terça-feira, 15 de outubro de 2013

Cardeal Damasceno Assis recorda palavras do papa Francisco sobre Nossa Senhora Aparecida

     “Três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do rio Paraíba, encontraram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe?”, questionou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, durante homilia da Missa Solene em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, e pelo bispo emérito de Barretos (SP), dom Pedro Fré.
     Dom Damasceno lembrou que o encontro da imagem da Virgem de Aparecida ocorreu em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso foram incumbidos de conseguir certa quantidade de peixes no rio Paraíba, devido à passagem por Guaratinguetá do Conde de Assumar, em viagem para a tomada de posse como governador de São Paulo e Minas de ouro. 
      O presidente da CNBB recordou também as palavras do papa Francisco, quando esteve no Santuário Nacional, em julho deste ano.  “Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe e Ela quis manifestar-se nessa região do Vale do Paraíba de maneira simples, sem fato espetacular, sem mensagem especial. Solidária, porém, com aqueles pobres pescadores e na sua cor negra, identificada com os escravos da época e os excluídos de hoje. Ela quis escolher essa terra para derramar as bênçãos de Deus sobre o Brasil e o povo devoto que aqui vem para venerar a milagrosa imagem e para proclamar seus louvores e graças”, disse.
      Dom Damasceno lembrou, ainda, que Francisco chamara a atenção para três posturas que devem ser cultivadas: Conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria.
     Segundo o cardeal, mesmo diante das dificuldades na vida de cada um, Deus nunca deixa que o ser humano seja submergido. “Tenham sempre no coração esta certeza. Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações!”, acrescentou.
      Missas, procissões, novenas e vigília precederam esta celebração em homenagem à padroeira do Brasil. A programação teve início no último dia 3 e reuniu milhares de fieis e voluntários que trabalharam na organização do evento. Durante as novenas, as pessoas foram convidadas a realizar um gesto concreto, com ofertas de alimentos e itens de higiene que serão doados às instituições sociais de Aparecida e região.

                                    Sáb, 12 de outubro de 2013 11:56  cnbb


0 comentários:

Postar um comentário