sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Pe.Carlos celebra últimas missas na paróquia


             No próximo domingo (dia 30)  nosso querido padre celebrará duas missas em nossa paróquia,  encerrando sua trajetória enquanto pároco. Elas ocorrerão às 9h e 19h, sendo suspensas as que aconteceriam em outros horários. Nesses dois momentos preparemo-nos para expressar todo o carinho, amor e amizade àquele que realmente se preocupou com o bem estar dos fiéis, inclusive neste momento dificílimo. Além de exercer suas funções sacerdotais, participou ativamente na implantação de vários projetos sociais que desafogaram os órgãos da prefeitura  local, fazendo com  que as pessoas, ao procurá-los, se aproximassem  mais de Deus, percebendo que Ele jamais as abandonaria. Embora todos nós, leigos, continuemos a frequentar a paróquia, sabemos que essas conquistas se perderão, pois é necessário alguém de pulso forte e coração tranquilo, com grande poder de comunicação para convencer  profissionais que se destacam  na nossa sociedade a servirem gratuitamente. 
                    Podemos afirmar que Jesus viveu em nossa comunidade.

                                                        Vera Helena Ribas dos Santos
                                           Coordenadora da Pastoral da Comunicação

Bento XVI convida cristãos a serem testemunhas convictas e corajosas

      Ao meio-dia da última quarta-feira, 26 de dezembro, Bento XVI assomou à janela de seus aposentos – que dá para a Praça São Pedro – para a oração do Angelus.
      A exemplo de Santo Estevão, "dar um testemunho convicto e corajoso": foi o convite do Pontífice, na oração mariana, a todos os cristãos.
      "Primeiro mártir", "homem cheio de graça", o diácono Santo Estevão "operou, falou e morreu animado pelo Espírito Santo, testemunhando o amor de Cristo até o extremo sacrifício", realizando plenamente – recordou Bento XVI – a promessa de Jesus àqueles "fiéis chamados a dar testemunho em circunstâncias difíceis e perigosas, não serão abandonados e indefesos". Toda a vida de Santo Estevão "é inteiramente plasmada por Deus, conformada a Cristo", e, como Ele, soube perdoar os seus inimigos: "Senhor – pediu no momento da morte –, não lhe impute este pecado".
      "Deixar-se atrair por Cristo, como fez Santo Estevão, significa abrir a própria vida à luz que a evoca, a orienta e a faz percorrer o caminho do bem, o caminho de uma humanidade segundo o desígnio de amor de Deus."
      Santo Estevão "modelo para todos aqueles que querem colocar-se a serviço da nova evangelização".
      "Ele demonstra que a novidade do anúncio não consiste primariamente no uso de métodos ou técnicas originais, que certamente têm a sua utilidade, mas no ser repleto do Espírito Santo e deixar-se conduzir por Ele."
      E, portanto, "a novidade do anúncio está na profundidade da imersão no mistério de Cristo, na assimilação da sua Palavra..."
      "Substancialmente, o evangelizador torna-se capaz de levar Cristo aos outros de modo eficaz quando vive de Cristo, quando a novidade do Evangelho se manifesta em sua própria vida."
       Em seguida, o Papa fez uma invocação a Nossa Senhora: 
       "Rezemos à Virgem Maria, a fim de que a Igreja, neste Ano da Fé, veja multiplicarem-se os homens e as mulheres que, como Santo Estevão, sabem dar um testemunho convicto e corajoso do Senhor Jesus."
       Após a oração mariana, o Pontífice saudou, em várias línguas, os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro e a todos desejou "uma boa festa, na luz e na paz do Natal do Senhor".
       Eis o que disse na saudação aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa:
       "Com afeto, saúdo também os peregrinos de língua portuguesa, desejando que esta vinda a Roma encha de paz e alegria natalícia os vossos corações, com uma viva adesão a Cristo como fez Santo Estêvão: Confiai no seu poder, deixai agir a sua graça! De coração vos agradeço e abençoo."
       O Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção apostólica.

