domingo, 27 de março de 2011

Palestra sobre Educação Ambiental

     Com o intuito de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs sobre questões relativas à vida no planeta, seus problemas e preservação, conforme orienta a CF2011, foi realizada no dia 24 de março uma palestra em nossa paróquia sobre “Educação Ambiental”, proferida pelo tecnólogo ambiental José Carlos Oliveira. Foi abordada a necessidade da reciclagem do óleo de cozinha, separação do lixo doméstico, destinação final de resíduos perigosos, problemas ambientais e outros assuntos pertinentes ao tema.


Coleta seletiva de lixo

       O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. Do total de resíduos descartados em residências e indústrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, são destinadas à coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resíduos são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um risco à saúde e ao ambiente. Mudar esse cenário envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização dos materiais e a reciclagem, conforme a "Regra dos Três Erres" preconizada pelos ambientalistas. A ideia é diminuir o volume de lixo de difícil decomposição, como vidro e plástico, evitar a poluição do ar e da água, otimizar recursos e aumentar a vida útil dos aterros.

                                                     Coleta Seletiva

               Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados:

DESTINO PAPEL PLÁSTICO VIDROS METAIS

COLETA SELETIVA papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, listas telefônicas, livros sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira) garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira) latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres

LIXO COMUM papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou palstificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas plásticos termofixos (usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos

                                                               Fonte: Instituto Akatu

      Caso não haja coleta seletiva em seu bairro ou condomínio, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs). O Grupo Pão de Açúcar também possui pontos de coleta nos supermercados em todo o país. A iniciativa está sendo ampliada para outras bandeiras do grupo, como a rede Extra.

                         http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ambiente/lixo

Almoço beneficente

     No último domingo, dia 20, a área de convivência da paróquia serviu de cenário para o famoso almoço dominical das famílias. Foi um encontro regado a “colocar o papo em dia” e uma boa comida caseira.



         

Reality show

     O que faz você parar para contemplar uma pintura? O que um livro ou um filme precisa ter para prender sua atenção? Normalmente, nós achamos belo e bem feito aquilo que representa as coisas belas da criação: tanto as visíveis, como as invisíveis, como o amor, a alegria, a paz.
     Às vezes, a história do livro pode não ter um final feliz e a pintura do quadro ter somente cores escuras, mas aprendemos a gostar dessas obras pela verdade que elas nos passam e porque elas nos ajudam a conhecer e a chegar mais perto de Deus.
     Nossa televisão, no entanto, parece ter esquecido essa missão de tornar o ser humano melhor. Os donos das emissoras, em seu anseio por conquistar mais dinheiro por meio da publicidade, jogaram fora os programas alegres, artísticos e inteligentes, substituindo tudo por programas que desprezam a imagem do ser humano.
     Os reality show são um exemplo desse tipo de programação “anti-gente”. Nesses programas os participantes são vistos fazendo fofocas, deixando o corpo à mostra em danças sensuais, traindo colegas por dinheiro e até tendo relações sexuais com pessoas praticamente desconhecidas.
     São programas que parecem inocentes, mas destroem os valores que sustentam as famílias, as amizades, os namoros e a religiosidade.
     Com certeza não é essa a vontade do Pai para nós. Deus nos quer livres, com domínio sobre nossos instintos. Ele quer fazer de nós homens novos, que aspirem aos mais belos e nobres ideais. Homens que sejam realmente capazes de amar.
     Não seria perda de tempo assistir a algo que influencia negativamente nossa vida? Precisamos lembrar que “a boca fala do que o coração está cheio” (Lc 6,45). Com o que você tem preenchido o seu coração?

                                                              Thais Ferreira da Veiga
                                                                        Jornalista

sexta-feira, 25 de março de 2011

Semana Catequético-Missionária 2011



     Aconteceu de 14 a 17 de março com a participação das pastorais, grupos e movimentos atuantes em nossa paróquia. A Igreja no Brasil convidou todos nós a assumirmos o verdadeiro projeto de Iniciação à Vida Cristã, que tem por finalidade levar as pessoas a serem cristãs autênticas, tornando-se verdadeiras discípulas missionárias, fazendo diferença no mundo de hoje.


Missa de Cinzas

     A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recordou-nos nossa condição de mortais: "Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris - Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar". Em nossa paróquia, fomos chamados a refletir sobre nossa vida e nossas atitudes de filhos de Deus, chamados a servir e amar. Também iniciamos a Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema: “Fraternidade e Vida no Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto”. Com essa Campanha, a Igreja no Brasil nos chama a refletirmos sobre o mundo e o ambiente que nos cerca, tão prejudicados pela ganância e falta de amor. Ao recebermos as cinzas na fronte, reconhecemos nossa fragilidade e nossa condição de pecadores, como também nossa disposição de caminhar para o dia maior da Ressurreição.

