sábado, 30 de junho de 2012

88 anos da Diocese de Santos

       
        Dom Jacyr Francisco Braido,CS, bispo diocesano de Santos convida para a missa em ação de graças pelos 88 anos de criação da Diocese de Santos.
        A missa será celebrada no próximo dia 4 de julho, às 19 horas, na Catedral de Santos.
        Venha celebrar conosco!

                     www.diocesedesantos.com.br

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação

       A cidade de Baependi (MG) acordou com um telefonema muito especial na manhã desta quinta-feira: era o postulador da causa de beatificação da Venerável Nhá Chica, Paolo Villotta. Da Itália, ele avisava que o Papa havia autorizado a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão de Nhá Chica e a certeza de que a mineira de São João del Rei em breve será proclamada Beata.
       Em entrevista à Rádio Vaticano, irmã Gertudres das Candeias, vice-diretora da Associação Beneficente Nhá Chica, descreveu o momento logo após receber a notícia:
        “Eu estava fora de casa, hoje pela manhã, e as pessoas na rua começaram a me abraçar. Eu escutava foguetes, sinos. Quando eu cheguei em casa me disseram que foi um telefonema do postulador e a Igreja já estava cheia de gente. Então, nós começamos a agradecer, a rezar, a chorar, todos juntos na mesma alegria e emoção”.
       Ana Lúcia Meirelles estava duplamente feliz já que a notícia do reconhecimento do seu milagre aconteceu justamente no dia de seu aniversário, comemorado dia 28 de junho.
      “É uma emoção muito grande já que tudo isso acontece no dia do meu aniversário, mas principalmente pela nossa santa. Para mim, no meu coração, ela sempre foi santa”.

                                                          O Milagre
       “Eu estava péssima, com hipertensão pulmonar. Tive uma isquemia na vista que me impossibilitou enxergar por alguns momentos. Uma isquemia transitória. Era um defeito congênito no coração que eu teria que operar por causa da hipertensão pulmonar e por causa do sangue que passava errado pelo coração. Então, a cirurgia foi marcada mas três dias antes eu tive febre e acabei não fazendo. Isso tudo, sob a proteção de Nhá Chica. Passados sete dias eu notei que eu só melhorava. Seis meses depois, por pressão dos médicos, eu voltei a fazer os exames pré-operatórios. E qual não foi minha alegria ao constatarem por um exame transesofágico que eu estava curada, sem hipertensão pulmonar e que já não havia mais aquela passagem de sangue que causava a hipertensão. Estou aqui há 17 anos, completamente curada, sem problema nenhum. Tudo isso sob a bênção da minha santa Nhá Chica”.
       Bento XVI autoriza publicação de novos decretos da Congregação das Causas dos Santos
O papa recebeu em audiência privada, nesta quinta-feira, o prefeito da Congregação das Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato. Durante o encontro, Bento XVI autorizou a Congregação a promulgar 18 decretos.
       Além do reconhecimento do milagre de Nhá Chica, também foi reconhecido o milagre do venerável Luca Passi, fundador da Congregação das Irmãs Mestres de Santa Doroteia. Em breve, as datas das beatificações de ambos devem ser divulgadas.

                                                          Qui, 28 de Junho de 2012 14:14
                                                                            por: cnbb

IBGE divulga dados, CERIS mostra "Igreja viva"

       De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.
        A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.
                                      
                                        CERIS mostra “Igreja Viva”
        O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:
       De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:
       “Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.
       O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.
       “O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.

                                      Alguns números da pesquisa
                                              Paróquias
        Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.

                                                Padres
         Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.
        A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.

                                                          Sex, 29 de Junho de 2012 11:38
                                     por: CNBB/ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO
                                                            http://www.cnbb.org.br

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Crismas

          O nosso bispo diocesano D. Jacyr Francisco Braido virá à nossa paróquia no próximo domingo, dia 1º de julho, às 19h, para celebrar as crismas de vários jovens e adultos que se prepararam desde o ano passado. Rezemos por estes irmãos e irmãs que receberão o maravilhoso sacramento do Espírito Santo, confirmando o compromisso com Jesus Cristo.

