sexta-feira, 19 de julho de 2013

PASTORAL DA ESPERANÇA


Um cheirinho saboroso de comidinha caseira aliada a uma intensa alegria e temperada com sorrisos de satisfação. Essa cena se repete todas as quintas feiras nos últimos 15 anos em nossa paróquia.
E o que pode ser! Um curso de cozinha? Não. Preparação para um banquete? Não. É a pastoral da esperança se preparando para levar alimento saboroso, quentinho e nutritivo para as pessoas esquecidas de nossa sociedade e que moram nas ruas de nossa cidade.

A pastoral da esperança é composta por 25 missionários divididos em duas equipes, uma responsável por preparar o alimento e acondiciona-lo nas marmitas (quentinhas). A outra equipe encarrega-se de leva-las ao público-alvo distribuído pelos bairros da Ponta da Praia, Estuário, Macuco, Encruzilhada, Vila Mathias e Centro.

Mas não pense que o trabalho desses missionários se limita apenas ao fornecimento do alimento, é muito mais que isso, é levar uma palavra de conforto, de amizade e de esperança, onde só havia esquecimento, desânimo e abandono. Essa turma dedicada realmente põe em prática os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, quanto a levar o alimento a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede, mas principalmente, procura demonstrar através do seu gesto que todos somos filhos do mesmo Pai, e que vivemos na dependência de sua generosa providência.
A atividade nessa pastoral começa muito antes da quinta-feira, quando os seus coordenadores seu Sérgio e Dona Cidinha, definem o prato a ser elaborado em vista dos mantimentos necessários para o preparo de pelo menos 250 marmitas, o que acarreta muitas vezes a solicitar doações aos paroquianos. De posse dos mantimentos necessários, a equipe se reúne por volta das 14 horas das quintas-feiras e inicia o preparo do alimento sempre com muita animação e alegria, muito embora todos estejam conscientes da seriedade desse trabalho. Entre 19:00  ou 19:300 horas, as marmitas já estão prontas e guardadas em grandes caixas de isopor para serem entregues aos irmãos que vivem nas ruas. Finalmente por volta das 21:30 horas, todos os carros já retornaram com suas caixas de isopor vazias, testemunhando que pelo menos 250 irmãos em estado de vulnerabilidade, que vivem em nossas ruas, puderam contar com a providência do Pai que lhes proporcionou o alimento.
Os membros da pastoral testemunham que na verdade eles recebem dos irmãos da rua muito mais do que dão. Não faltam exemplos de gratidão pelo alimento recebido, de solidariedade e fraternidade entre os próprios irmãos de rua, que muitas vezes se preocupam com alguém que está dormindo em outro ponto, e corre para avisá-lo para vir pegar a marmita. Percebemos ainda a preocupação de muitos desses irmãos com seus animais, partilhando o seu alimento com eles. Enfim é uma série de situações que enriquecem a qualquer um que queira participar dessa importante missão.
Para participar da pastoral da esperança, você pode ser um doador regular de mantimentos necessários à elaboração das marmitas, pode ainda participar da elaboração do alimento às tardes de quinta-feira e pode compor as equipes responsáveis pela distribuição das marmitas aos irmãos mais necessitados, basta entrar em contato com os coordenadores Sérgio e Cidinha.
Venha participar dessa você também, aproveite.

0 comentários:

Postar um comentário