domingo, 12 de junho de 2011

Diocese comemora o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais

     O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração do gênero decidida pelo Concílio Vaticano II e é celebrado na maioria dos países no domingo que antecede à solenidade de Pentecostes.
     Com o tema ‘Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital’, celebrou-se domingo, 5 de junho, o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na mensagem referente a esse dia,o Papa Bento XVI falou de um conjunto de ferramentas que “mudaram o modo de comunicar” e provocaram uma “ampla mudança cultural”, na qual os cristãos se devem saber inserir “com criatividade consciente e responsável”.
     A Diocese de Santos comemorou essa data com missa presidida pelo Pe. Eniroque Ballerini e o diácono Reinaldo Flor de Souza, na Paróquia São Judas Tadeu no Casqueiro (Cubatão), sendo transmitida pela TV Santa Cecília. Agentes da Pastoral da Comunicação de várias paróquias participaram da celebração, cientes do seu papel de evangelizadores nos meios de comunicação social. Ao final, confraternizaram-se num maravilhoso café da manhã oferecido pelos paroquianos.
     Na nossa paróquia também foi comemorada com uma profunda reflexão sobre o tema, proferida pelo Pe. Carlos durante a homilia e a participação da PASCOM nos ritos da missa.
     A Pastoral da Comunicação é uma pastoral específica dentro da Igreja, com orientações e documentos do Vaticano e do Pontifício Conselho para as Comunicações, que se ocupa dessa missão.
     Os bispos do Brasil definiram a PASCOM como a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade( CNBB, 1977, n.244).
     A PASCOM é chamada a ser ‘integradora’ das pastorais. Neste sentido, ela tem características próprias: a integração no interno da Igreja, entre as pessoas, e no externo, entre as pastorais. Ela não se sobrepõe às demais pastorais, mas trabalha a visibilidade interna, envolvendo todas e proporcionando-lhes o conhecimento da realidade; externamente, divulga as ações para a sociedade ( Puntel; Corazza, 2007, p.92-93) .

0 comentários:

Postar um comentário