quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Dom Eugênio desempenhou papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo", afirma dom Damasceno

      Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, que esteve em retiro com o clero da arquidiocese de Aparecida (SP), divulgou nota de condolência pelo falecimento de dom Eugênio Sales.

           Leia a Nota:

      Como Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, desejo manifestar  ao povo de Deus da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro na pessoa de seu Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, e aos familiares, profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Eugênio de Araújo Sales.
      Deus seja louvado pelo dom de sua  vida e pelo fecundo ministério episcopal do querido irmão Dom Eugênio de Araújo Sales.
      Dom Eugênio desempenhou papel relevante na vida da Igreja no Brasil e no mundo: foi o iniciador da Campanha da Fraternidade; do Movimento de Educação de Base – MEB, que através da rádio, alfabetizou grande quantidade de pessoas, sobretudo, no nordeste brasileiro. Foi membro do Conselho Permanente da CNBB, como representante do Regional Leste 1 do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Departamento do Celam para Ação Social.  Colaborou estreitamente como membro de diversos Dicastérios da Cúria Romana,  com dois Papas, Paulo VI que o nomeou cardeal,  e com João Paulo II,  a quem acolheu, em suas visitas apostólicas, por três vezes, na cidade do Rio de Janeiro. Dom Eugênio participou de diversos Sínodos dos Bispos, e foi um dos três Presidentes do Sínodo Especial  para a América.
      Grande devoto de Nossa Senhora Aparecida, Dom Eugênio foi membro por vários anos  da Comissão Pró-Santuário Nacional. Iniciou e incentivou a Romaria anual da Arquidiocese do Rio de Janeiro ao Santuário de Aparecida, que continua até hoje e se tornou a maior romaria diocesana no Brasil.
      Numa palavra, Dom Eugênio realizou plenamente o seu lema episcopal, inspirado no texto da II Carta de Paulo aos Coríntios: “Gastarei e desgastarei toda a minha vida por vós” (II Cor 12,15).
Como o Apóstolo pode dizer: combati o bom combate até o fim e espero da misericórdia de Deus o prêmio eterno reservado àqueles que O amam e O servem nesta vida.

                                                    Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
                                                                Arcebispo de Aparecida, SP
                                                                      Presidente da CNBB
            
                     Qua, 11 de Julho de 2012 08:38  / Atualizado - Qua, 11 de Julho de 2012 08:56
                     por: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário