segunda-feira, 26 de agosto de 2013

“Não cristãos, nunca cristãos de etiqueta! Cristãos de verdade, de coração”, refletiu o Papa no Angelus

     No Angelus do domingo, 25, Papa Francisco refletiu sobre a salvação, tema proposto pelo Evangelho do dia. O Santo Padre enfatizou que não se deve ter medo de atravessar a porta da fé em Jesus, pois Ele ilumina a vida do homem com uma luz que não se apaga nunca. Referindo-se à figura da “porta estreita”, aquela que leva à salvação, Francisco explicou que ela aparece várias vezes no Evangelho e remete à casa, ao lar, onde se encontra segurança e amor. E esta porta de salvação é o próprio Cristo.
     “Ele é a porta. Ele é a passagem para a salvação. Ele nos conduz ao Pai. E a porta que é Jesus não está nunca fechada, esta porta não está nunca fechada, está aberta sempre e a todos, sem distinção, sem exclusão, sem privilégios”, disse. O Santo Padre falou ainda das várias portas existentes hoje que prometem uma felicidade, mas trata-se de algo passageiro. Ao contrário, a porta da fé em Jesus é o caminho a seguir sem medo. Ele explicou que esta porta de Jesus é estreita, pois requer a abertura do coração a Cristo. “Ser cristão é viver e testemunhar a fé na oração, nas obras de caridade, no promover a justiça, no fazer o bem. Pela porta estreita que é Cristo deve passar toda a nossa vida”.

     Leia na íntegra a homilia:
http://cnbb.com.br/site/imprensa/noticias/12673-nao-cristaos-nunca-cristaos-de-etiqueta-cristaos-de-verdade-de-coracao-refletiu-o-papa-no-angelus

 

Agenda da semana

*Dia 28/08 (quarta-feira) - Missa às 20h

*Dia 29/08 (quinta-feira) – Missa das famílias na Festa da Padroeira da cidade na Catedral às 19h. Todas as famílias da nossa paróquia estão convocadas a participar.

*Dia 30/08 (sexta-feira) – Missa na nossa paróquia às 12h na Festa da Padroeira da cidade.
                                     - Grupo de Oração Rainha da Paz convida a todos para a vigília das mães às 16h com exposição do Santíssimo Sacramento.

       *Dia  31/08 (sábado) das 9 às 13h a 2ª parte da Semana da Família –“ A saúde da nossa família.”Teremos teste de glicemia, pressão arterial etc. Colaborem trazendo 1k de alimento não perecível.

         *Mês de setembro – Mês da Bíblia: Todos devem trazer sua Bília ara as celebrações. As leituras serão feitas na Bíblia da Edição Pastoral.

          *Os Caminhos de São Paulo – informações na secretaria paroquial.

          *ATENÇÃO: Os telefones da nossa paróquia mudaram para 3301-9846 / 3302-0520 -
            Fax: 3301-7303

Pastorais, grupos e movimentos atuantes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 1ª parte

    Pastoral significa: ministério, serviço, doação, disponibilidade, renúncia, abertura para o outro. Pastoral é se colocar a serviço do outro. A indolência, a preguiça, o medo do sacrifício e o comodismo destroem a beleza da doação de si mesmo.
       “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.” (Mt 16,24)

                  Alcoólicos Anônimos e Al-Ánon
      É uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver seu problema comum e ajudar o indivíduo e seus familiares a se recuperarem do alcoolismo.

                              Amor Exigente e Cactos
      Grupo de apoio para pais e jovens como prevenção ou com prolemas de álcool e drogas. Constrói a cooperação familiar e comunitária; desencoraja a agressividade e a violência.
        Eu amo você, mas não aceito o que está fazendo de errado.

                              Apostolado da Oração   
     Atribui singular importância ao culto e louvor ao Sagrado Coração de Jesus, pelo qual os fiéis, penetrando mais profundamente no mistério do amor de Cristo e daí participando mais estreitamente do mistério pascal do Senhor, correspondem ao a mor com que nosso Salvador, imolando-se pela salvação do mundo, do seu coração transpassado deu vida à Igreja.

                          Capelinha de Nossa Senhora
      Tem por finalidade a visita das residências que se dispuseram a recebê-la com a imagem que lembra aquela que disse “sim” a Deus sob o título de Nossa Senhora Aparecida. A missa das capelinhas ocorre geralmente todo dia 12 de cada mês.
 
                       Catequese Infantil, Adulto e Crisma
     A catequese tem por objetivo iniciar a criança, o adolescente e o adulto numa caminhada de fé, juntamente com a sua família, preparando-os para a vivência dos sacramentos.

