terça-feira, 11 de junho de 2013

Nomeação do padre João Chungath

Parabenizamos o nosso pároco João Chungath pela sua nomeação como assistente eclesial diocesano da Comissão Diocesana para Vida e Família, e desejamos desde já sucesso nessa nova atribuição.

Infância Missionária em ação

Quem passou pelas imediações da praça Nossa Senhora Aparecida neste último sábado dia 08/06, foi surpreendido pela abordagem de jovens que chamavam a atenção de todos que por alí passavam, para o sério problema na nossa sociedade que é o da criança de rua ou abandonada.
Esse grupo de jovens sob o acompanhamento de um orientador Sr. José Carlos, decide um tema a ser abordado, realiza exaustivas pesquisas a respeito do assunto, elabora material ilustrativo do tema e trimestralmente os expõe em locais públicos, com o objetivo de chamar a atenção da população para problemas reais da nossa época.
Os integrantes do grupo Igor e Gabrielly, esclareceram que expor em locais públicos problemas como fome, saúde pública e crianças de rua, é uma forma de evangelizar e permitir uma reflexão sobre esses problemas, tão reais em nossos dias, sempre sob o enfoque dos ensinamentos de Cristo.
Para enfatizar mais a mensagem para a população que por alí passava, os jovens se caracterizaram como crianças abandonadas mesmo, camisas rasgadas, calças e shorts furados e até mesmo maquiagem simulando sujeira, foram alguns dos artifícios utilizados.


A equipe da infância missionária é composta de 15 integrantes, poré participaram desse evento o Igor, Gabrielly, Beatriz, Gabriel, Larissa Nunes, Larissa Lopes, Eduardo, Vitória, Janaína, Diogo e Jaqueline.
Os cartazes elaborados pelo grupo, ilustravam diversos aspectos da situação das crianças abandonadas, mas também desafiaram as pessoas que se aproximaram com perguntas e afirmações tais como:
 
O MUNDO É BASEADO EM NOSSOS ATOS.
 
O PRECONCEITO É UMA DOENÇA DO CÉREBRO.
 
A CRUEL REALIDADE DA VIDA. PORQUE O MUNDO É ASSIM?
 
A RESPONSABILIDADE É DE QUEM?
 
 
E SE FOSSE COM VOCÊ, AJUDARIA?
 
HÁ MUITAS CRIANÇAS PRECISANDO DE SUA AJUDA.
 
 

quinta-feira, 6 de junho de 2013

A hipocrisia é a linguagem da corrupção, diz o Papa Francisco


VATICANO, 05 Jun. 13 / 10:00 am (ACI/EWTN Noticias).

Na Missa que presidiu na manhã de ontem na Casa Santa Marta, o Papa Francisco assinalou que os cristãos não utilizam uma “linguagem socialmente educada”, propensa à hipocrisia, mas são porta-vozes da verdade do Evangelho com a mesma transparência das crianças.

A hipocrisia é a linguagem preferida dos corruptos. A cena evangélica do tributo a César, e a pergunta trapaceira dos fariseus e dos partidários de Herodes a Cristo sobre a legitimidade daquele tributo, deu ao Papa motivo para sua reflexão de hoje em continuidade com a homilia da segunda-feira.

A intenção com a que se aproximam de Jesus, afirmou, é a de fazê-lo “cair na armadilha”. A pergunta se é lícito ou não pagar o imposto a Cesar é exposta “com palavras suaves, com palavras belas, com palavras ‘adocicadas’”. “Pretendem –adicionou– mostrar-se amigáveis”. Mas tudo é falso. Porque, explicou Francisco, “eles não amam a verdade, mas somente a si mesmos e assim tentam enganar, envolver os outros na mentira. Têm o coração mentiroso, não podem dizer a verdade”.

“A hipocrisia é precisamente a linguagem da corrupção. Quando Jesus fala a seus discípulos diz que seu modo de falar deve ser ‘sim, sim’ ou ‘não, não’. Porque a hipocrisia não fala a verdade, porque a verdade não está nunca sozinha: está sempre com o amor. Não há verdade sem amor. O amor é a primeira verdade. Se não houver amor, não há verdade. Estes querem uma verdade escrava dos próprios interesses. Podemos dizer que há um amor: mas é o amor de si mesmos, o amor a si mesmos. Aquela idolatria narcisista que os leva a trair os outros, os leva aos abusos da confiança”.
A linguagem que parece ser “persuasiva”, insistiu o Bispo de Roma, leva “ao erro e à mentira”. O Pontífice fez notar que aqueles que “pareciam tão amáveis com Jesus, foram os mesmos que na quinta-feira à noite o capturaram no Horto das Oliveiras, e na sexta-feira o levaram ante Pilatos”. Jesus pede aos que o seguem exatamente o contrário, a linguagem do “sim, sim, não, não”, uma “palavra de verdade e com amor”:

“E a mansidão que Jesus quer de nós não tem nada a ver com esta adulação, nada a ver com esta forma “açucarada” de avançar. Nada! A mansidão é simples; é como aquela de uma criança. E uma criança não é hipócrita, porque não é corrupta. Quando Jesus nos diz: Quando disserem «sim», que seja sim, e quando disserem «não», que seja não! com espírito de crianças, refere-se ao contrário da forma de falar destes”.

A última consideração do Santo Padre se referiu a uma “certa fraqueza interior”, estimulada pela “vaidade”, que faz com que, constatou, “gostemos que digam coisas boas de nós”. Os “corruptos sabem disso e tentam nos enfraquecer com essa linguagem”.

