreja celebra em sua liturgia a Dedicação da Basílica de São João do Latrão, primeiro grande templo. O Palácio do Latrão era propriedade da família imperial e, no século IV, tornou-se residência particular do Papa. A Basílica próxima a esse palácio é dedicada ao Santíssimo Salvador e é a catedral da diocese de Roma, construída pelo imperador Constantino no tempo do Papa Silvestre I, dos anos (314-335). A consagração dessa Basílica se deu no dia 9 de novembro do ano 324. Desde o século XI que se vem celebrando no dia nove de novembro o aniversário da dedicação desta Basílica Catedral em todas as Igreja de Rito Romano. Na fachada da Basílica consta a inscrição cabeça e mãe de todas as igrejas. Ela é chamada de mãe de todas as igrejas por ser a igreja sede do papa e por ser a primeira igreja construída durante o Império Romano. Nela se realizaram as sessões de cinco grandes concílios ecumênicos. Na verdade, não estamos celebrando uma construção, mas aquilo que ele representa.
     Do ponto de vista prático, a festa da Dedicação da Basílica de São João do Latrão ajuda a olhar para as nossas igrejas com carinho e respeito. É recordar que a Igreja, onde vamos rezar juntamente com toda a comunidade, não é um local qualquer. É um local de respeito, de silêncio, de oração por mais simples que elas sejam. Respeito que se deve na roupa que vestimos, no modo de falar, no modo de comportar-se. Tudo deve contribuir para que nossas igrejas, com suas pastorais e movimentos, sejam um convite para a oração, para a celebração e para o encontro com Deus e com os irmãos.

                                                             Pe. Benedito Mazeti

Ação solidária encerra festejos

    Encerrando as festividades em louvor à Nossa Senhora Aparecida, no dia 17/10 foi realizada em nossa paróquia ação solidária com a participação de profissionais de diversas áreas e estagiários da UNISANTOS. As pessoas foram atendidas para  orientação nutricional, assuntos jurídicos, massoterapia e tratamentos de beleza. No período da tarde, contamos com a apresentação da banda do 6º BPMI, dos  cães adestrados da Guarda Municipal de Santos e dança de rua com o grupo Estrutura.







Pe. Sérgio Bedin anima jantar

     No dia 16 de outubro paroquianos reuniram-se num animado jantar para ouvir as músicas do novo CD do Pe. Sérgio Bedin da Paróquia São Sebastião, da cidade de Pitangueiras-SP. Com o título de “ Quero mais de Ti”, trouxe a todos canções que mostram a presença de Deus na sua vida, nos momentos de alegria, tristeza, sofrimento e também de vitória. Impossível de só se ouvir, foram cantadas e dançadas.
     Se quiser conhecer mais sua vida e missão, acesse http://www.padresergiobedin.com.br/




Próximas atividades paroquiais

Hora Santa e Missa do Sagrado Coração de Jesus - A Hora Santa do Apostolado da Oração será dia 4 ( quinta-feira), às 15h com a bênção do Santíssimo Sacramento e a missa do Sagrado Coração de Jesus nesta sexta-feira, dia 5, às 18:30h.

Festa de Cristo Rei - Participe da grande mobilização diocesana na Festa de Cristo Rei que será no dia 21 de novembro ( domingo) às 9h da manhã no Centro de Convenções de São Vicente. A nossa paróquia está organizando uma caravana. A passagem custa $ 10,00 e você pode fazer a sua reserva na secretaria paroquial.

Vigília das mães - Junto com Nossa Senhora, mãe de Jesus e nossa mãe, todas as mães dobrarão os joelhos pedindo bênçãos e proteção para seus filhos e para todas as famílias. A vigília acontecerá dia 29 ( sexta-feira) às 16h na igreja. Será dada a bênção do Santíssimo Sacramento.

Postal com calendário 2011 - Adquira essa bonita lembrança da maravilhosa festa de Nossa Senhora Aparecida. O postal traz uma linda foto do enfeite da santa que estava no altar e o calendário 2011. Custa apenas R$ 2,00. Adquira o seu na secretaria paroquial.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Missa campal e procissão reúnem mais de 10 mil fiéis

     A temperatura não era das mais altas, mas a noite era clara e colaborou com os cerca de 10 mil fiéis de Nossa Senhora Aparecida que participaram da missa campal e da procissão em louvor `a santa. Após a missa campal, as ruas da Aparecida, no entorno da paróquia, receberam a imagem da santa na procissão, que terminou com chuva de pétalas e papel picado.
     A missa ao ar livre do início da noite foi a que mais católicos levou à paróquia Aparecida, segundo o Padre Carlos de  Miranda Alves, pároco local, que calculou entre 10 mil a 12 mil os fiéis presentes.
     A celebração da missa coube ao padre convidado Reinaldo Torres, da Arquidiocese de São Paulo. Soldados do Exército carregaram a imagem pelo bairro Aparecida, ao som de cantos de louvor, entoados pelos participantes da procissão, com as tradicionais velas nas mãos.