                           Qui, 27 de Dezembro de 2012 07:23 por: CNBB/RADIOVATICANO


Última missa de Natal de padre que será transferido emociona fiéis

Última missa de Natal de padre que será transferido emociona fiéis

Padre sairá da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos.
Ele será transferido, em janeiro de 2013, para paróquia em Cubatão (SP).

      A Missa de Natal realizada nesta segunda-feira (25) pelo Padre Carlos Miranda, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santos, no litoral de São Paulo, emocionou os fiéis. Foi a última celebração natalina realizada pelo religioso que assume, em janeiro de 2013, a paróquia Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão (SP).
      A igreja ficou lotada e um salão que fica ao lado precisou ser usado para que todos pudessem acompanhar a tradicional celebração, que representa a comemoração da vida e do nascimento de Jesus Cristo. Antigamente, a celebração se chamava Missa do Galo, mas hoje é conhecida como Missa de Natal.
      A celebração é uma das mais importantes do calendário católico. Para o despachante José Paulo, participar desse momento é muito importante. "O nome já diz. É Natal. O nascimento de Cristo. Para todos os católicos é a missa mais importante depois da Páscoa", disse ele.
      A dona de casa Mara Paula da Silva foi com as filhas assistir à celebração. "É a presença de Jesus no meio de nós. Vivo e que nasce para nós todos com o coração aberto e cheio de amor e paz para o mundo todo. É só as pessoas ficarem com o coração aberto para recebê-lo", falou.
      O padre Carlos Miranda, responsável pela paróquia, conta que a missa representa o início de um novo tempo. "Para nós, cristãos e católicos, hoje é Natal e inicia-se um novo tempo na liturgia da igreja. É um tempo muito especial, de graças e de bençãos, no qual nós contemplamos o amor do nosso Deus que se faz ser humano e vem ao nosso encontro para nos salvar e nos resgatar. E tudo começa com esse Jesus, nascido da Virgem Maria", explicou.
      O padre também comenta que, para ele, essa celebração é especial. "Nós estamos celebrando com a paróquia de Nossa Senhora Aparecida esta última celebração do Natal do Senhor. Mas confiamos que em outra oportunidade nós voltaremos à comunidade sempre com muita alegria e carinho. Quero agradecer ao bom Deus por tudo aquilo que pude viver ao longo de praticamente 15 anos. Para mim é uma grande alegria, emoção e meu coração está plenamente agradecido", disse.

                                      www. g1.globo.com/santos

          Acessem  o site acima  e vejam o video do Jornal da Tribuna do dia 25 às 12h15.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Missas de Natal

      
         A missa da noite de Natal será celebrada no dia 24 (segunda-feira) ás 19h30. Haverá serviço de telão na área de eventos. A missa do dia de Natal será celebrada no dia 25 (terça-feira) às 18h30. Traga a imagem do Menino Jesus para ser abençoada no dia 24 ou no dia 25. Juntos celebremos com amor e fé a festa do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo.

ATIVIDADES PAROQUIAIS

*Arrecadação de alimentos
      Informamos que, em virtude das chuvas intensas, a arrecadação de alimentos na região do BNH foi transferida para o dia 22(sábado) às 9h.

*Ação entre amigos
      Que tal concorrer a um lindo presépio com 10 peças? O bilhete custa apenas $3,00 e pode ser adquirido na secretaria paroquial.

*Feirinha de Natal
            Confira as lindas lembranças e presentes preparados com muito carinho e bom gosto. A feirinha de Natal acontece na área de eventos e vai até o dia 23 de dezembro.