Festa Junina

      


          O nosso arraiá está chegando ao fim. No último sábado, dia 24, tivemos a  quadrilha da Aparecida  que convidou o público participante da quermesse para dançar, dando um ar cômico e interativo na apresentação. Dia 30 de junho termina a nossa festa. Aproveite até o último momento!





    


COMUNICADO DA CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS


              Está sendo anunciada a inauguração da "Paróquia Bom Jesus", em Santos, que se intitula "Igreja Católica Apostólica Carismática - I.C.A.C.".
              INFORMAMOS QUE NÃO SE TRATA DE PARÓQUIA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. É uma seita e seus atos nos são reconhecidos. O sr. Marcos Silva, que se intitula padre, não é ministro ordenado da Igreja Católica Apostólica Romana. Sua ação é indevida e visa confundir os fiéis.
             Essa "igreja" não tem nenhuma ligação com a Igreja Católica Apostólica Romana e também não há nenhuma ligação com a Renovação Carismática Católica - RCC da Igreja Católica Apostólica Romana.

                                                                             ANA MARIA ALVES RIBEIRO
                                                                      Cúria Diocesana de Santos (Chancelaria)
                                                                            site: www.diocesedesantos.com.br
                                                                      e-mail: chancelaria@curiadesantos.com.br
                                                                          Fones: (13) 3228-8883 ou 3228-8888

terça-feira, 19 de junho de 2012

Mensagem da CNBB sobre a Conferência Rio +20

“O Senhor Deus tomou o Homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar” (Gn 2,15).

       A Conferência das Nações Unidas Rio +20, sobre o desenvolvimento sustentável, acolhida pelo Brasil neste mês de junho, carrega consigo a irrenunciável responsabilidade de responder aos anseios e expectativas mundiais em relação à defesa e promoção de toda forma de vida, especialmente a humana, desde sua concepção até seu término natural.
       A crise econômica, financeira e social por que passam as grandes potências da economia mundial, com graves consequências para as nações emergentes, emoldura a Rio +20. Considerada, por causa de sua profundidade e alcance, como uma crise de civilização, esta crise “interpela todos, pessoas e povos, a um profundo discernimento dos princípios e dos valores culturais e morais que estão na base da convivência social”. Entre suas múltiplas causas está “um liberalismo econômico sem regras e incontrolado” (Nota do Pontifício Conselho Justiça e Paz sobre o sistema financeiro).
       É urgente repensar nossa relação com a natureza, que “nos precede, tendo-nos sido dada por Deus como ambiente de vida” e está à nossa disposição “não como um lixo espalhado ao acaso, mas como um dom do Criador” (Bento XVI – Caritas in Veritate, n. 48). Se, por um lado, como nos recorda o papa Bento XVI, é “lícito ao homem exercer um governo responsável sobre a natureza para guardá-la, fazê-la frutificar e cultivá-la, inclusive com formas novas e tecnologias avançadas, para que possa acolher e alimentar condignamente a população que a habita”, por outro, é preciso que “a comunidade internacional e os diversos governos saibam contrastar, de maneira eficaz, as modalidades de utilização do ambiente que sejam danosas para o mesmo” (Bento XVI – Caritas in Veritate, n. 50).
       Os bispos da América Latina e Caribe, reunidos em Aparecida em 2007, já denunciavam: “com muita frequência se subordina a preservação da natureza ao desenvolvimento econômico, com danos à biodiversidade, com o esgotamento das reservas de água e de outros recursos naturais, com a contaminação do ar e a mudança climática” (V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe – Documento de Aparecida n. 66).
       O cuidado com a natureza e com a vida, que nela brota e dela depende, passa pelo reconhecimento de que é dever de todos, especialmente dos dirigentes das nações, garantir a estas e às futuras gerações a casa comum – o Planeta Terra – livre de toda destruição. Essa meta só se alcançará com a subordinação do desenvolvimento econômico à justiça social, no respeito à pessoa, à natureza e aos povos. Para tanto, é necessário que todos, especialmente os dirigentes mundiais, assumam com coragem e determinação, o compromisso de rever caminhos e decisões que, ao longo da história, só têm excluído e condenado os pobres à miséria e à morte. Para a erradicação da fome e da miséria, "não se trata de diminuir o número dos convidados para o banquete da vida, mas de aumentar a comida na mesa”, como já nos alertou o Papa Paulo VI (cf. Homilia de João Paulo II em Puebla, 1979).
       A Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil e realizada concomitantemente à Rio +20, tem a importante tarefa de reafirmar a responsabilidade dos dirigentes das nações pelas graves consequências de uma opção equivocada, ao subjugar o desenvolvimento econômico ao domínio do mercado e do lucro, desconsiderando tanto a natureza quanto a vida e a cultura dos povos.
A Igreja no Brasil, especialmente através da Campanha da Fraternidade, tem chamado constantemente a atenção para a destruição da natureza provocada por um desenvolvimento econômico predatório, alimentado por um sistema produtivo e um estilo de vida consumista, muitas vezes, também predatórios. As consequências são, dentre outras, o desmatamento, a contaminação e escassez da água e as mudanças climáticas. Os que mais sofrem os impactos de tudo isso são os pobres e excluídos.
       É imperioso que nos eduquemos para relações novas e éticas com o meio ambiente. Esta é uma meta imprescindível da Rio +20, que não deve desviar-se de sua real e concreta finalidade.
A Rio +20 indica uma resposta a essas questões com a chamada Economia verde. Se esta, em alguma medida, significa a privatização e a mercantilização dos bens naturais, como a água, os solos, o ar, as energias e a biodiversidade, então ela é eticamente inaceitável. Não podemos nos contentar com uma roupagem nova para proteger o insaciável mercado, que só tem olhos para o lucro, configurando-se como “lobo em pele de cordeiro” ao manter inalteradas as causas estruturais da crise ambiental.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB espera que, da Rio +20,  brote o compromisso  de construção de um “modelo de desenvolvimento alternativo, integral e solidário, baseado em uma ética que inclua a responsabilidade por uma autêntica ecologia natural e humana, que se fundamenta no evangelho da justiça, da solidariedade e do destino universal dos bens e que supere a lógica utilitarista e individualista, que não submete os poderes econômicos e tecnológicos a critérios éticos” (V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe – Documento de Aparecida n. 474c).
        Esse compromisso deve ser assumido por todos. Os cristãos, de modo especial, movidos pela solidariedade, que gera fraternidade e comunhão, são convocados a trabalhar pela preservação do meio ambiente e a colaborar na construção de uma sociedade justa, ecologicamente sustentável.
Que Deus, o Criador de todas as coisas, se digne abençoar seus filhos e filhas nesta nobre missão de “cultivar e guardar” a terra, lugar de vida para todos (cf. Gn 2,15).
       
