sábado, 31 de março de 2012

Semana Santa - Programação

01/04 - Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor           
Dia Nacional da Coleta da Solidariedade – traga o envelope com a sua oferta como gesto concreto
*7h e 9h – Missas - com a bênção dos ramos
*17h          Missa com a bênção e a procissão dos ramos pelas ruas.
                Itinerário: saída da igreja, Av. Afonso Pena, R. João de Barros, R. Alfaia Rodrigues, Lacerda Franco, Liberdade, Pça Nossa Senhora Aparecida, igreja
                Não haverá missa às 19h.


02/04-Segunda-feira Santa       
 Via-Sacra com a concentração às 19h e saída às 19h30.
                Itinerário: R. Ana Pimentel, esquina com a Pedro Lessa, R. Amélia Leuchtemberg até a R. Equador
               
03/04-Terça-feira Santa
 Terço Doloroso na igreja às 20h

04/04-Quarta-feira Santa – Procissão do Encontro – concentrações nos locais abaixo descritos às
                 18h30 e saída às 119h.
                 Mulheres- Pça da imagem de Nossa Senhora no BNH
                 Itinerário: R. Alexandre Martins, Luiz Marques Gaspar, Alcides L.Alves, Jurubatuba,
                 Lacerda Franco, Nabuco de Araújo, Pça Nossa Senhora Aparecida e igreja.
                 Homens – Igreja São Jorge Mártir
                Itinerário:Pça Rubens Ferreira, R.João Luso, Particular Rinaldi, Av. Alm.Cochrane, Av.  Afonso Pena, R.Alexandre Martins, Liberdade, Pça Nossa Senhora Aparecida e igreja.

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade

         No próximo domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
         Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.
         
                                                                      http://www.cnbb.org.br

Vaticano: as cinzas dos defuntos não devem ser pulverizadas após a cremação

        A Livraria Editora Vaticano apresentou recentemente a segunda edição do Rito de exéquias, em que se sublinha que os católicos não devem pulverizar as cinzas de um defunto logo depois de ser cremado, já que essa prática, que está na moda atualmente, é contrária à fé cristã. As cinzas devem ser enterradas.
        Neste documento em italiano, que foi apresentado na sede da Rádio Vaticano, foram revisados todos os textos bíblicos e de oração, e se incluiu um apêndice dedicado inteiramente às exéquias no caso da cremação.
        Dom Angelo Lameri, do Escritório Litúrgico Nacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI), explicou que se colocou a cremação em um apêndice à parte para sublinhar o fato de que a Igreja, "embora não se oponha à cremação dos corpos quando não é  feita ‘in odium fidei’ (por ódio à fé), segue considerando que a sepultura do corpo dos defuntos é a forma mais adequada para expressar a fé na ressurreição da carne, assim como para favorecer a lembrança e a oração de sufrágio por parte de familiares e amigos".
        O texto também assinala que excepcionalmente, os ritos previstos na capela do cemitério ou diante da tumba podem ser celebrados também no mesmo lugar da cremação.
        Recomenda-se ademais o acompanhamento do féretro a este lugar. É de especial importância a afirmação que "a cremação se considera concluída quando se deposita a urna no cemitério".
        Tudo isto se deve porque embora algumas legislações permitam pulverizar as cinzas na natureza ou conservá-las em lugares diferentes do cemitério, "estas práticas produzem não poucas perplexidades sobre sua plena coerência com a fé cristã, sobretudo quando estas remetem a concepções panteístas ou naturalistas".
        Outra das novidades do rito das exéquias se refere ao momento da visita da família, que não se contemplava na edição anterior. Dom Lameri afirma a respeito que "para um sacerdote, um momento para compartilhar a dor, escutar os familiares afetados pelo luto, e conhecer alguns aspectos da vida da pessoa defunta com o fim de oferecer uma lembrança correta e personalizada durante a celebração das exéquias".
       Outra novidade é a sequência ritual, revisada e enriquecida, do momento de fechar o ataúde. Propõe-se textos adequados a diversas situações: para uma pessoa anciã, para uma pessoa jovem, para quem morreu inesperadamente.
       Uma nova adaptação permite agora pronunciar palavras de lembrança cristã do defunto no momento da despedida. Do mesmo modo, acrescentou-se uma ampla proposta de formulários para a oração dos fiéis.
       O novo Rito das exéquias quer ser também um instrumento para aprofundar na busca do sentido da morte.
       O Bispo Alceste Catella, Presidente da Comissão Episcopal para a liturgia da CEI, assinalou para concluir que "este livro testemunha a fé dos fiéis e o valor do respeito e da 'pietas' para com os defuntos, o respeito pelo corpo humano inclusive quando já não tem vida".
       "Testemunha a forte exigência de cultivar a memória, de ter um lugar certo no qual depor o cadáver ou as cinzas, na certeza profunda de que isto é autêntica fé e é autêntico humanismo", concluiu.

