sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pe.Carlos celebra últimas missas na paróquia


             No próximo domingo (dia 30)  nosso querido padre celebrará duas missas em nossa paróquia,  encerrando sua trajetória enquanto pároco. Elas ocorrerão às 9h e 19h, sendo suspensas as que aconteceriam em outros horários. Nesses dois momentos preparemo-nos para expressar todo o carinho, amor e amizade àquele que realmente se preocupou com o bem estar dos fiéis, inclusive neste momento dificílimo. Além de exercer suas funções sacerdotais, participou ativamente na implantação de vários projetos sociais que desafogaram os órgãos da prefeitura  local, fazendo com  que as pessoas, ao procurá-los, se aproximassem  mais de Deus, percebendo que Ele jamais as abandonaria. Embora todos nós, leigos, continuemos a frequentar a paróquia, sabemos que essas conquistas se perderão, pois é necessário alguém de pulso forte e coração tranquilo, com grande poder de comunicação para convencer  profissionais que se destacam  na nossa sociedade a servirem gratuitamente. 
                    Podemos afirmar que Jesus viveu em nossa comunidade.

                                                        Vera Helena Ribas dos Santos
                                           Coordenadora da Pastoral da Comunicação

Bento XVI convida cristãos a serem testemunhas convictas e corajosas

      Ao meio-dia da última quarta-feira, 26 de dezembro, Bento XVI assomou à janela de seus aposentos – que dá para a Praça São Pedro – para a oração do Angelus.
      A exemplo de Santo Estevão, "dar um testemunho convicto e corajoso": foi o convite do Pontífice, na oração mariana, a todos os cristãos.
      "Primeiro mártir", "homem cheio de graça", o diácono Santo Estevão "operou, falou e morreu animado pelo Espírito Santo, testemunhando o amor de Cristo até o extremo sacrifício", realizando plenamente – recordou Bento XVI – a promessa de Jesus àqueles "fiéis chamados a dar testemunho em circunstâncias difíceis e perigosas, não serão abandonados e indefesos". Toda a vida de Santo Estevão "é inteiramente plasmada por Deus, conformada a Cristo", e, como Ele, soube perdoar os seus inimigos: "Senhor – pediu no momento da morte –, não lhe impute este pecado".
      "Deixar-se atrair por Cristo, como fez Santo Estevão, significa abrir a própria vida à luz que a evoca, a orienta e a faz percorrer o caminho do bem, o caminho de uma humanidade segundo o desígnio de amor de Deus."
      Santo Estevão "modelo para todos aqueles que querem colocar-se a serviço da nova evangelização".
      "Ele demonstra que a novidade do anúncio não consiste primariamente no uso de métodos ou técnicas originais, que certamente têm a sua utilidade, mas no ser repleto do Espírito Santo e deixar-se conduzir por Ele."
      E, portanto, "a novidade do anúncio está na profundidade da imersão no mistério de Cristo, na assimilação da sua Palavra..."
      "Substancialmente, o evangelizador torna-se capaz de levar Cristo aos outros de modo eficaz quando vive de Cristo, quando a novidade do Evangelho se manifesta em sua própria vida."
       Em seguida, o Papa fez uma invocação a Nossa Senhora: 
       "Rezemos à Virgem Maria, a fim de que a Igreja, neste Ano da Fé, veja multiplicarem-se os homens e as mulheres que, como Santo Estevão, sabem dar um testemunho convicto e corajoso do Senhor Jesus."
       Após a oração mariana, o Pontífice saudou, em várias línguas, os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro e a todos desejou "uma boa festa, na luz e na paz do Natal do Senhor".
       Eis o que disse na saudação aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa:
       "Com afeto, saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, desejando que esta vinda a Roma encha de paz e alegria natalícia os vossos corações, com uma viva adesão a Cristo como fez Santo Estêvão: Confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! De coração vos agradeço e abençoo."
       O Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção apostólica.

                           Qui, 27 de Dezembro de 2012 07:23 por: CNBB/RADIOVATICANO


Última missa de Natal de padre que será transferido emociona fiéis

Última missa de Natal de padre que será transferido emociona fiéis

Padre sairá da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos.
Ele será transferido, em janeiro de 2013, para paróquia em Cubatão (SP).