                      COMIPA – Conselho Missionário Paroquial
      O exemplo missionário da igreja das origens convida-nos a fazer tudo que está ao nosso alcance, para que o espírito missionário se torne cada vez mais uma característica constante e fundamental de todo criostão.












Feira Vocacional 2013


    Ontem, dia 25/08, as diversas pastorais, grupos e movimentos realizaram a exposição das atividades que realizam na paróquia. Várias pessoas vieram prestigiar e conhecer o nosso trabalho religioso e social, no atendimento aos mais pobres e necessitados da comunidade.

                      “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28)


Dia dos Pais


«Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar» (Ex 20, 12).

   
     

    Baseada nesses ensinamentos, a comunidade da nossa paróquia reuniu-se no dia 11/08/2013 a fim de prestar homenagens àqueles que, junto com as mães, são responsáveis pela educação e transmissão de valores morais e religiosos aos seus filhos. Num ambiente festivo, ao término  da Santa Missa unimo-nos num sincero e emocionante “Parabéns a você”.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Acontece na Aparecida...


*Bazar da pechincha dos vicentinos – dia 13/08/2013 (terça-feira)

*Cursinho Bíblico realizado pelas Oficinas de Oração e Vida. Aprenda a manusear a Bíblia e executar a leitura orante da Palavra de Deus. Consta de sete encontros, uma vez por semana,  com duração de duas horas. O início será no dia 14/08/2013 (quarta-feira) às 20h na sala 8. Informações com a Rosângela (telefone: 32319743). Inscrições na secretaria paroquial.

Papa Francisco envia mensagem e benção aos participantes da Semana Nacional da Família 2013

    No último dia 6 de agosto, o Papa Francisco enviou uma benção apostólica para os fiéis, comunidades e paróquias que participam, no Brasil, da Semana Nacional da Família. A programação, que ocorre entre os dias 11 e 17 de agosto, faz a reflexão do tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. O evento é animado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

      A seguir, a íntegra da mensagem do Papa Francisco:

Vaticano, 6 de agosto de 2013

                  Queridas famílias brasileiras,

      Guardando vivas no coração as alegrias que me foram proporcionadas durante a recente visita ao Brasil, me sinto feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é “A transmissão e a educação da fé cristã na família”, encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro. Para isso, “é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos” (Carta Enc. Lúmem Fidei, 53). Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da Revelação de Deus. De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida. Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam o mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a Benção Apostólica.
 
                                                                           Francisco
                                                    Dom, 11 de agosto de 2013 08:41
                                                    por: cnbb








CELEBRAÇÃO DA SEMANA DA FAMÍLIA de 11 a 18 de agosto de 2013


11/08 – 19º Domingo Comum: DIA DOS PAIS – homenagens especiais nas missas.

12/08 – 14h – Corte de cabelos e artesanato (trazer retalhos, fitas, agulhas, linha e tesoura)
             18h -  Terço pelas famílias com a reflexão “PAI e MÃE”, seguido de missa.

13/08 – 14h – Artesanato: crochê, patch aplique (trazer papel termocolante). Não haverá missa.
             18H – Todos para a Câmara Municipal para homenagem às famílias.

14/08 – 14h - Artesanato: pintura e crochê. Trazer para a aula de pintura: pano de prato, tinta acrilex e pincéis. Para crochê trazer tecidos, agulha de crochê, linha Clea e pano.
             18h – Terço pelas famílias e reflexão “VALORES QUE PERMANECEM”, seguidos da Santa Missa.

15/08 – 14h – Pintura e artesanato: pet aplique. Trazer 2 garrafas pet, zíper de 30 cm, linha, CD usado, feltro, linha, agulha.
             16H – Terço e reflexão “EDUCAR PELA PRESENÇA” e Santa Mssa pela saúde.

16/08 – 14h – Artesanato.
             18h -  Terço pelas famílias e reflexão “INICIAÇÃO CRISTÔ seguido de Santa Missa.

17/08 – 8h – Academia da 3ª Idade.
             18h30- Hora Santa pelas famílias e reflexão “PROJETO DE VIDA” e Santa Missa.

18/08 – 20º Domingo Comum: FESTA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA e encerramento da SEMANA DA FAMÍLIA. DIA DOS RELIGIOSOS>
             7h – Missa e café comunitário.
             9h - Missa de crianças pela família.
            17h  - Missa dos jovens pela família.
            19h  - Missa pelas famílias. Em seguida, valsa pelas famílias no salão e confraternização.

                          CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!

           “Vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular” (I Coríntios 12:27).