sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oficinas de Oração e Vida

        Deus fala ao homem através da leitura e meditação da Palavra. O homem responde a Deus com a  oração. Sendo assim, a Palavra e a oração estabelecem uma relação íntima entre Deus e o homem. A Oficina de Oração e Vida quer levar as pessoas a essa relação íntima com Deus; ensinando os diversos modos de praticar a oração, meditar a Palavra e confrontá-la com sua vida. Através desta Palavra, o que o Senhor me fala neste momento da minha vida?  Como responder? É assim que o Divino e o humano caminham juntos.

POR QUE PARTICIPAR DE UMA OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA?
1º) Você quer relacionar-se, intimamente, com o Pai?
2º) Você sabe como fazer a meditação da Palavra para que possa entender o que Deus está lhe falando nesse momento da sua vida?
3º) Sabia que existe varias modalidades e maneiras de orar, cada qual adequada e própria ao momento de vida ou estado de espírito que você se encontra, para que você possa falar (responder) a Deus?

           Tenha certeza:  a Palavra meditada e praticada junto a Oração, também são remédios que curam e salvam...
           As Oficinas consta de 15 encontros, 01 por semana com 02 horas de duração e sem limite de idade.

          Início de 07 março de 2012. (4ª feira)
          Núcleo de Evangelização: Av. Pedro Lessa 1081, às 15horas, com a Rosângela- tel. 9613-8325

         Prédio Paroquial- sala 8 às 19:30h com
         Célia- 3225-5209 / 8817-1499
         Débora- 3301-0342 / 9797-8371

"Quaresma é um tempo de decisões maduras", disse o Papa

       O Papa Bento XVI interrompeu hoje o ciclo de catequeses sobre a oração, no qual ele iniciou uma série de discursos sobre a vida de oração de Jesus, para dedicar-se ao tema da Quaresma, tempo litúrgico que  se inicia  hoje, 22, com celebração da Quarta-feira de Cinzas.
       O Santo Padre fez uma reflexão sobre os quarenta dias propostos pela Igreja para que cada cristão mortifique o corpo e santifique o coração. O Papa também trouxe uma visão mais abrangente deste tempo que prepara os fiéis para a Páscoa.
       "(...) um período suficiente para ver as obras de Deus, um tempo no qual é necessário decidir-se e a assumir as próprias responsabilidades. É um tempo de decisões maduras", enfatizou.
       O Pontífice fez um itinerário explicativo fazendo uso de alguns trechos da Escritura para explicar o significado do número quarenta na história de salvação do povo de Israel.
       "Com este recorrente número de quarenta é descrito um contexto espiritual que permanece atual e válido, e a Igreja, exatamente mediante os dias do período quaresmal, mantém o perdurante valor e os tornam a nós presente a eficácia", salientou.
       Por fim, o Santo Padre propôs um caminho quaresmal a todos os cristãos baseado no seguimento de Cristo a caminho do Calvário.
       "Queridos irmãos e irmãs, nestes quarenta dias que nos conduzirão à Pascoa podemos encontrar nova coragem para aceitar com paciência e com fé todas as situações de dificuldade, de aflições e de prova, na consciência que das trevas o Senhor faz surgir um dia novo", afirmou.

                                 http://noticias.cancaonova.com/





Tempo quaresmal

       Começamos a partir da Quarta-feira de Cinzas a cantar a Quaresma, o silêncio. Nossas animações nesse tempo devem incentivar a reflexão e a conversão para reconciliar-nos com Deus.
       A Quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-Ressuscitado. Caminho, porque é um processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário.
       A oração, o jejum e a esmola(caridade) indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz da ressurreição.
       O espaço litúrgico está mais despojado, sóbrio e “vazio”, sem muitas flores, para ajudar-nos a esvaziar o coração e preenchê-lo com a Palavra, que é luz para nossos passos.
       No tempo da Quaresma não se reza e nem se canta o Glória, nem o Aleluia. Valorizamos os momentos de silêncio, principalmente entre as leituras, após a homilia e a comunhão.
       A cruz, pela qual fomos marcados no Batismo, em destaque no presbitério, lembra que somos discípulos de Jesus, que superou o fracasso humano da cruz com um amor que vence a morte.
       Os cantos acompanham essa atmosfera de sobriedade. Por isso, os ritmos são mais lentos e os instrumentos tocados num volume mais baixo, levando os fiéis à oração e introspeção, para explodir em alegria no aleluia pascal.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Papa envia mensagem sobre Campanha da Fraternidade da CNBB