      A Missa de Natal realizada nesta segunda-feira (25) pelo Padre Carlos Miranda, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo, emocionou os fiéis. Foi a última celebração natalina realizada pelo religioso que assume, em janeiro de 2013, a paróquia Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão (SP).
      A igreja ficou lotada e um salão que fica ao lado precisou ser usado para que todos pudessem acompanhar a tradicional celebração, que representa a comemoração da vida e do nascimento de Jesus Cristo. Antigamente, a celebração se chamava Missa do Galo, mas hoje é conhecida como Missa de Natal.
      A celebração é uma das mais importantes do calendário católico. Para o despachante José Paulo, participar desse momento é muito importante. "O nome já diz. É Natal. O nascimento de Cristo. Para todos os católicos é a missa mais importante depois da Páscoa", disse ele.
      A dona de casa Mara Paula da Silva foi com as filhas assistir à celebração. "É a presença de Jesus no meio de nós. Vivo e que nasce para nós todos com o coração aberto e cheio de amor e paz para o mundo todo. É só as pessoas ficarem com o coração aberto para recebê-lo", falou.
      O padre Carlos Miranda, responsável pela paróquia, conta que a missa representa o início de um novo tempo. "Para nós, cristãos e católicos, hoje é Natal e inicia-se um novo tempo na liturgia da igreja. É um tempo muito especial, de graças e de bençãos, no qual nós contemplamos o amor do nosso Deus que se faz ser humano e vem ao nosso encontro para nos salvar e nos resgatar. E tudo começa com esse Jesus, nascido da Virgem Maria", explicou.
      O padre também comenta que, para ele, essa celebração é especial. "Nós estamos celebrando com a paróquia de Nossa Senhora Aparecida esta última celebração do Natal do Senhor. Mas confiamos que em outra oportunidade nós voltaremos à comunidade sempre com muita alegria e carinho. Quero agradecer ao bom Deus por tudo aquilo que pude viver ao longo de praticamente 15 anos. Para mim é uma grande alegria, emoção e meu coração está plenamente agradecido", disse.

                                      www. g1.globo.com/santos

          Acessem  o site acima  e vejam o video do Jornal da Tribuna do dia 25 às 12h15.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Missas de Natal

      
         A missa da noite de Natal será celebrada no dia 24 (segunda-feira) ás 19h30. Haverá serviço de telão na área de eventos. A missa do dia de Natal será celebrada no dia 25 (terça-feira) às 18h30. Traga a imagem do Menino Jesus para ser abençoada no dia 24 ou no dia 25. Juntos celebremos com amor e fé a festa do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo.

ATIVIDADES PAROQUIAIS

*Arrecadação de alimentos
      Informamos que, em virtude das chuvas intensas, a arrecadação de alimentos na região do BNH foi transferida para o dia 22(sábado) às 9h.

*Ação entre amigos
      Que tal concorrer a um lindo presépio com 10 peças? O bilhete custa apenas $3,00 e pode ser adquirido na secretaria paroquial.

*Feirinha de Natal
            Confira as lindas lembranças e presentes preparados com muito carinho e bom gosto. A feirinha de Natal acontece na área de eventos e vai até o dia 23 de dezembro.