"É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana", diz Bento XVI

       Foi publicado, na quinta-feira, 20 de dezembro, no jornal londrino "Financial Times" um artigo do papa Bento XVI sobre a celebração do Natal em tempos de austeridade e o compromisso dos cristãos na transformação do mundo.
      Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o artigo do Papa nasce de um pedido da redação desse jornal inglês que se baseando no último livro de Bento XVI sobre a infância de Jesus, pediu ao Pontífice uma reflexão sobre o Natal.
     "O nascimento de Cristo nos desafia a repensar as nossas prioridades, os nossos valores e o nosso modo de vida. Sendo um tempo de grande alegria, o Natal é também ocasião para uma profunda reflexão, um exame de consciência", ressalta o Papa na mensagem.
       Bento XVI recorda que este ano significou privações econômicas para muitas pessoas e com a cena do presépio podemos aprender uma lição de humildade, pobreza e simplicidade.
      "O Natal pode ser um tempo em que aprendemos a ler o Evangelho, a conhecer Jesus não somente como o Menino da manjedoura, mas como aquele no qual reconhecemos o Deus que se fez carne", destaca ainda o Pontífice.
       "É no Evangelho que os cristãos encontram inspiração para a vida cotidiana e seu envolvimento nos assuntos do mundo. Os cristãos não devem fugir mundo, mas comprometer-se nele. O seu envolvimento na política e na economia deve transcender todas as formas de ideologia", sublinha Bento XVI.
        "Quando os cristãos se recusam a inclinar-se aos falsos deuses propostos em nossos tempos, não é por causa de uma visão do mundo antiquada, mas porque estão livres de amarras das ideologias e animados por uma nobre visão do destino humano", observa o Pontífice.
        O Santo Padre recorda que "os cristãos combatem a pobreza porque reconhecem a suprema dignidade de todo ser humano, criado à imagem de Deus e destinado à vida eterna. Os cristãos condenam a ganância e exploração na certeza de que a generosidade e o amor ensinados por Jesus são o caminho que leva à plenitude da vida. A fé cristã convida a promover a paz e a justiça para todos". 
          O Papa ressalta em seu artigo que o nascimento de Jesus "marca o fim da antiga ordem". "Agora, há um novo rei, que não confia na força das armas, mas no poder do amor. Da manjedoura, Cristo nos chama a viver como cidadãos de seu reino celestial, um reino que todas as pessoas de boa vontade podem ajudar a construir aqui na terra", conclui Bento XVI.

                                              Sex, 21 de dezembro de 2012 09:02
                                                           por: cnbb


1






segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Novena de Natal




              Juntos nos prepararemos para celebrar o Natal do Senhor Jesus. A novena terá início dia 15 (sábado),  às 19h, na igreja. Participe, traga a sua família e convide amigos.

Vigília das Mães

       O grupo de oração Rainha da Paz convida a todos para a última Vigília das Mães. Acontecerá dia 14 (sexta-feira) com a bênção do Santíssimo Sacramento. Traga produtos de higiene pessoal para serem doados à Pastoral Carcerária da Diocese.

Missa de Louvor

   
     O grupo de oração Nossa Senhora Aparecida convida a todos para a última missa de louvor deste ano que será presidida pelo Pe.Carlos. Será dia 11(terça-feira) às 20h. Traga alimentos para serem doados às famílias necessitadas. Vamos juntos louvar e bendizer o Senhor pelas suas maravilhas.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Arrecadação de alimentos

 
       Haverá arrecadação de alimentos em prol das famílias necessitadas nos dias 8 e 9 na região do BNH.  Membros da paróquia, devidamente identificados, irão recolher as doações. Cuidado com os golpistas!
          Desde já agradecemos pela ajuda!

Ordenação diaconal


      A Diocese de Santos se alegra com a ordenação diaconal do seminarista Wagner.  Acontecerá no próximo sábado, dia 8, às 9h da manhã na Catedral. Rezemos por este jovem em sua entrega generosa ao chamado de Deus.

Apostolado da Oração

         
           Hora Santa nesta quinta-feira, dia 6, às 15h com a bênção do Santíssimo Sacramento. Missa nesta sexta-feira, dia 7, às 18h30.
        “ Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.”

