domingo, 27 de novembro de 2011

Tempo do Advento

        No domingo,  dia 27 de novembro,  começamos a vivenciar o tempo litúrgico do advento, que é tempo de esperança, confiança e conversão. É o tempo que aponta para as três vindas de Cristo: a do passado, sua vinda histórica; – a do presente: Cristo atuante no povo que celebra a eucaristia e pratica a caridade; – a do futuro: Cristo aparecendo em sua glória. É o mesmo acontecimento: ontem histórico e visível; hoje sacramento e realidade oculta; amanhã manifestação gloriosa.
        O advento nos chama a levantar a cabeça, a olhar para o horizonte, enxugar as lágrimas e a viver a novidade que virá,  que nos convida a partilhar o pão e o coração, a superar o ódio e a vingança, a não querer destruir o difícil e o diferente, o louco, o pobre e o importuno. A vinda de Cristo vem no inesperado, no empobrecido e no evitado, em quem Deus faz sua morada.
       Para que a vinda de Cristo não nos surpreenda, a exemplo do que aconteceu com as jovens imprudentes da parábola de Jesus (Mt 25,1-13),  precisamos colocar azeite em nossas lâmpadas. Esperar com alegria e discernimento, vigilância e cuidado, lendo os sinais dos tempos, percebendo os vestígios de esperança que tornam a vida mais humana. Revestir-nos da atitude de espera e não de entorpecimento; espera criativa e amorosa, que aplaina os caminhos, superando a injustiça, a impostura e a corrupção que fabricam o desalento e deixam o povo sem perspectiva.
       O Advento nos convida à conversão e a mudar a nossa maneira de pensar, agir e sentir, preparando-nos para celebrar o Natal com coerência, acolhendo o Deus feito homem, a luz que veio a esse mundo e que muitos não quiseram receber. Precisamos colocar-nos a caminho em ação, pois Cristo virá somente para aqueles que lhe prepararam um tempo e um lugar em suas casas, na comunidade e na sociedade.
       Os caminhos de conversão que temos a apontar para o período do Advento são os grupos de oração, as celebrações da palavra, da penitência e da eucaristia, os gestos de partilha com os mais necessitados e a generosidade com a coleta da evangelização. Não deixemos que os enfeites sem conteúdo, que só levam ao consumo, nos levem a ignorar os marginalizados da sociedade, que foram os primeiros a quem foi anunciada a boa notícia da entrada de Jesus na história da humanidade.
       A todos desejo um tempo de Advento de muita graça e bênção. Que os caminhos e as ações que vamos trilhar e realizar nos levem verdadeiramente ao Natal do Senhor.
      Quem se prepara bem,  celebra bem. Abençoado Advento a todos!

                                                Dom Canísio Klaus
                                      Bispo de Santa Cruz do Sul - RS
                                                  http://cnbb.org.br/

Paróquia comemora os 15 anos de ordenação do Pe. Carlos

       Com muita alegria e emoção comemoramos os 15 anos de ordenação do nosso pároco no dia 20, junto com sua família: a mãe Josefa, irmãos Paulo e Dalva, sobrinhos Renan e Roni.
          Pe. Carlos nasceu em 20 de maio de 1971, em Guarujá. É o filho mais novo do Sr. Antônio e D.Josefa. Na Paróquia Senhor Bom Jesus em Guarujá, fez trabalhos pastorais como coroinha, catequista infantil e coordenador da Pastoral da Juventude. Foi ordenado sacerdote em 16 de novembro de 1996, assumindo logo em seguida como Vigário Paroquial da Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Santos.

       Em dezembro de 1997 veio para nossa Paróquia, onde está como guia espiritual, amigo, pai e irmão. Atualmente é coordenador do Instituto de Teologia para Leigos Beato José Anchieta.