"É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana", diz Bento XVI

       Foi publicado, na quinta-feira, 20 de dezembro, no jornal londrino "Financial Times" um artigo do papa Bento XVI sobre a celebração do Natal em tempos de austeridade e o compromisso dos cristãos na transformação do mundo.
      Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o artigo do Papa nasce de um pedido da redação desse jornal inglês que se baseando no último livro de Bento XVI sobre a infância de Jesus, pediu ao Pontífice uma reflexão sobre o Natal.
     "O nascimento de Cristo nos desafia a repensar as nossas prioridades, os nossos valores e o nosso modo de vida. Sendo um tempo de grande alegria, o Natal é também ocasião para uma profunda reflexão, um exame de consciência", ressalta o Papa na mensagem.
       Bento XVI recorda que este ano significou privações econômicas para muitas pessoas e com a cena do presépio podemos aprender uma lição de humildade, pobreza e simplicidade.
      "O Natal pode ser um tempo em que aprendemos a ler o Evangelho, a conhecer Jesus não somente como o Menino da manjedoura, mas como aquele no qual reconhecemos o Deus que se fez carne", destaca ainda o Pontífice.
       "É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana e seu envolvimento nos assuntos do mundo. Os cristãos não devem fugir mundo, mas comprometer-se nele. O seu envolvimento na política e na economia deve transcender todas as formas de ideologia", sublinha Bento XVI.
        "Quando os cristãos se recusam a inclinar-se aos falsos deuses propostos em nossos tempos, não é por causa de uma visão do mundo antiquada, mas porque estão livres de amarras das ideologias e animados por uma nobre visão do destino humano", observa o Pontífice.
        O Santo Padre recorda que "os cristãos combatem a pobreza porque reconhecem a suprema dignidade de todo ser humano, criado à imagem de Deus e destinado à vida eterna. Os cristãos condenam a ganância e exploração na certeza de que a generosidade e o amor ensinados por Jesus são o caminho que leva à plenitude da vida. A fé cristã convida a promover a paz e a justiça para todos". 
          O Papa ressalta em seu artigo que o nascimento de Jesus "marca o fim da antiga ordem". "Agora, há um novo rei, que não confia na força das armas, mas no poder do amor. Da manjedoura, Cristo nos chama a viver como cidadãos de seu reino celestial, um reino que todas as pessoas de boa vontade podem ajudar a construir aqui na terra", conclui Bento XVI.

                                              Sex, 21 de dezembro de 2012 09:02
                                                           por: cnbb


1






segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Novena de Natal




              Juntos nos prepararemos para celebrar o Natal do Senhor Jesus. A novena terá início dia 15 (sábado),  às 19h, na igreja. Participe, traga a sua família e convide amigos.

Vigília das Mães

       O grupo de oração Rainha da Paz convida a todos para a última Vigília das Mães. Acontecerá dia 14 (sexta-feira) com a bênção do Santíssimo Sacramento. Traga produtos de higiene pessoal para serem doados à Pastoral Carcerária da Diocese.

Missa de Louvor

   
     O grupo de oração Nossa Senhora Aparecida convida a todos para a última missa de louvor deste ano que será presidida pelo Pe.Carlos. Será dia 11(terça-feira) às 20h. Traga alimentos para serem doados às famílias necessitadas. Vamos juntos louvar e bendizer o Senhor pelas suas maravilhas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Arrecadação de alimentos

 
       Haverá arrecadação de alimentos em prol das famílias necessitadas nos dias 8 e 9 na região do BNH.  Membros da paróquia, devidamente identificados, irão recolher as doações. Cuidado com os golpistas!
          Desde já agradecemos pela ajuda!

Ordenação diaconal


      A Diocese de Santos se alegra com a ordenação diaconal do seminarista Wagner.  Acontecerá no próximo sábado, dia 8, às 9h da manhã na Catedral. Rezemos por este jovem em sua entrega generosa ao chamado de Deus.

Apostolado da Oração

         
           Hora Santa nesta quinta-feira, dia 6, às 15h com a bênção do Santíssimo Sacramento. Missa nesta sexta-feira, dia 7, às 18h30.
        “ Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.”