Creio no Deus que vem

      Iniciamos a celebração do Advento dentro do Ano da Fé. A qual “Mistério da fé” nos referimos neste tempo litúrgico? Penso que poderíamos resumir os vários aspectos da nossa fé, implicados no Advento, com esta afirmação: “creio no Deus que vem”.
      Nosso Deus não é estático, nem imóvel ou fechado em si mesmo. A criação do mundo já revelou que ele “saiu de si mesmo”, expandiu a sua glória e imprimiu sua sabedoria em incontáveis obras, dando-lhes o ser e a dinâmica própria. E veio ao encontro do homem, criatura que ama mais que todas, pois nela imprimiu “sua imagem e semelhança”, dando-se a conhecer a ele, dialogando com o homem e chamando-o a ser seu cooperador e amigo.
      O Deus em quem nós cremos, portanto, não é simplesmente abstrato, distante, incognoscível. Ele é, sim, o Deus grande e misterioso, que supera tudo o que possamos pensar e dizer com palavras e conceitos humanos; mas não é inacessível, ausente, desconhecido. É o Deus sábio, providente, atraente e amoroso que, de muitas formas, deu-se a conhecer ao homem.
      Cremos no Deus fiel, que promete e cumpre; pode o homem falhar e ser infiel ao seu pacto com Deus; mas Deus fala e cumpre, pois é verdadeiro não só no existir, mas também no agir. Num mundo de aparências e dissimulações, de deslealdades e mentiras, parece até impossível que alguém não seja assim. Mas nosso Deus é veraz e totalmente digno de confiança.
      Cremos no Deus que se tornou próximo de nós por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem por meio da Virgem Maria: em Jesus Cristo, cujo nascimento recordaremos novamente no Natal, Deus aproximou-se de maneira inimaginável do homem, assumiu a nossa frágil condição para estar ao nosso lado, falar-nos humanamente, ouvir nossos gemidos, mostrar-nos o caminho do acesso a ele e comunicar sua Santidade à nossa humana e pecadora natureza.
      O Natal celebra um Mistério da fé tão grande, que aos homens parece impossível ser verdadeiro; sábios e entendidos ficam confusos e permanecem descrentes; mas os pequenos e humildes se alegram, pois são capazes de compreender que aquilo que não é possível ao homem, a Deus é possível!
     Cremos no Deus que virá. Nossa fé nos fala de Deus como aquele que nunca está ausente da vida do homem e do mundo, mas tem seu olhar continuamente voltado para a “obra da sua sabedoria”. Nada mais contrário à nossa fé católica, que imaginar um Deus de braços cruzados, ausente, distraído e desinteressado das coisas que não são Deus. Mesmo deixando a liberdade e a autonomia às coisas criadas, Deus as acompanha com seu olhar providente, continuamente voltado para nós e para tudo o que criou com amor; um olhar amoroso e continuamente criador que, se fosse desviado por um instante, deixaria as coisas caírem novamente no seu nada.
      O Advento também nos fala do “Deus que virá”; a seu encontro nós vamos, passo a passo, para estar com ele definitivamente no final de nossa vida. Por isso, a Liturgia do Advento nos chama à vigilância, para não nos distrairmos ao longo da vida, nem perdermos o rumo e a grande meta do caminho, que é o encontro definitivo com Deus e a felicidade sem fim.
       Esta vida é, para nós, o tempo de realizarmos o bem e de correspondermos ao amor do Deus que vem, optando livremente por ele; e assim, deixando-nos atrair e envolver por ele, vivendo entre as coisas que passam, busquemos continuamente as que não passam.
                                                            Cardeal Odilo Pedro Scherer
                                                             Arcebispo de São Paulo (SP)
                                                         Qua, 05 de Dezembro de 2012 12:40
                                                                           por: cnbb

Fiéis 'invadem' a Câmara de Santos para pedir permanência de padre


Dezenas de pessoas pedem apoio da Câmara para anular transferência.
Fiéis reuniram 14 mil assinaturas contra decisão de bispo diocesano.