                                                                 Jornal Atribuna - 13/10/2010

D.Jacyr lembra a importância da família na missa à Nossa Senhora


      Responsável pela celebração da missa especial, o bispo D.Jacyr Francisco Braido, dedicou parte da solenidade para falar aos presentes sobre a importância da família na formação do caráter das pessoas. Para ele, esse é o mais poderoso instrumento do combate à violência que dispomos hoje em dia.
     “ O Dia de Nossa Senhora Aparecida é também o Dia das Crianças e, portanto, deve ser assimilado pela sociedade como uma mensagem de paz, de amor e fortalecimento dos laços familiares”, chamou atenção D.Jacyr, conclamando a todos a viverem na fé e a se colocar sempre no lado de Deus.

                                                                                              Expresso Popular - 13/10/2010

Devotos dão graças à padroeira


    
     Que praia, que nada! Apesar do clima convidativo para um banho de mar, ontem (dia 12), a devoção à Nossa Senhora Aparecida falou mais alto para muitos católicos da região. Prova disso, é que mal o sol raiou e mais de 700 fiéis já se aglomeravam no saguão de entrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, para acompanhar a celebração da primeira missa do dia. ( Expresso Popular, 13/10/2010)
     Com muita emoção estampada no rosto, devotos lotaram as várias missas celebradas por padres convidados com o intuito de agradecer, pedir e orar. Em cada uma, vivas eram gritados e repetidos por fiéis, canções de louvor eram cantadas com a voz embargada, flores eram colocadas em frente às imagens. Tudo numa demostração autêntica de fé naquela mais amada, louvada e admirada: Nossa Senhora Aparecida.




Padre celebra missa em Libras

      O Pe. Wilson Czaia da Paróquia Nossa Senhora da Ternura ( Arquidiocese de Curitiba) é o único sacerdote surdo do País. Nasceu surdo e precisou aprender Libras, a língua brasileira de sinais, para falar e se comunicar. No dia 10/10 celebrou missa especial para deficientes auditivos em nossa paróquia com a participação do diácono João Batista e  Pe. Felipe Gonzáles, como intérprete, além de membros da Pastoral dos Surdos. Muitos fiéis foram à celebração com o intuito de revê-lo ou conhecê-lo, devido à importância da sua ordenação para a inclusão social e religiosa dos não ouvintes.  
      Os surdos representam um contingente de quase seis milhões de pessoas em todo o Brasil. Pelo fato de não ouvirem, muitos surdos também não aprenderam falar; por essas mesmas razões não tiveram acesso aos ensinos formais.  A Igreja Católica Apostólica Romana  tem desenvolvido um ótimo trabalho através da Pastoral dos Surdos. A Campanha da Fraternidade - CF 2006 - versou sobre o tema das Pessoas com deficiências. Embora os surdos não se enquadrem na categoria de deficientes, estes tiveram um ótimo espaço para expor seus anseios e angústias. ( Texto de Osmar Vieira no site www.igrejahoje.com.br )

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dança de rua

      No último sábado ( dia 9), dentro dos festejos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, pudemos apreciar esse tipo de dança executado por grupos da região. A dança de rua, ou street dance, é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características: fortes, sincronizados, harmoniosos e rápidos. Há simetria de pernas, braços, cabeça e ombros. Tudo isso dentro de uma coreografia de tirar o fôlego de quem está assistindo, devido à agilidade dos dançarinos.

Show para todas as idades

      A arte de dar vida a bonecos inanimados foi destaque no dia 7 de outubro, quando da apresentação do grupo “Marionetes Guarujá” formado por Tarcísio, Ulisses e Thiago. Os dois primeiros, filhos de Tarcísio Borges, ventríloquo e mágico. Em meio a efeitos efeitos especiais, bonecos dublam músicas e dançam, interpretando canções de artistas conhecidos do público brasileiro. Há, também, personagens imaginários, como os cachorros The dog's que a todos encantam, provocando risos e aplausos.
     Mais informações sobre o trabalho do “Marionetes Guarujá” podem ser acessadas no endereço www.marionetesguaruja.com.br.