terça-feira, 29 de maio de 2012

Venha matar a saudade du arraiá da Aparecida

Festa  Junina   
        de 02 a 30 de junho das 18:00 às 22:00h

*Dia 02/06- Noite do Caldo Verde com Show Folclórico “Verde Gaio”
*Dia 03/06- Show da Quadrilha Tia Bola
*Dia 07/06- Show com a Banda Católica Essência do Louvor
*Dia 09/06- Dança de salão com o prof. Lourival
*Dia 10/06- Show da Quadrilha do T.L.C. da Aparecida
*Dia 16/06- Dança de salão com o prof. Lourival
*Dia 17/06- Show da Quadrilha da Catequese e Coroinhas da Aparecida,  Banda Esquentanejo
*Dia 23/06- Show da Quadrilha das Crianças “Colégio Renovação”-15:00 às 19:00h
                    Show “Grupo Doces Lembranças”
*Dia 24/06- Show da Quadrilha das Crianças “Colégio Snopy”- 15:00 às 19:00h
                    Show da Quadrilha da Aparecida
*Dia 30/06- Show da Quadrilha das Crianças “Colégio Jardim de Infância Floresta Encantada”
                        

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

        Nossa comunidade com muita devoção recebeu  a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A visita faz parte dos festejos  em comemoração à sua primeira aparição, no dia 13 de maio de 1917, na Cova de Iria, no Distrito de Santarém, em Fátima, Portugal, de acordo com o testemunho de três crianças, conhecidas como Pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta). Durante sua estadia (25 a 28/05)  foram realizadas récitas do Santo Terço, sendo que no domingo ocorreu  a coroação, a procissão das velas pelas ruas do bairro e a apresentação dos corais Orfeu Português e Mater Aparecida. A despedida foi muito emocionante. Os devotos não queiram afastar-se dela, ficar longe daquele olhar tranquilo. Resta-nos pedir que a sua maternal proteção e assistência permaneça entre nós, gerando frutos de amor e paz em todos  os momento da vida.




Tapetes de Corpus Christi

       Estamos nos organizando para preparar os lindos tapetes na praça para homenagear a Jesus Sacramentado. Junte pó de café usado, tampinhas, pó de serra, corantes e outros materiais e os entregue na paróquia. Organize uma equipe para fazer um tapete e inscreva-se na secretaria paroquial. As pastorais, grupos e movimentos já estão inscritos. Neste ano teremos, também, o tapete solidário com a doação de alimentos e agasalhos.

Romaria da Juventude e outras atividades

            É um momento massivo de celebração da caminhada da Pastoral da Juventude no Estado de São Paulo. É um momento de anunciar o Cristo Jovem e de trazer as vozes e os rostos da juventude para a sociedade. Assim, se aproxima mais uma edição da Romaria da Juventude, este ano, chegamos a sua 18ª edição que será no dia 10 de junho em Presidente Prudente. A Romaria da Juventude trata-se de um encontro, de comunhão de levantarmos nossas bandeiras sociais que motivam nossa caminhada. Nossa diocese já se articula para enviar jovens que tenham disponibilidade e que estejam interessados em participar da Romaria. Há, pelo menos, dois ônibus que sairão da Baixada Santista na noite de sábado para ir ao local. Todos os grupos de jovens estão convidados a estar presente nesse momento, não havendo possibilidade de ir todos do grupo, quem tiver interesse e disponibilidade será muito bem acolhido entre os jovens de toda a diocese. Interessados entrarem em contato com a Secretaria Diocesana de Juventude "wellington_dourado@hotmail.com". Toda a programação e todos os detalhes da Romaria, no site a seguir: http://pjsul1.org/site/noticias.php?opcao=Exibe&idNot=725
                                                      
                                                            Curso CDL-Musical
         Direcionado aos jovens de toda a Diocese, o Curso de Dinâmica para Líderes (Formato Musical) visa resgatar a identidade musical da Pastoral da Juventude, possibilitando a troca de experiências artísticas entre grupos, paróquias, comunidades e dioceses, e assim valorizar o papel da música e da cultura nos grupos de jovens e nos trabalhos pastorais. O encontro será entre os dias 22 e 24 de junho, provavelmente, em Cubatão. Em breve traremos mais detalhes, gostaríamos de pedir que divulguem essa notícia aos animadores e as pessoas que trabalham com música em seus respectivos grupos.