       Em mensagem enviada ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, o papa Bento XVI disse que é necessário garantir a um número crescente de pessoas o direito aos serviços de saúde.
       O tema deste ano da campanha é "Fraternidade e saúde pública". O papa lembrou que o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" tem como objetivo suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário no atendimento aos doentes.
       Em uma referência ao episódio da vida de Jesus no qual ele cura um paralítico, Bento XVI diz: "Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma".
       O papa também pediu aos fiéis que tomem conta não apenas dos males físicos, mas também dos males espirituais de cada pessoa doente.
       A Campanha da Fraternidade 2012 será lançada esta tarde pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Leonardo Ulrich Steiner.
       O ministro da saúde, Alexandre Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira.
       A Campanha 2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos”, e mobilizar a administração pública e a população por uma melhoria no sistema público de saúde.

                                       http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/02/22

Via-sacra nas ruas

*Concentração às 19h
* Saída às 19h30

*24/02 (sexta-feira)
Itinerário: saída defronte o Pronto Socorro do Macuco, percorrendo: Av.Afonso Pena, Praça Visconde de Ouro Preto, Rua Voluntários da Pátria, Rua José Olivar, Rua Raposo de Almeida

*28/02 (terça-feira)
Itinerário: saída da Rua Otávio Correa, esquina com a Visconde de Ouro Preto, Ruas Antônio João, Bernardo Browne, João de Barros e Liberdade

*02/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída  da Av. Afonso Pena, esquina com a Caramuru e em seguida: Rua da Liberdade, Rua Cipriano Barata, Rua Bernardo Browne, Rua Otávio Correa (entre o canal 6 e a Av. Portuária), Rua Moema e Av. Afonso Pena (terminando próximo ao posto de gasolina)

06/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Av.Afonso Pena, esquina com a Lacerda Franco e em seguida: Rua Francisco de Paula Ribeiro, Rua Marambaia, Rua José Knudsen, Rua Aristides Cabrea Correia, Rua Constâncio Martins Sampaio, Rua Luiz de Matos, Rua Pe. Gastão de Moraes e Rua Francisco Alves

09/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída na Rua Bolívia, esquina com a Rua 1º de Maio e em seguida: Rua Prof. Pirajá da Silva, Rua Arabutã e Rua 1º de Maio

13/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Praça da imagem de Nossa Senhora das Graças e em seguida a região do BNH

16/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída do canal 5, esquina ccom a Alfaia Rodrigues, seguindo pela Rua Alexandre Martins até a Av. Afonso Pena

20/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Rua Pirajá da Silva com a Rua Arabutâ, percorrendo a região do BNH

23/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída da Rua Guaiaó, esquina com a Rua Ricardo Pinto, em direção à região do BNH

27/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Rua Cipriano Barata com a Av. Afonso Pena, Rua Alfaia Rodrigues até o canal 6

30/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída da Av.Dr.Epitácio Pessoa com a Rua 1º de Maio, seguindo até a Rua Jurubatuba

Campanha da Fraternidade 2012

Tema: " Fraternidade e saúde pública"

Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8)

      22/02- Quarta-feira de Cinzas
*Abertura da Campanha da Fraternidade 2012
*Missa na catedral às 9h
*Abertura na paróquia: missa às 19h com imposição das cinzas ( telão na área de eventos)

      Vias-sacras na igreja
Às sextas-feiras, dias : 24/02, 02/03, 09/03, 16/03, 23/03 e 30/03, sempre às 17h30



      Confissões
*26/03 ( segunda-feira)
 19h - preparação
 20h - atendimento individual

                                                  Ato de Contrição
                                       (para ser rezado antes da confissão)

      Senhor Jesus Cristo, Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, tende piedade de mim. Reconciliai-me com o Pai, na graça do Espírito Santo. Lavai, no vosso Sangue, cada um dos meus pecados. Fazei de mim  uma criatura nova para louvor da vossa glória e, com a vossa Graça, sustentai o meu propósito de não mais pecar. Amém.