                                           Brasília, 19 de junho de 2012
 
                                          Cardeal Raymundo Damasceno Assis
                                                Arcebispo de Aparecida
                                                   Presidente da CNBB

                                          Dom José Belisário da Silva
                                               Arcebispo de São Luís do Maranhão
                                                    Vice-Presidente da CNBB

                                         Dom Leonardo Ulrich Steiner
                                               Bispo Auxiliar de Brasília
                                               Secretário Geral da CNBB

                                       http://www.cnbb.org.br/site/

Festa Junina

  

         O nosso arraiá está precisando de voluntários para ajudar nas barraquinhas. Você gostaria de colaborar? Basta deixar o nome e o número de telefone na secretaria. O arraiá acontece sempre aos sábados e domingos durante o mês de junho. Gostaria de doar um prato de bolo, doce ou salgado para a festa? É só entregar diretamente na barraquinha.

Campanha do óleo reciclado e da nota fiscal

          Continuamos arrecadando óleo de cozinha usado e as notas fiscais sem o CPF. Traga o óleo numa embalagem de plástico ou vidro e deposite-o num recipiente ao lado da secretaria. As notas fiscais podem ser colocadas numa urna na secretaria.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Campanha colhe assinaturas pela aprovação do Estatuto do Nascituro


      O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto - intensifica a coleta de assinaturas para a aprovação do Estatuto do Nascituro. As entidades que integram o movimento, como a Pastoral da Família, estão engajadas na mobilização que visa a defesa da vida humana, desde a concepção.
        A campanha pretende entregar ao presidente da Câmara Federal as assinaturas que exigem a aprovação do Estatuto do Nascituro.  “A aprovação desta lei que é muito importante para garantir os direitos do bebê em gestação, desde o primeiro instante de vida, ou seja, desde a concepção”, explica Jaime Ferreira Lopes, vice-presidente do Movimento. A iniciativa tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
       Atualmente, o projeto do Estatuto do Nascituro segue tramitando nas comissões internas da Câmara. A coleta de assinaturas está sendo realizada no site do Movimento (www.brasilsemaborto.com.br), mas também pode ser baixada no mesmo endereço a lista impressa para ser preenchida pelas pessoas que não tem acesso à internet. Esta lista deve ser devolvida via Correio para a sede do Movimento, em Brasília.