       Dezenas de pessoas se reuniram na noite desta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de Santos pedindo ajuda dos vereadores da cidade para que o padre Carlos Miranda Alves continue na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
      Os fiéis da igreja participaram de uma sessão na Câmara e se espalharam pelas galerias. Eles utilizaram cartazes, faixas, fitas e camisas com a imagem do padre. Está é mais uma das diversas manifestações do movimento denominado “"Fica, Padre", realizadas pelo grupo desde que houve o anúncio de que o padre seria transferido. O pároco segue presidindo as missas até o dia 31 de dezembro na Aparecida, e no dia 15 de janeiro assume a Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão.
       Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entregue ao presidente do Legislativo e ficou sob a mesa diretora. Um representante da paróquia falou no plenário e pediu apoio aos vereadores. Os fiéis estão colhendo assinaturas para tentar impedir a transferência e levarão o documento para Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos. Eles já conseguiram reunir mais de 14 mil assinaturas para que o padre permaneça na paróqui

                                                                      http://g1.globo.com                                                                                                                              Foto: Reprodução/TV Tribuna

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ATIVIDADES PAROQUIAIS

       O grupo de oração Rainha da Paz convida a todos para a Vigília das mães que será nesta sexta-feira, dia 30, às 18h com a bênção do Santíssimo Sacramento. Traga, também, produtos de higiene pessoal para serem doados à Pastoral Carcerária da nossa Diocese.

                        Arrecadação de alimentos

       Haverá arrecadação de alimentos em prol das famílias necessitadas nos seguintes dias e horários: 01 e 02 na região da Rua Alfaia Rodrigues no Estuário e nos dias 08 e 09 na região do BNH. Membros da paróquia devidamente identificados irão recolher as doações. Cuidado com os golpistas! Desde já agradecemos pela ajuda.


                                      Jantar beneficente
       Será o último evento do ano em nossa paróquia, marcado para o dia 1º de dezembro (sábado) das 20 às 22h. O cardápio constará de bife à parmegiana, arroz, salada e batata frita. O convite custa $ 15,00 por pessoa e você é servido muito bem.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Abaixo-assinado não impede transferência de padre Carlos


      O pároco deixa a igreja da Aparecida em janeiro

      Um abaixo-assinado com adesões de dezenas de fiéis não impediu a decisão da Diocese de Santos de transferir 11 sacerdotes, entre eles o padre Carlos de Miranda Alves, para outras paróquias da região a partir de 15 de janeiro. O documento foi entregue nesta terça-feira ao bispo diocesano de Santos, dom Jacyr Francisco Braido. O pároco assumirá a Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão. 
     Padre Carlos foi ordenado em 1996 e, desde o ano seguinte, exerce a função de pároco da Nossa Senhora Aparecida, em Santos. Na missa do último sábado, o pároco anunciou sua saída. Ele permanecerá na igreja até 31 de dezembro. Após este período, padre João Chungath assumirá seu posto.  
      Para garantir a permanência do sacerdote na igreja, fiéis realizaram uma série de eventos no Município desde a última semana, entre eles o movimento “Fica Padre”, que envolveu a criação de um grupo no Facebook, com o apoio de mais de 500 membros. Na última sexta-feira, os frequentadores da igreja também saíram às ruas com faixas, cartazes e velas. A passeata foi encerrada com um abraço comunitário na frente do templo. 
      O bispo Dom Jacyr Braido informou ter recebido o documento, mas justificou à comunidade que que a mudança entre párocos é uma prática comum da Igreja. "Entendemos e respeitamos a posição da comunidade, mas a transferência não diz respeito apenas ao padre Carlos, outros dez párocos também iniciarão seus trabalhos em novas paróquias a partir de 15 de janeiro. Estamos contentes pelo carinho da população pelo sacerdote, mas pedimos que todos acolham o próximo padre com este mesmo carinho. A Igreja é Jesus e Jesus pede que estejamos disponíveis para todos", comentou. 
      A Tribuna On-Line tentou novamente entrar em contato, mas não conseguiu localizar o padre Carlos para se pronunciar a respeito da transferência.