Próximas atividades paroquiais

*PASTORAL DA CRIANÇA - A Pastoral da Criança conta com a ajuda de todos na doação de balas, doces e ovos de chocolate para a festa das crianças. As doações poderão ser entregues na secretaria da igreja.

*EDUCAP – O curso pré-vestibular de nossa paróquia precisa da ajuda de professores voluntários de Português, Inglês e Geografia. Você gostaria de ajudar ou conhece alguém que poderia colaborar conosco? Deixe o nome e o número de telefone na secretaria paroquial.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Aquecimento global e mudanças climáticas em debate pela CF 2011

      “Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.
     Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.
     Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.

                              Motivada pela fé

     Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.
     Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.
     A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.
     De acordo com o secretário, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade, porque implicam em sofrimento, dores, morte. A Igreja, imbuída da missão de evangelizar, procura levar a luz de Deus àquela situação, para que brote a vida no seio da sociedade”, disse o padre.

                                                http://www.cnbb.org.br/

Quaresma: o grande retiro espiritual

     O tempo sagrado da Quaresma é de preparação para a Páscoa, a maior festa do cristianismo. Esse tempo litúrgico convida-nos à conversão, à mudança de mentalidade e de atitudes, a fim de que possamos celebrar dignamente os mistérios da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
     A Quaresma é o grande retiro espiritual dos cristãos. Na agitação do dia-a-dia, somos convidados ao silêncio, para ouvir a voz de Deus; diante da violência, da agressividade somos chamados à misericórdia e ao perdão; em meio aos apelos do poder, do prazer, das riquezas, somos convidados à humildade, à sobriedade, ao desapego; vivendo numa sociedade individualista, somos chamados à partilha, à fraternidade.
     Para vivermos esse grande retiro, o Evangelho nos propõe a prática da oração, da esmola e do jejum. Pela oração, entramos em comunhão íntima com Deus, vivendo plenamente nossa filiação divina. Através dela estabelecemos um diálogo com o Pai, falamos e ouvimos, revisando nossas atitudes. A oração se manifesta em nossas preces de louvor e gratidão, de pedidos de graças e de perdão. A oração se manifesta, também, na atitude de escuta dócil em relação a Deus, procurando descobrir sua vontade, de modo especial através da meditação da sua palavra.
     A esmola é um gesto concreto pelo qual manifestamos nossa fraternidade, reconhecendo no necessitado o irmão. Dar esmola não é um simples ato de filantropia, mas a expressão concreta de amor para com o irmão empobrecido, vendo nele a imagem do próprio Cristo (cf. Mt 25,34-40). Mais que a oferta material, a esmola deve exprimir nossa solidariedade, nossa doação, a doação da própria vida. E deve, principalmente, motivar-nos ao compromisso com a justiça, lutando para a construção de uma sociedade mais fraterna e igualitária, em que todos possam ter direito a uma vida digna.
     Outro gesto importante é o jejum. Essa prática só tem valor quando nos leva à prática da justiça social, como nos adverte o profeta Isaías: o jejum que Deus aprecia é desatar as ligaduras de impiedade, libertar os cativos, eliminar toda opressão, repartir o pão com que tem fome, acolher os pobres e peregrinos (cf. Is 58,6-10).
     Todas essas práticas que caracterizam o grande retiro quaresma devem nos levar à conversão, pessoal e da sociedade.
     O grande anseio do povo é por vida nova e a ressurreição de Jesus veio trazer essa vida. Por isso, empenhemo-nos em viver o retiro quaresmal de modo intenso, a fim de que a celebração da Páscoa traga a cada um e a todo o povo a esperança de uma nova vida e de uma nova sociedade, marcadas pelos valores do Evangelho.