                                                         www.cnbb.org.br

Quadrilha do TLC Aparecida leva descontração à Festa Junina




         No domingo (dia 11), jovens do  Movimento TLC ( Treinamento de Liderança Cristã)  de   nossa paróquia  apresentaram a  junção da tradicional quadrilha com músicas e temas atuais. A inovação agradou a todos, mostrando a criatividade e desinibição desse grupo que assumiu em suas vidas a presença de Cristo, prometendo ser sal da terra e luz no mundo.





terça-feira, 12 de junho de 2012

Solenidade de Corpus Christi na Aparecida


          A chuva que caiu na quinta-feira (dia 7) atrapalhou as comemorações da festa em honra ao “Corpo de Cristo”. Mesmo assim, fiéis compareceram às missas das 16h e 18h, celebradas no interior da igreja. No domingo subsequente (dia 10), algumas pastorais, grupos e movimentos uniram-se para a confecção dos tapetes aproveitando uma melhora no tempo, que piorou, voltando a chover, logo após a procissão. Mais uma vez os paroquianos doaram alimentos e roupas aos necessitados, num gesto concreto de partilha, expostos no tapete solidário.



terça-feira, 5 de junho de 2012

Programação da Festa de Corpus Christi

*Missa da saúde às 16h

*Missa campal às 18h,  seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento

*Confecção de tapetes ao redor da praça- Monte uma equipe e inscreva-se na secretaria. Não se esqueça de trazer materiais para ajudar-nos a confeccioná-los.

*O tapete solidário será montado com a sua doação de alimentos e agasalhos.

*Barracas de lanches, doces, salgados e quermesse após a procissão,  com apresentação musical da Banda Católica Essência do Louvor. Você quer colaborar doando algum prato de bolo, doce ou salgado? É só entregar no dia diretamente nas barracas. Agradecemos desde já!

*Durante todo o dia o Santíssimo ficará exposto.

Significado da Festa de Corpus Christi, celebrada nesta Quinta

  
      Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
      A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
      Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
       "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
          Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

                                                           Origem da Celebração
          A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
          Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
          A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

          No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
          A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
          A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
          Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

                        http://www.blogpaulinos.com/2012/06/corpus-christi.html

Curso de artesanato

       A paróquia está com inscrições abertas para o curso de artesanato: bijuterias, chaveiros, chaveiros, chinelo em pedraria, bordado em tecido xadrez e fuxico. As inscrições poderão ser feitas na secretaria paroquial. O curso é gratuito.
      

Ginástica na comunidade

        Venha se exercitar e deixar a saúde em dia! A ginástica acontece aos sábados, das 8 às 9h,  na área de eventos. É só procurar os professores de Educação Física Henrique e Isabella, mas traga também o atestado médico.
         Participe!

Apresentação da Quadrilha Junina Tia Bola

        No domingo, dia 03/06, foi a vez de apreciarmos o show da Quadrilha Junina Tia Bola,  inspirada  na cultura e tradição do povo nordestino. Desde a sua fundação em 2007 vem recebendo, além de elogios, vários prêmios. No ano passado recebeu os títulos de “Quadrilha Junina Campeã no Estado de São Paulo”  e “Melhor Casal de Noivos no Estado de São Paulo” na cidade de Queluz;  quadrilha campeã no concurso de Dança Folclórica no Cubatão Danado de Bom.

 




Noite do Caldo Verde e do Rancho Verde Gaio

        Marcando o início dos festejos juninos em nossa paróquia, tivemos no sábado (dia 02/06) o tradicional caldo verde acompanhado da belíssima apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio  do Centro Português de Santos. Mais uma vez a comunidade  esteve presente para prestigiar e se divertir, além de apreciar os quitutes típicos dessa época.