“Pensemos bem: qual é a nossa linguagem hoje? Falamos com verdade, com amor, ou falamos um pouco com aquela linguagem social de seres educados, também dizendo coisas belas, mas que não sentimos? Que nosso falar seja evangélico, irmãos! Estes hipócritas que começam com a adulação acabam procurando falsas testemunhas para acusar aqueles que tinham adulado. Peçamos hoje ao Senhor que o nosso modo de falar seja simples como o das crianças, como o dos filhos de Deus, falar na verdade do amor”, concluiu o Santo Padre.

Concelebrou com o Papa o Padre Hans Zollner, do Instituto de Psicologia da Universidade Gregoriana, presidente do comitê organizador do Simpósio “Para a cura e a renovação” (2012) e um dos fundadores do Centro para a Proteção de Menores que a Pontifícia Universidade Gregoriana instituiu em Múnich, Alemanha. Ao final da Missa, Francisco encontrou com o Padre Zollner e reiterou o seu desejo que se continue a luta contra os abusos na Igreja.

Fonte: Bíblia Católica.

Dezenas de fiéis participam da confecção de tapetes do Corpus Christi na região

De A Tribuna On-line

Atualizado às 18h27

A tradição milenar de celebrar o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, após 60 dias do domingo de Páscoa, se repetiu nesta quinta-feira nas igrejas da Baixada Santista, com muita cor, criatividade e, principalmente, devoção.

Mesmo com o tempo instável, ameaçando chuva, os fiéis não deixaram de confeccionar os emblemáticos tapetes de Corpus Christi em frente às suas paróquias, e marcar presença nas missas e procissões alusivas à data.

Na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, em Santos, as atividades ocorreram o dia inteiro, sem interrupção. Representantes de 42 duas pastorais trabalharam incessantemente.

Para repor as energias, eles contavam com a solidariedade do pároco John Chungath, que distribuiu um monte de quitutes aos obreiros presentes – até mesmo àqueles que estavam com as mãos ocupadas. Esses ganharam na boquinha os tira-gostos oferecidos pelo padre. “É um mimo pra quem está aqui, dando esta demonstração de amor e de respeito pelo corpo de Cristo”, repetia Chungath.

Na Igreja Matriz de Guarujá, em Pitangueiras, o tempo feio também não desanimou os fiéis; assim como na Igreja Sagrado Coração de Maria, no Gonzaga, em Santos. Dezenas de tapetes enfeitaram as portas das duas paróquias, a despeito do frio, do vento e do céu encoberto.

Mas ambas tinham um plano B caso a chuva aparecesse. Na Igreja Matriz, a cobertura montada ao lado da paróquia para os festejos juninos era a garantia de que a data não passaria em branco.

Já na Igreja Coração de Maria, os tapetes também embelezaram o interior da abadia, de modo a assegurar a festa, independentemente da vontade de São Pedro. “Trata-se de um momento de união da comunidade, por meio da arte e do trabalho voluntário, e que não pode ficar comprometido”, argumentava o pároco, Cláudio Scherer.

 
 




terça-feira, 4 de junho de 2013

Reunião do CPP

     Informamos a todos os coordenadores e vice-coordenadores das pastorais, grupos e movimentos, que compareçam na reunião do CPP que acontecerá no dia 06/06 às 20:00 hrs no Salão Paroquial.

Programação do apostolado da oração

Hora Santa dia 06/06 (quinta-feira) às 15 horas.
Missa do Sagrado Coração de Jesus dia 07/06 (sexta-feira) às 18:30 horas.

Ministério de dança

     Estão abertas as inscrições para participar do ministério de dança, visando sobretudo as celebrações e outros festejos de nossa paróquia. Se você possui mais do que 8 (oito) anos e gosta de dançar, procure a secretaria paroquial acompanhado (a) de um responsável até o dia 30/06 e se inscreva.

Noite do caldo verde

     No último sádado dia 01/06/13, aconteceu na área de eventos da paróquia a esperada noite do caldo verde, inaugurando dessa forma a quermesse da Aparecida que se prolongará até o dia 30/06, com variada programação envolvendo, apresentação de grupos folclóricos, quadrilhas e grupos musicais, conforme programação abaixo:

DATA
EVENTOS
01/06
Noite do caldo verde – Show do Verde Gaio
02/06
Quadrilha da Tia Bola
08/06
Dança de Salão com professores da APP
09/06
Quadrilha da Tia Valdelice
16/06
Quadrilha dos casais do Encontro Matrimonial
23/06
Quadrilha dos coroinhas
29/06
Quadrilha do TLC
30/06
Show da Banda Esquentanejo

     A noite do caldo verde foi muito concorrida, pois também contou com a apresentação do grupo folclórico português Verde Gaio, que com suas músicas e danças típicas trouxe mais brilho a uma noite que já se mostrava bem saborosa.





Festa de Corpus Christi

     A comemoração da festa de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pode mais uma vez contar com a mobilização e envolvimento das diversas pastorais, grupos e movimentos, na confecção dos tão esperados tapetes comemorativos nessa data tão importante.


     Como em outros anos, essa tradição popular abordou temas como a importância da eucaristia na vida de todo católico, além de referências ao Ano da Fé decretado pelo Papa Emérito Bento XVI em 2012 e da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho na cidade do Rio de Janeiro.


     O capricho dispensado na montagem dos tapetes, exigiu a dedicação das equipes por todo o período da manhã e ainda parte da tarde, quando então todos os tapetes ficaram prontos para servir de passarela para a procissão de Corpus Christi.


     Outra iniciativa da comunidade foi a montagem do tapete solidário, que se constitui na coleta de alimentos para serem doados as famílias assistidas pelas pastorais sociais da comunidade.


     Para encerrar os festejos de Corpus Christi, foi celebrada missa campal seguida de procissão, na qual o próprio Cristo Eucarístico vai a frente do povo, que o segue com devoção e adoração.