                                                                   JMJ-2013
         Recentemente foi criada a Comissão Diocesana da Juventude, uma equipe especial que reúne a PJ, RCC, TLC, JUFRA, JUVES e outros movimentos juvenis da Baixada a fim de integrar toda a juventude para grandes eventos: a exemplo disso é a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro a ser realizada no ano que vem. Será a comissão, a responsável a receber todos os detalhes da JMJ-2013 e repassar aos jovens e suas comunidades. A primeira iniciativa é tentar rastrear que jovens estão interessados em ir à Jornada ano que vem fazendo uma pré-inscrição virtual. Portanto, divulgue em seus grupos: http://www.comissaojuventudesantos.com.br/

                                           Coordenação Regional Pastoral da Juventude:
                                                                Vagner Benedito
                                                                 (13)9717-2470
                                                             @vagner_benedito

Novo canal católico no YouTube transmite valores para os jovens

       No dia 19/05  foi inaugurado no site YouTube.com o canal “Buscando o Sentido”.  A iniciativa realizada por jovens católicos brasileiros tem como foco o público jovem e adolescente com o objetivo de transmitir valores, gerar questionamentos sobre temas atuais e propor soluções concretas para mudar o mundo. Os vídeos sempre terão legendas em espanhol e  em inglês que podem ser ativadas, para que assim chegar a mais jovens através da internet.
        O tema do primeiro vídeo do canal é o uso das redes sociais. O material busca ajudar os usuários a entenderem as vantagens de redes como facebook e twitter, entre elas a possibilidade de estar conectado com muitas pessoas, fazer novas amizades; mas também os seus riscos, que inclui a perda de tempo e trivialização da comunicação humana. No seu final, o vídeo propõe de maneira criativa um uso correto e proveitoso das redes sociais. 
        Segundo os idealizadores do canal, Gilberto Cunha e Michell Lima, o canal busca “chegar aos jovens, com a própria linguagem deles e transmitir valores humanos, gerando neles uma atitude crítica diante dos acontecimentos atuais”.
        “Nosso objetivo é que os jovens possam ser críticos e busquem mudar o mundo”, ressaltaram.
Com respeito ao nome do canal “Buscando o Sentido”, Michel Lima explica no vídeo de apresentação que as pessoas querem encontrar o sentido de "tantas coisas que acontecem no dia a dia", mas muitas vezes não se perguntam se tal coisa "é bom, se é ruim, se vale a pena ou não”.
        “Já chega de fazer as coisas só por fazer, de engolir tudo o que as pessoas falam, de gostar de tudo o que a maioria das pessoas gostam. Só que além de tentar mostrar tudo isso, a gente tem que fazer alguma coisa para melhorar. Não adianta nada perceber as coisas, criticar e não fazer nada para melhorar”, explica o vídeo que divulgou a iniciativa que já teve uma boa acolhida entre os usuários não só do Youtube mas também das Redes Sociais.
         O endereço do canal no YouTube é: http://www.youtube.com/user/buscandoosentido
       Veja, curta e compartilhe também a página do Buscando o Sentido no Facebook: http://www.facebook.com/BuscandooSentido
         O conteúdo do canal também será exibido na página da ACI Digital na seção Vídeos.
 
                                                  www.acidigital.com/

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Eleição para o Conselho Tutelar

       O município de Santos possui três Conselhos (zona noroeste, centro e leste) e os profissionais eleitos terão a obrigação de fiscalizar os direitos e deveres de crianças e adolescentes, orientando-se pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A eleição será dia 2 de junho das 9 às 17horas. Pode-se votar em até 3 candidatos e o eleitor deve levar o título de eleitor e um documento com foto.
        Dois membros atuantes em nossa paróquia estão concorrendo ao cargo de conselheiro tutelar, gestão 2012/2015. São eles: Paulo César Peres (Borboleta) nº 113, conselheiro tutelar por 3 (três) mandatos, concorrendo ao 4º,  e Sandra Regina Cruz nº124  (Pastoral da Criança).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

        A paróquia muito se alegra em acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal. A chegada será nesta sexta-feira, dia 25, às 20h. Temos uma programação especial em virtude dessa ilustre visita: récita do Santo Terço na sexta e no sábado às 20h30; domingo, às 18h, seguida de coroação e procissão das velas. O terço, nesse dia, será conduzido pelo grupo do terço dos homens. Segunda-feira, dia 28, o terço será rezado às 9h da manhã, antecedendo a despedida da imagem. Venha participar conosco desse momento único de fé e devoção junto à Virgem do Rosário de Fátima.

Noite das Massas e comemoração do aniversário do Pe. Carlos

            Festa em dose dupla. Foi assim o último sábado, dia 19, quando a comunidade  se reuniu para  apreciar  massas cuidadosamente elaboradas e dar um abraço no pároco que iria aniversariar no dia seguinte. Logicamente  não faltou a animação, a dança e a alegria, traços marcantes desses  paroquianos que estão presentes em todos os eventos em prol de obras na igreja.





46ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

               Silêncio e palavra: caminho de evangelização

                         Amados irmãos e irmãs,

         Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.
        O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.
        Grande parte da dinâmica atual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes. Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.
        No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de cépticas opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).
        Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do Onipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silêncio» (Exort.  ap. pós-sinodal Verbum Domini, 30 de Setembro de 2010, n. 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade.
Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de Outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus (cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o seu dom de amor total que salva.
        Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a Revelação divina realiza-se por meio de «ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Const. dogm. Dei Verbum, 2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré, mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz.
        Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.

                    Vaticano, 24 de Janeiro – Dia de São Francisco de Sales – de 2012.

                                            BENEDICTUS PP XVI
                                            http://www.cnbb.org.br/

Coroinhas homenageiam as mães

       Para representar a  peça “O presente da mamãe”, coroinhas deixaram de lado as vestes litúrgicas e  se caracterizaram de doceiros, colocaram  trajes de banho e de pintores, dançaram e dramatizaram à procura do que ela mais gosta. No final chegaram à conclusão que:
       “...o mais importante para as mães é ter os  filhos junto dela. Mãe  é capaz de recomeçar quantas vezes se fizerem necessárias, dar o passo  exato no momento preciso,  sempre zelando por eles.
        Mãe, que a tua alegria possa  ser a certeza de que deste o melhor de ti mesma aos teus filhos, desde que estiveram em teus braços pela primeira vez.”
           Finalizaram a apresentação sabiamente com a frase “ Você, mãe, também tem um pouco de Maria” e cantaram  uma música de Roberto Carlos, sob os olhares atentos e emocionados de todos da assembleia.



               


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Audiência Papal

        Ocorreu em  9 de maio  na Praça São Pedro. Acontece  uma vez por semana, às quartas-feiras,  e dura cerca de duas horas. Nesse dia  o  Papa Bento XVI reafirmou a necessidade imperiosa de rezar e assinalou que se sente sustentado pelas orações dos fiéis de todo o mundo, especialmente nos momentos mais difíceis. Segundo fontes oficiais, havia 10 mil peregrinos de várias nacionalidades, inclusive outros grupos de brasileiros.

Vaticano

        No dia 8 de junho,  o grupo de peregrinos da paróquia foi conhecer o Vaticano, cujo território consiste num enclave murado dentro da cidade de Roma. É o menor Estado independente do mundo, sede do governo da Igreja Católica  e  residência oficial do Papa. Começaram pela visita ao Museu do Vaticano,  com suas extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas pelos diversos pontífices romanos ao longo dos séculos. 
       A Basílica de São Pedro foi construída às margens do Rio Tibre, no mesmo lugar onde, no século I, o apóstolo Simão Pedro foi martirizado e enterrado .Com uma área de 23000m2 pode receber cerca de 60000 pessoas, sendo a mais famosa igreja católica do mundo. Entre as obras que a decoram, podemos citar a Pietá, de Michelângelo, a escultura da Virgem Maria segurando o corpo morto de Jesus. Outra obra desse gênio a ser vista é a Capela Sistina, cujo teto é um monumental afresco realizado entre os anos de 1508 e 1512 .



 Túmulo do Papa João Paulo II

Peregrinação ao Santuário de Lourdes


      Lourdes é uma pequena cidade francesa com aproximadamente 15.300 habitantes, localizada aos pés dos Pirineus, a 420 metros de altitude. Situa-se entre a planície e a montanha. Tem as mesmas características das outras pequenas cidades do Sudoeste da França. Porém, Lourdes se destaca das demais, por ser um centro de peregrinação mundial. Recebe todos os anos mais de 1 milhão de peregrinos cristãos vindos de mais de 150 países, que permanecem na cidade por alguns dias. Tudo começou em 1858, entre os meses de fevereiro a junho. Nesse período Nossa Senhora, Mãe de Jesus, manifestou-se por 18 vezes a Bernardet Soubirous na Gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes, na França. Declarando-se ser a Imaculada Conceição, aquela que vem socorrer todos os que se encontram com o coração atribulado por sofrimentos físicos e morais. Em todas aparições, trouxe ao mundo um apelo de conversão mediante a oração e a penitência. Foi a partir das aparições que as peregrinações começaram e continuam até hoje e cada vez mais intensa, em busca de ajuda e de renovação interior, pelos peregrinos cristãos.
                                     www.meucaminho.com/santuariodelourdes.htm

                    Construções ao redor, vista da lateral do Santuário, Gruta  de Massabielle e nascente da fonte com a água milagrosa




                                         Procissão das Velas