Creio no Deus que vem

      Iniciamos a celebração do Advento dentro do Ano da Fé. A qual “Mistério da fé” nos referimos neste tempo litúrgico? Penso que poderíamos resumir os vários aspectos da nossa fé, implicados no Advento, com esta afirmação: “creio no Deus que vem”.
      Nosso Deus não é estático, nem imóvel ou fechado em si mesmo. A criação do mundo já revelou que ele “saiu de si mesmo”, expandiu a sua glória e imprimiu sua sabedoria em incontáveis obras, dando-lhes o ser e a dinâmica própria. E veio ao encontro do homem, criatura que ama mais que todas, pois nela imprimiu “sua imagem e semelhança”, dando-se a conhecer a ele, dialogando com o homem e chamando-o a ser seu cooperador e amigo.
      O Deus em quem nós cremos, portanto, não é simplesmente abstrato, distante, incognoscível. Ele é, sim, o Deus grande e misterioso, que supera tudo o que possamos pensar e dizer com palavras e conceitos humanos; mas não é inacessível, ausente, desconhecido. É o Deus sábio, providente, atraente e amoroso que, de muitas formas, deu-se a conhecer ao homem.
      Cremos no Deus fiel, que promete e cumpre; pode o homem falhar e ser infiel ao seu pacto com Deus; mas Deus fala e cumpre, pois é verdadeiro não só no existir, mas também no agir. Num mundo de aparências e dissimulações, de deslealdades e mentiras, parece até impossível que alguém não seja assim. Mas nosso Deus é veraz e totalmente digno de confiança.
      Cremos no Deus que se tornou próximo de nós por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem por meio da Virgem Maria: em Jesus Cristo, cujo nascimento recordaremos novamente no Natal, Deus aproximou-se de maneira inimaginável do homem, assumiu a nossa frágil condição para estar ao nosso lado, falar-nos humanamente, ouvir nossos gemidos, mostrar-nos o caminho do acesso a ele e comunicar sua Santidade à nossa humana e pecadora natureza.
      O Natal celebra um Mistério da fé tão grande, que aos homens parece impossível ser verdadeiro; sábios e entendidos ficam confusos e permanecem descrentes; mas os pequenos e humildes se alegram, pois são capazes de compreender que aquilo que não é possível ao homem, a Deus é possível!
     Cremos no Deus que virá. Nossa fé nos fala de Deus como aquele que nunca está ausente da vida do homem e do mundo, mas tem seu olhar continuamente voltado para a “obra da sua sabedoria”. Nada mais contrário à nossa fé católica, que imaginar um Deus de braços cruzados, ausente, distraído e desinteressado das coisas que não são Deus. Mesmo deixando a liberdade e a autonomia às coisas criadas, Deus as acompanha com seu olhar providente, continuamente voltado para nós e para tudo o que criou com amor; um olhar amoroso e continuamente criador que, se fosse desviado por um instante, deixaria as coisas caírem novamente no seu nada.
      O Advento também nos fala do “Deus que virá”; a seu encontro nós vamos, passo a passo, para estar com ele definitivamente no final de nossa vida. Por isso, a Liturgia do Advento nos chama à vigilância, para não nos distrairmos ao longo da vida, nem perdermos o rumo e a grande meta do caminho, que é o encontro definitivo com Deus e a felicidade sem fim.
       Esta vida é, para nós, o tempo de realizarmos o bem e de correspondermos ao amor do Deus que vem, optando livremente por ele; e assim, deixando-nos atrair e envolver por ele, vivendo entre as coisas que passam, busquemos continuamente as que não passam.
                                                            Cardeal Odilo Pedro Scherer
                                                             Arcebispo de São Paulo (SP)
                                                         Qua, 05 de Dezembro de 2012 12:40
                                                                           por: cnbb

Fiéis 'invadem' a Câmara de Santos para pedir permanência de padre


Dezenas de pessoas pedem apoio da Câmara para anular transferência.
Fiéis reuniram 14 mil assinaturas contra decisão de bispo diocesano.

       Dezenas de pessoas se reuniram na noite desta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de Santos pedindo ajuda dos vereadores da cidade para que o padre Carlos Miranda Alves continue na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
      Os fiéis da igreja participaram de uma sessão na Câmara e se espalharam pelas galerias. Eles utilizaram cartazes, faixas, fitas e camisas com a imagem do padre. Está é mais uma das diversas manifestações do movimento denominado “"Fica, Padre", realizadas pelo grupo desde que houve o anúncio de que o padre seria transferido. O pároco segue presidindo as missas até o dia 31 de dezembro na Aparecida, e no dia 15 de janeiro assume a Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão.
       Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entregue ao presidente do Legislativo e ficou sob a mesa diretora. Um representante da paróquia falou no plenário e pediu apoio aos vereadores. Os fiéis estão colhendo assinaturas para tentar impedir a transferência e levarão o documento para Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos. Eles já conseguiram reunir mais de 14 mil assinaturas para que o padre permaneça na paróqui

                                                                      http://g1.globo.com                                                                                                                              Foto: Reprodução/TV Tribuna