     

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Semana Catequética para Evangelizadores 2012

    Realizou-se em nossa paróquia de 13 a 16 de fevereiro com o tema “Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã de Jovens e Adultos”, divulgando as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (DGAE), aprovadas na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em maio de 2011. Constou de quatro Encontros de Formação, sendo que , no último, houve a apresentação de projetos de evangelização para discussão em grupo e  posterior aplicação na “I.V.C.ja!”. Participaram vários membros de pastorais e paroquianos interessados na reflexão do tema pela necessidade, que temos, de transformar e tornar nossas comunidades mais justas e fraternas, seguindo o modelo de Jesus.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 lança logomarca oficial

        A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 já possui logomarca oficial. O autor da arte que deve inspirar o encontro entre jovens de todo o mundo e o Papa é um brasileiro de Cantagalo, município da região serrana do Rio de Janeiro. O designer gráfico Gustavo Huguenin, 25 anos, participa da Renovação Carismática Católica (RCC) e também atua em outras pastorais da Igreja. Ele explica que o processo de criação foi regado à oração.
        “Refleti sobre o tema do evento e pedi ao Senhor a inspiração para criar uma imagem que tivesse o conceito da Jornada, que transmitisse os nossos valores como católicos, fosse cristocêntrica, e que os jovens pudessem utilizar para mostrar e motivar outros jovens a estar no Rio”, conta.
        Ao todo, mais de 200 trabalhos foram enviados de diversas partes do mundo. Desse total, duas peças foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, que chegou à escolha em comum acordo com o Comitê Organizador do evento no Rio.
       Essa será a primeira vez que Gustavo participa de uma JMJ. “Espero que a logomarca passe à frente dessa comunicação e seja convidativa aos jovens, para que estejam no Rio e, juntos, celebremos esse momento entre diversas culturas, nacionalidades. Estar perto do Papa, com milhões de jovens, será uma alegria imensa. Somente nesse momento é que entenderei a dimensão disso tudo”, declara.
       O jovem designer acredita ainda que todos os dons e talentos devem ser colocados a serviço da evangelização. “Isso tem acontecido comigo e o Senhor coloca-me em lugares que jamais poderia imaginar. Coloco o pouco que tenho para que sua obra aconteça”, finaliza.
       A próxima JMJ acontece no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho de 2013. O tema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). A última edição aconteceu em agosto de 2011 em Madri, capital espanhola, e reuniu mais de dois milhões de jovens de 190 países.    
 
                                             http://jornalsantuario.wordpress.com/
 

Cursos oferecidos pela Paróquia

       Que tal neste novo  ano aprender uma outra língua, tocar um instrumento musical ou estudar as matérias convencionais para arrumar um emprego ou ingressar na universidade? Nossa paróquia disponibiliza alguns cursos que vale a pena se informar na secretaria e se inscrever. São eles:

*Inglês – segunda e quarta-feira das 9h às 10h30 com o prof. Edmar.
Local: Núcleo de Evangelização
Av. Pedro Lessa, 1081.



*Alfabetização de adultos – terça e quinta-feira das 19h30 às 21h com a profª Marlene
Local: Núcleo de Evangelização

*Aulas de violão- quarta-feira das 18h30 às 20h na sala anexa à biblioteca.

*EDUCAP – curso pré-vestibular de segunda à quinta-feira das 19h30 às 21h45.

Mudança de membros no Conselho Econômico

        Ao final da reunião do Conselho Pastoral Paroquial do dia 2  houve o desligamento de  membros do Conselho Econômico, com os agradecimentos do Padre Carlos pelo empenho e dedicação prestados à administração financeira de uma paróquia que cresce a cada dia. No domingo subsequente foram apresentados à comunidade os novos integrantes, havendo a entrega das provisões assinadas pelo nosso bispo diocesano D. Jacyr Francisco Braido. Nossos agradecimentos aos integrantes do Conselho antigo: Wilson Baptista (coordenador), Fausto Luiz Rosa ( 1º tesoureiro), Maria Inês Rosa da Silva ( 2º tesoureiro), Luís Pereira da Silva ( secretário). Parabéns ao novos membros: Sidney Antônio Verde ( coordenador), Antônio Luiz da Silva Moccia ( vice-coordenador), Edison Roberto de Morais( 1º tesoureiro), Vera Lúcia Azevedo Tairum ( 2ª tesoureira), Devanise Rodrigues Santana ( secretária).

Dr. Rubens do Amaral realiza palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2012

        Abordando o lema “ Que a saúde se difunda sobre a terra”, Dr. Rubens buscou elucidar o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” no dia 2 de fevereiro, fazendo com que todos refletissem sobre a realidade no Brasil. Enfatizou a necessidade de um “plano de saúde”, isto é, a prática de hábitos de vida saudável. Sem se esquecer dos enfermos, convocou a comunidade cristã para o serviço, principalmente aos atendidos pelo Sistema Único de Saúde, apresentando um projeto que inclui encontros para se discutir a saúde na nossa cidade.