                                        Vaticano, 30 Mar. 12 / 03:24 pm (ACI/EWTN Noticias)
                                                               www.acidigital.com


Paroquianos oram pelos doentes e profissionais de saúde do PS da Zona Leste

         Portando cartazes e faixas, paroquianos saíram da igreja e foram em direção ao PS. No caminho juntaram-se às crianças e adolescentes do I.A.M. e partiram unidos para a oração na fé, “ a oração feita com fé salvará o doente, e o senhor o  levantará” (cf.Tg, 5,15).
          Conduzidos pelo Pe. Carlos, pediram a ação de Cristo na cura dos enfermos e  nos  procedimentos  da área de saúde realizados pelos  profissionais que ali atuam. Após, foram em caminhada ao Aquário Municipal de Santos, onde ao lado estava armada a Barraca Missionária.
                   
                           
                                   Os enfermos no seio da Igreja
             “Quem permanece por muito tempo próximo das pessoas que sofrem, conhece a angústia e as lágrimas, mas também o milagre da alegria, fruto do amor.” Com estas palavras, o Papa Bento XVI descreve uma experiência edificante no sofrimento. Na Igreja , os doentes evangelizam e recordam que a esperança repousa em Deus. Justamente no atrair sobre a situação de doença e sofrimento a ação do Ressuscitado e do se Espírito, reside a grande importância da Pastoral da Saúde. Um doente,  curado pela ação de Cristo por meio das ações da Igreja, constitui uma grande alegria na terra e no céu, é primícia de vida eterna. Que a saúde se difunda sobre a terra. (CF 2012)




sexta-feira, 30 de março de 2012

Barraca da Infância e Adolescência Missionária

        A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, no ano de 1843, com o propósito de ajudar a evangelizar crianças pobres da China, com seu lema “Criança evangelizando criança”. Em pouco tempo tornou-se mundialmente conhecido.
        Nossa paróquia não está fora desse movimento. No dia 24 de março, crianças missionárias foram à pça Nossa Senhora Aparecida e, aproveitando a CF2012, escolheram o tema “Saúde para todas as crianças do mundo” para evangelizar e oraram pela união em torno de uma problemática mundialmente conhecida, fazendo a parte deles. Cabe a nós, também, fazermos a nossa.
       No próximo mês a Infância e Adolescência Missionária (I.A.M.) estará na rua novamente, chamando a atenção para outro tipo de problema.
                 
                                         José Carlos de A.Gonçalves
                                 Assessor do I.A.M.- Aparecida de Santos


            

Palestra "Mitos e verdades da Terceira Idade"

               
          Aconteceu no dia 23 em consonância com a CF 2012, sendo realizada pelo Dr. Rubens Amaral  e o ator Alexandre Camilo que, de uma maneira bem humorada, representaram situações vivenciadas por pessoas nessa fase da vida. Interagindo constantemente com o público presente, abordaram memória e aprendizagem, trabalho, atividade física, sexualidade e outros.






terça-feira, 20 de março de 2012

Barraca Missionária

          
            O COMIPA, Conselho Missionário Paroquial, comunica que a Barraca Missionária será montada na Avenida Bartolomeu de Gusmão ao lado do Aquário Municipal  no dia 24 (sábado), das 15h às 17h30.  Serão distribuídos vários materiais para  evangelização.
             Junte-se a nós nessa iniciativa missionária!

Caminhada pela valorização do serviço público de saúde

    
        Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, a paróquia Nossa Senhora Aparecida  promoverá essa iniciativa muito especial, que envolverá  crianças, jovens e adultos. Será no próximo sábado, dia 24, com saída prevista para as 16h em frente ao Pronto Socorro Municipal da Zona Leste, onde será feito uma abraço simbólico e oração pelos doentes, funcionários e voluntários.

Mitos e verdades da Terceira Idade

 
          O Dr. Rubens Amaral, do programa Viver Bem, e o ator Alexandre Camilo convidam a todos para uma palestra especial sobre a Terceira Idade, aproveitando a motivação da Campanha da Fraternidade. Será nesta sexta-feira, dia 23, às 20h na área de eventos . Se possível, traga um quilo de alimento não perecível e participe conosco. É imperdível!