Infância Missionária apresenta “A casa sonolenta”

        Utilizando um texto adaptado de um conto missionário, o coordenador do COMIPA e animador José Carlos ensaiou alguns integrantes da Infância Missionária para representá-lo no dia 20, após a missa das 9h. Nele  aparecem as personagens Pulgas Missionárias que “incomodam” uma família que foi vítima da sonolência do comodismo, impedindo-a de ações cristãs até mesmo dentro do próprio lar.
        A Infância Missionária, em nossa paróquia, conta com a participação de crianças e adolescentes de 11 a 16 anos e funciona como perseverança após a 1ª Eucaristia. Atualmente conta com 11 membros que se reúnem aos sábados pela manhã. Quem estiver interessado é só procurar o José Carlos ou a secretaria para informações .

                               O QUE É A INFÂNCIA MISSIONÁRIA?
    
           A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, no ano de 1843. Notícias que missionários, principalmente da China, escreviam contando a realidade triste e dura das crianças naquelas regiões: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono...
           A finalidade desta Obra é suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: “Ajudar as crianças por meio das crianças” ou “criança evangeliza e ajuda criança”.

                            http://www.missionariosdacampanha.com.br/oqe.html

Santo Expedito é entronizado no Núcleo

    
      Vários devotos de Santo Expedito compareceram no dia 19 ao Núcleo de Evangelização para participar da missa de sua entronização.
      Conhecido como o santo das causas justas e urgentes, era militar, mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi, então, que lhe apareceu o espírito do mal, em forma de corvo e lhe segredou “Cras...! Cras...! Cras...! Essa palavra latina quer dizer Amanhã...!Amanhã...!Amanhã...!, isto é, deixe para amanhã. Não tenha pressa. Adie a sua conversão. Santo Expedito pisoteando o corvo disse: Hodie! Quer dizer: Hoje! Nada de protelações! É pra já! É por isso que é invocado nos casos em que qualquer demora poderia causar prejuízo. Não adia o seu auxílio para amanhã, mas espera que nós, também, não deixemos para amanhã a nossa conversão.

sábado, 12 de novembro de 2011

Festa de Cristo Rei

        

          No dia 20 de novembro nos reuniremos com toda Diocese na missa de Cristo Rei, no Centro de Convenções de São Vicente, às 9h.  Estamos colocando ônibus `a disposição da comunidade. Deixe seu nome e número de telefone na secretaria paroquial para reservar a sua passagem.

Feirinha de artesanato para o Natal

     


         Se você que é artesão ou faz trabalhos manuais,  venha participar da feirinha de artesanato de nossa paróquia, que acontecerá aos finais de semana no período de 19/11 até 18/12. Obtenha maiores informações com a secretária Mara durante a semana na secretaria paroquial.

Curso de panetones

      

       Que tal aprender a fazer deliciosos panetones com os mais diversos tipos de recheios?
        Faça sua inscrição com a equipe organizadora no final das missas ou na secretaria paroquial. O curso será no dia 16 (quarta-feira) das 18 às 21h. Pedimos uma colaboração de R$ 8,00 para ajudar nas despesas com o gás e materiais.

Cães policiais demonstram habilidades na Ação Solidária

     O Canil da Polícia Militar, que pertence ao Efetivo da Força Tática do 6ºBPMI, trouxe os cães Zeus e Kiara de três anos, da raça Pastor Belga Malinois, para apresentação.
     Há dois anos e três meses estão sob os cuidados do batalhão, tendo como adestradores os soldados Fortuna e Ciantela. Dentre as várias missões de um canil policial, têm o patrulhamento ostensivo a pé e motorizado, localização de artefatos explosivos e pessoas perdidas na mata, combate à guerrilha rural, urbana e ao narcotráfico. Em 29 de setembro, Zeus e Kiara obtiveram o título de campeões nacionais de cães de Patrulha e Faro de Drogas para a Polícia Militar do Estado de São Paulo e de Santos, onde estiveram presentes as Forças Amadas(Aeronáutica, Marinha e Exército), Guardas Municipais e Polícia Militar de todo o Brasil, Guarda Portuária e outras entidades públicas.

Ação Solidária

         

          O dia 16 de outubro foi marcado por diversas atividades. Tivemos as apresentações da Banda do Exército, do 13º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso, Canil da Polícia Militar e grupos de dança. Foram realizados exames de diabetes, verificação de pressão arterial, peso e altura. Um desfile de pessoas da 3ª idade encerrou o evento e a Festa da Padroeira /2011.