                                                    Dom Moacyr José Vitti

Jejum e abstinência

   A Igreja considera dias de penitência todas as sextas feiras do ano e todos os dias da Quaresma e determina que nesses dias se observe tal preceito, como forma de participar do Mistério Pascal e crescimento na fé. Por conveniência das pessoas e para atender certas necessidades, também visando facilitar a prática a todos, levando em conta as dificuldades do trabalho, entre outras, a CNBB, de acordo com a dispensa legal, deixa a critério de cada um oferecer a Deus esse sacrifício conforme sua fé, transferindo a prática da penitência para outras formas de sacrifício, principalmente obras de caridade e exercícios de piedade. Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, entretanto, a prática do jejum e abstinência é obrigatório, sob pena de se cometer pecado mortal. Quando celebramos alguma solenidade na sexta feira, estamos obrigados a cumprir o preceito.
     Por penitência se entende além das orações e obras de caridade, o jejum e a abstinência de carne ou de outro alimento, assim considerado algo de que o penitente goste muito e tal privação represente uma real mortificação, um verdadeiro sacrifício. Mas não basta a simples abstinência ou jejum, pela simples privação ou sacrifício pessoal, substituindo o alimento por outro, como se faz na Sexta-feira Santa, quando não se come carne, mas se empanturra de bacalhau. A prática cristã recomenda que o que se economizou com tal privação deve ser doado aos necessitados ou a uma instituição de caridade, como gesto concreto e partilha, minimizando assim o sofrimento de alguém.
     São três tipos de penitências considerados:
     1-Jejum Eucarístico- é proibido a ingestão de alimentos ou bebidas, com exceção de água uma hora antes da comunhão. Os doentes que tenham uma dieta especial e que não possam se privar do alimento durante tal período de tempo ou as pessoas que cuidam deles, podem tomar a comunhão mesmo que tenham ingerido alimentos em período menor do que uma hora antes. Os medicamentos não quebram o jejum. Todos os cristãos depois que receberam a primeira Comunhão estão obrigados a cumprir o preceito. Existem algumas dispensas consideradas pela lei da Igreja, a critério do Bispo, quando se pode quebrar o preceito.
     2-Abstinência de carne ou de outro alimento (conforme explicado antes) A partir dos 14 anos e até o fim da vida os cristãos estão obrigados a fazer tal penitência, salvo os casos já citados de doença, idade avançada ou quem cuida deles.
     3-Grande Jejum- abster-se de uma refeição completa ao dia, conforme a escolha pessoal. Considerando-se que se toma três refeições por dia, escolhe-se uma e se priva da mesma como forma de sacrifício. Não esquecer que na Quarta- feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa tal prática é obrigatória. Essa norma atinge os cristãos dos 18 anos até 60 anos incompletos.
     A abstinência de carne tem seu fundamento na tradição judaica e lembrando o sofrimento de Cristo e Sua morte na cruz. O jejum lembra sacrifício pessoal e mortificação, deixando de lado as coisas do mundo para se voltar para Deus em busca de perdão e conversão.

                                            Diácono João Batista Barbosa Bueno

Semana Catequético-Missionária Paroquial 2011


     Acontecerá de 14 a 17 de março no salão paroquial das 19:30h às 21:30h. Todos os grupos, movimentos e pastorais estão convidados a participar, uma vez que neste ano não estará destinada apenas à Catequese. O tema a ser desenvolvido é “ Início à vida cristã”.

Curso pré-vestibular EDUCAP

     Os interessados em se preparar para o ENEM ou para o vestibular tem uma nova opção: o EDUCAP, curso pré-vestibular em nossa paróquia, que funcionará à noite de segunda a quinta-feira e está com as inscrições abertas. A ficha poderá ser retirada aos domingos após a missa das 9h com Altamir ou na secretaria. Outras informações encontram-se nos murais.
     Convidamos, também, professores  interessados em ministrar gratuitamente aulas de Língua Portuguesa a entrarem em contato com a secretaria.

7 de março: dia de Santa Perpétua e Santa Felicidade

     Santa Perpétua, também é conhecida como ‘Vivian Perpétua’, nasceu de família nobre pagã. Convertida ao cristianismo, esposa e mãe, foi martirizada com sua criada e amiga, também convertida, Santa Felicidade. No século passado sua historia era tão popular que Santo Agostinho chegou a advertir aos cristãos que lessem também as Sagradas Escrituras.
     Elas foram martirizadas para renunciarem a sua fé e oferecerem sacrifícios aos deuses pagãos. Como recusassem, foram atiradas às bestas, mas as feras não as atacaram e o pró cônsul encarregado do martírio, furioso, ordenou que fossem degoladas, em 7 de março de 203DC, em Cartago, Norte da África.
     Por duas vezes ela recusou o pedido de seu pai para renunciar a sua fé. Quando enviada ao tribunal, seu filho foi tomado dela, mas milagrosamente ele não precisou mais do leite materno e o peito de Perpétua não ficou inflamado por não estar mais amamentando, secando normalmente. Ela e Felicidade foram açoitadas e dilacerados por um leopardo e um urso, mas não foram mortas. Despidas, mostrando seus corpos dilacerados, ofenderam a multidão no anfiteatro, sendo novamente vestidas. Perpétua foi atirada a uma vaca feroz e depois foi Felicidade, mas a vaca não as atacou.
     O carrasco, então, veio com a espada para a degola, mas quando se aproximou de Perpétua, sua primeira tentativa falhou errando seu pescoço e, em seguida, por várias outras vezes errou. Ela então disse que iria guiá-lo para o golpe fatal. Assim a multidão viu que não poderia ser morta, a não ser que aceitasse. Este milagre converteu centenas de espectadores, conforme o historiador contemporâneo Euzebius.
     Elas foram incluídas no Calendário Romano e no Syriaco. Foram sepultadas na Basílica de Majorum em Cartago.