8 hábitos para uma vida mais saudável em 2012

        Mudanças na dieta e até na maneira de encarar os problemas são algumas das mudanças recomendadas por especialista. A psicóloga Marisa de Abreu não recomenda mudanças muito drásticas, quando não há risco de vida.
       “A mudança radical não permite a conscientização do processo e do esforço necessário. Além disso, toda mudança radical permite um retorno radical ao estado anterior”, afirma. Por isso, nada de afobação. A seguir, confira alguns hábitos que devem ser adotados ou interrompidos aos poucos neste ano, de acordo com a indicação de especialistas.

            Jogar fora os excessos

        Segundo a psicóloga Marisa de Abreu, todo tipo de comportamento excessivo deve ser combatido. Alguns exemplos são comer demais, regimes muito rigorosos, ginástica ou sedentarismo além da conta, vícios em geral, muita dependência do namorado ou da família e atividades solitárias. E, assim como os excessos podem ser negativos para a saúde, tentar acabar com eles de uma hora para outra também deve ser evitado, para que os resultados se prolonguem.

                                                     Refletir mais

        Sair do “piloto automático” e começar a pensar sobre os rumos que a vida traz é outra sugestão da psicóloga. “Quanto mais você avaliar cada opção que a vida oferece mais refinados ficam seus referenciais”, diz. O médico do INCOR (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) Carlos Alberto Pastore também recomenda a reflexão sobre os problemas do cotidiano.
        “As pessoas acham que só poderão ser felizes quando resolverem todos os problemas, mas não é assim. Os problemas vão estar aí até o final da vida. É preciso tentar criar a consciência de que não se vai resolver tudo de uma vez”, afirma o cardiologista. Segundo ele, pensar em uma nova forma de lidar com os problemas é uma boa maneira de reduzir a ansiedade e evitar que questões psicológicas se transformem em doenças.

                                              Se beber, evite os destilados

        Para levar um 2012 com mais saúde e disposição, a bebida, principalmente em excesso, também devem ser evitada. Mas, se parar de beber não é uma opção, as nutricionistas Maria Luiza Santomauro Vaz e Marcia Cristina Basílio afirmam que a melhor escolha são as bebidas não destiladas. Em vez de vodca ou cachaça, melhor tomar uma taça de vinho ou um copo de cerveja.

                                                    Tomar mais água

        O verão é uma boa época para começar esse hábito recomendado pelas nutricionistas. Para saber quanto é suficiente, basta fazer as contas: de 30 a 40ml de água para cada quilo de peso. Se a pessoa pesa 70 quilos, por exemplo, a quantidade ideal de água ingerida por dia é, no mínimo, 2 litros e 100ml. Elas também recomendam atenção ao consumo de refrigerantes e sucos adoçados com açúcar, lembrando que, mesmo os naturais são fontes de calorias.

                                                  Fracionar as refeições

         As tradicionais três refeições diárias não são o melhor caminho para uma vida saudável. Segundo as nutricionistas Maria Luiza e Marcia Cristina, e o médico Carlos Pastore, ter cinco ou seis refeições por dia é o melhor.
         Para não exagerar na dose, eles indicam um intervalo de três horas entre as refeições, sempre optando por alimentos leve e ricos em nutrientes e fibras, como frutas, ingredientes integrais e barras de cereal. Isso ajuda a diminuir a fome, a prevenir doenças e, de quebra, a perder os quilos a mais adquiridos nas férias de fim de ano.

                                               Reduzir sal, gordura e açúcares

         Outro hábito que vale a pena adotar é reduzir o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, açúcares e gordura. Mesmo com a tentação, as nutricionistas apontam ervas frescas e especiarias para temperar as refeições, chocolate com 70% de cacau para substituir o chocolate ao leite e o branco, e frozen iogurte no lugar do sorvete. Assim, o sabor não sai prejudicado e a saúde vai melhorar.
         No restaurante self-service ou preparando uma receita em casa, também vale a pena fazer pratos mais coloridos e mais nutritivos, que são, ao mesmo tempo, saborosos e saudáveis.

                                                  Fazer um exercício de postura

         Em um tempo em que as pessoas ficam cada vez mais sentadas e mais sedentárias, o médico Carlos Pastore afirma que, além do exercício físico regular, é importante adotar um exercício de postura, com o pilates. “A gente tem que pensar que vai viver muito, então é bom fazer um exercício que faz a articulação funcionar, que mantém a postura, reduz as dores nas costas”, diz.

                                                     Fazer um check-up anual

         Para o cardiologista, essa é uma boa época para começar a fazer um check-up anual. Apesar do tempo gasto com os exames, eles servem para descobrir problemas escondidos e prevenir doenças que podem causar grandes preocupações se não tratadas antecipadamente.