Confira a relação de párocos que serão transferidos a partir de janeiro:

- Pe. Francisco Pelonha Gonçalves Neto assumirá como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Itanhaém
- Pe. Albino Schwengber assumirá como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora – São Vicente
- Pe. João Chungath assumirá como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Santos
- Pe. Carlos de Miranda Alves assumirá como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Lapa – Cubatão
- Pe. Valdeci João dos Santos assumirá como Pároco da Paróquia de São Vicente Mártir – São Vicente
- Pe. Claudenil Moraes da Silva assumirá como Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo – Santos
- Pe. Marco Antonio Rossi assumirá como Pároco da Paróquia de São João Batista – Peruíbe
- Pe. Gonçalo João Domingos passará à Vigário Paroquial na Paróquia de São João Batista – Peruíbe
-Pe. Afonso de Sousa assumirá como Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Praia Grande
-Pe. Francisco José Greco passará à Administrador Paroquial da Paróquia de São Jorge Mártir – Santos e assumirá como Pároco na Paróquia de São Benedito – Santos
-Mons. Joaquim Clementino Leite receberá o Título de Pároco Emérito na Paróquia de São Benedito – Santos.

                                            Carolina Iglesias
                      Terça-feira, 27 de novembro de 2012 - 16h30
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=174464&idDepartamento=5&idCategoria=0

Manifestações pela permanência do Pe.Carlos

 
         Unidos e com muita fé na vitória, sempre tendo à frente a nossa querida Mãezinha Maria e seu  amado Filho Jesus, participemos das diversas atividades para reverter essa situação que muito nos entristece - a transferência do nosso querido Pe. Carlos.

 Dia 27/11 (terça-feira) -20h- REZA DO TERÇO na Rua Enguaguaçu, 181 ( em frente à casa do bispo),

Dia 01/12 (sábado) – 16h- CARREATA FICA PADRE CARLOS com concentração às 16hs na porta da paróquia, seguindo pelas avenidas Afonso Pena, Almirante Tamandaré, Rodrigues Alves, Washington Luiz, Braz Cubas, terminando em frente à Catedral.

Dia 02/12 (domingo)- PASSEIO CICLÍSTICO - saída da Paróquia Nossa Senhora Aparecida às 9h.

Dia 03/12 (segunda-feira) – SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS às 17h45 ( Pça Tenente Mauro Baptista Miranda, 01- VL Nova- Santos - antigo prédio dos bombeiros)

sábado, 24 de novembro de 2012

Fica, Pe. Carlos. É o pedido dos paroquianos

           Fiéis fazem ações para evitar transferência

     Fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida manifestaram-se num abraço comunitário na frente do templo, na noite de ontem, pela permanência do pároco Carlos de Miranda Alves. Além dele, na região, outros dez sacerdotes serão transferidos de paróquia a partir de dezembro.
Os paroquianos também fizeram o grupo Fica Padre Carlos nas redes sociais, com 476 membros e, hoje, às 20h30, realizarão caminhada luminosa com o intuito de sensibilizar o bispo para manter o padre na comunidade.
…..
                     Voz do Bispo
     O bispo diocesano Dom Jacyr Franciso Braido conversou com um grupo de paroquianos na manhã de ontem, justificando que a transferência entre párocos é uma prática comum da Igreja. “Quando alguém é nomeado pároco, não é nomeado para a vida eterna e, sim, por um período de seis anos ou mais.”