                                           http://www.presenteparahomem.com.br/

Estudos revelam o poder da oração na cura de doenças

     Este estudo foi conduzido pelo Dr. Randolph Byrd, um especialista de doenças do coração do Hospital Geral de San Francisco, EUA.
     O Dr. Byrd escolheu 400 pacientes que foram admitidos à unidade de tratamento intensivo de doenças do coração. Ele dividiu essas pessoas em 2 grupos: um grupo recebeu cuidados médicos rotineiros do hospital, chamados de "grupo de controle"; o segundo grupo recebeu não somente cuidados médicos rotineiros, mas também orações; esses foram chamados de "grupo de orações."
     Para eliminar qualquer preconceito de seleção, ele deixou um computador determinar quais pacientes iriam fazer parte de cada grupo. As pessoas que se reuniram para orar pelo grupo de orações receberam apenas o nome dos pacientes e informações básicas sobre sua condição médica. Todos os pacientes, pertencendo a ambos grupos, assinaram um formulário de autorização, no qual foram informados da possibilidade de que poderiam ou não receber orações em seu favor. Desta forma, nenhum dos pacientes sabia com certeza se estava recebendo orações em seu favor ao mesmo tempo, assim todos tiveram chances iguais.
      Isso é muito importante em um estudo científico, porque se os pacientes sabem ou descobrem sobre tais diferenças, eles podem melhorar ou piorar devido ao efeito placebo.

                                               Resultados do Estudo
     O Dr. Byrd descobriu que o grupo que recebeu orações se saiu muito melhor do que o grupo que não havia recebido orações. Vários benefícios foram notados no grupo que recebeu orações. Eles tiveram menos probabilidade de desenvolver falha congestiva do coração e edema pulmonar, no qual os pulmões ficam cheios de fluído; eles tiveram 5 vezes menos a necessidade de usar antibióticos; apenas alguns tiveram que usar ventiladores e receber respiração artificial; apenas uns poucos desenvolveram pneumonia ou tiveram infartos. Todos os benefícios mencionados acima foram estatisticamente significativos.

                                        Oração Direta x Oração Indireta
     Estudos seguindo estritos padrões de análise também foram realizados comparando a eficácia dos vários tipos de orações. Um destes estudos foi realizado pela Fundação Spindrift em Salem, Oregon, que se especializa nos estudos da oração.
     Para o propósito deste estudo, orações foram classificadas em 2 tipos; a "oração direta" e "oração indireta."
     Uma oração direta tem um desejo específico e um resultado específico em mente. A oração indireta é somente o conhecimento da existência da pessoa que irá receber a oração. Esta oração é simplesmente para manifestar o melhor potencial daquele indivíduo, ou para que o melhor resultado aconteça para aquela pessoa. A oração indireta é a oração do tipo "seja feita a tua vontade."
     A Fundação Spindrift concluiu que os dois tipos de oração trazem benefícios, mas que as orações indiretas foram de 3 a 4 vezes mais efetivas.

                               Fonte: http://www.mensagens.org/o-poder-da-oracao/

Próximas atividades paroquiais

*Retiro Quaresmal – Que tal viver intensamente o Tempo da Quaresma participando de um retiro muito especial, promovido pela nossa Paróquia? O retiro acontecerá nos dias 26 e 27 de março no colégio Maria Imaculada. É necessário dormir no local. As fichas de inscrição podem ser retiradas e devolvidas na secretaria. Há uma contribuição de R$ 70,00 por pessoa, incluindo as refeições. As vagas são limitadas.

*Campanha das notas fiscais e do óleo reciclado – Continue doando seus cupons fiscais, sem o CPF,para a Sociedade São Vicente de Paulo. Há uma urna na secretaria paroquial. Deve ser observado o prazo de validade dos cupons, por exemplo: o cupom de fevereiro vencerá no dia 20 de março e assim por diante. Há também um recipiente para depositar o óleo de cozinha usado que deverá ser trazido dentro de uma embalagem descartável.

*Catequese Infantil- 1ª etapa – Encontro com os pais ou responsáveis no dia 13(domingo), após a missa das 9:00h .