                                                              Fonte: Exame

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

        No dia 8 de março de 1857, as tecelãs de uma fábrica de tecidos de Nova York, iniciaram uma greve, reivindicando redução da carga diária de trabalho, salários equiparados aos dos homens e tratamento digno. Foi deflagrado um incêndio criminoso na fábrica, mas as mulheres não conseguiram sair, porque as portas foram fechadas pelo lado de fora. Cerca de 130 operárias morreram e muitas ficaram feridas. O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a essas heroínas da luta pela emancipação feminina.
        Esse foi um dos fatos históricos mais significativos na luta das mulheres pela igualdade de direitos em nossa sociedade machista. As conquistas femininas, ao longo da história, são o resultado de muito ativismo e sofrimento. Ao perceber o seu importante papel na sociedade e sua condição enquanto ser humano, a mulher deu início à sua luta pela igualdade de direitos.
        O Brasil tem dados positivos e negativos a respeito da emancipação feminina. No governo de Getúlio Vargas, as mulheres tiveram direito ao voto pela primeira vez, em 1932, doze anos antes das francesas. Nesse mesmo ano, a nadadora Maria Lenk foi a primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada. No tênis, a Maria Ester Andion Bueno tornou-se a primeira mulher a vencer, em 1960, os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e Us Open). Em 1988, o "lobby do batom", movimento feminista que apresentou propostas suprapartidárias aos parlamentares, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, obteve importantes avanços na Constituição federal, garantindo igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.
        As mulheres brasileiras já representam mais da metade da população do país, participando da população economicamente ativa com o mesmo percentual. Contudo, somente as mulheres enfrentam jornada dupla de trabalho como profissionais e donas de casa. Embora esses dados sejam extremamente representativos, a nossa sociedade ainda sofre com os resquícios do machismo e do preconceito. Ainda é comum encontrar mulheres que ganham salário menor que o dos homens, embora desempenhem a mesma função. Além disso, a violência contra a mulher é outro fator alarmante que precisa ser combatido com energia por nossas autoridades.
        Diante de tudo o que ainda precisa ser mudado, o importante é saber que, ao respeitar os direitos da mulher, todos estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, saudável, feliz e pacifista.
                          
                                                      http://www.paulinas.org.br/

Caminhada: uma atividade simples e eficaz

        Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.
        A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente.
        Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.
         Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Também é importante monitorar a frequência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente.
        Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de educação física.
        Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:

•Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
•Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;
•Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
•Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
•Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
•Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
•Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
•Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
•Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

         Andar é fácil, gostoso, barato e faz bem. Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que esta atividade proporciona.

                                                   Valéria Alvin Igayara de Souza
                                      CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
                                                     http://cyberdiet.terra.com.br/

Paróquia coloca em prática objetivos da CF 2012

        Com o intuito de disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável, paroquianos aceitaram a proposta feita nas missas de final de semana e saíram no dia 1º de março para uma caminhada até a praia. Sob a orientação dos professores de Educação Física Henrique e Isabela, mostraram muita alegria e disposição em todo o trajeto.
        No dia 04/03(domingo) houve a exibição do filme “Rio” do brasileiro Carlos Saldanha, que conta a história de uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. A música criada por Carlinhos Brown e Sérgio Mendes foi indicada ao Oscar deste ano, como melhor canção original. Houve, também, a apresentação do Coral Claret.

Via-sacra nas ruas

       A Via-sacra é uma oração que tem como objetivo meditar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver dos últimos momentos da sua vida na Terra. São 15 estações, que nos ajudam a percorrer um caminho espiritual e a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar. ( Victor Vaz da Silva)

        Veja os próximos dias de saída e roteiro:

*09/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída na Rua Bolívia, esquina com a Rua 1º de Maio e em seguida: Rua Prof. Pirajá da Silva, Rua Arabutã e Rua 1º de Maio

*13/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Praça da imagem de Nossa Senhora das Graças e em seguida a região do BNH

*16/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída do canal 5, esquina com a Alfaia Rodrigues, seguindo pela Rua Alexandre Martins até a Av.Afonso Pena

*20/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Rua Pirajá da Silva com a Rua Arabutã, percorrendo a região do BNH

*23/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída da Rua Guaiaó, esquina com a Rua Ricardo Pinto, em direção à região do BNH

*27/03 (terça-feira)
Itinerário: saída da Rua Cipriano Barata com a Av. Afonso Pena, Rua Alfaia Rodrigues até o canal 6

*30/03 (sexta-feira)
Itinerário: saída da Av. Dr.Epitácio Pessoa com a Rua 1º de Maio, seguindo até a Rua Jurubatuba