                                                Jornal A Tribuna
                               sábado, dia 24 de novembro de 2012
                               Foto: PASCOM

Fica, Pe.Carlos

 
        Hoje ,dia 24/11/2012,  às 19h30, faremos uma caminhada luminosa pelas ruas do bairro em prol da permanência do nosso pároco Padre Carlos. Vamos em oração pedir ao nosso bispo D. Jacyr que se sensibilize com o pedido de toda a comunidade da Paroquia Nossa Senhora Aparecida.
       Tragam seus cartazes, faixas, velas e muita fé e esperança, pois juntos nós conseguiremos essa graça.
       Contamos com a presença de todos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Comunidade comemora os 16 anos de ordenação do Pe. Carlos

      Em meio a muita alegria e descontração, tendo como parceiras as crianças que estavam aos cuidados da Pastoral Familiar, Pe. Carlos apagou as velinhas dos seus 16 anos de ordenação sacerdotal na missa das 19h no dia 18 de novembro. A assembleia reunida pediu a Deus, que o escolheu e chamou, que abençoe sempre o seu sacerdócio com todas as graças e bênçãos necessárias à sua missão.

“Em verdade vos digo: Não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, que não receba muito mais no tempo presente e no tempo que há de vir, a vida eterna. “ (Lc 18, 29-30)

D.Josefa e Dalva, mãe e irmã do Pe. Carlos

Bento XVI pede que jovens católicos sejam 'missionários digitais'

Para Papa, jovens da América Latina representam 'potencial valioso'.
Juventude católica se reúne em julho de 2013 no Rio de Janeiro.

       O Papa Bento XVI convidou os jovens de todo o mundo a evangelizar e a atuarem como missionários digitais, em sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro.
        "A vocês, jovens, que quase espontaneamente estão em sintonia com os novos meios de comunicação, corresponde de maneira particular a tarefa de evangelizar este continente digital", escreveu o Papa sete meses antes do encontro com a juventude católica.
       "Queria enfatizar os campos nos quais vocês devem viver com especial atenção seu compromisso missionário. O primeiro é o das comunicações sociais, em particular no mundo da internet", assinalou.
       "Saibam usar com sabedoria este meio, considerando também as insídias que contém, em particular o risco da dependência, de confundir o mundo real com o virtual, de substituir o encontro e o diálogo direto com as pessoas com os contatos na rede", advertiu.
        Agora que a Jornada Mundial da Juventude vai à América Latina, exorto a todos os jovens do continente: transmitam a seus contemporâneos do mundo inteiro o entusiasmo de sua fé"
Papa Bento XVI
        O Papa insistiu que os jovens católicos devem aproveitar a mobilidade oferecida pelo mundo moderno para explicar a mensagem de Cristo durante as viagens que realizarem pelo mundo.
        Ele enfatizou à juventude católica, que se reunirá pela primeira vez na América Latina para a JMJ, que a espiritualidade e a oração são importantes porque, "para poder falar de Deus, primeiro temos que falar com Deus".
        "Queridos jovens, para permanecerem firmes na confissão da fé cristã, vocês precisam da Igreja. Ninguém pode ser testemunha do Evangelho sozinho. Jesus enviou seus discípulos para a missão em grupos", insistiu o Papa.
        Em sua mensagem, o Papa agradeceu o trabalho dos missionários e dos fiéis leigos.
        A mensagem do Papa foi dirigida aos jovens de todo o mundo, mas, segundo ele, ela "assume uma particular relevância" para os jovens da América Latina. "Os jovens desse continente representam um potencial importante e valioso para a Igreja e a sociedade", afirmou.
       "Agora que a Jornada Mundial da Juventude vai à América Latina, exorto a todos os jovens do continente: transmitam a seus contemporâneos do mundo inteiro o entusiasmo de sua fé. Que a Virgem Maria, Estrela da Nova Evangelização, evocada também com os nomes de Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe, os acompanhe em sua missão de testemunhas do amor de Deus", concluiu.

                                                            http://g1.globo.com

ATIVIDADES PAROQUIAIS

*Dedetização
       Nesta quarta-feira, dia 21, a igreja, a secretaria e o prédio paroquial estarão fechados em virtude da dedetização. Contamos com a compreensão de todos.

*Festa de Cristo Rei
       Concentração diocesana no dia 25/11 às 9h no centro de convenções de São Vicente. Haverá ônibus saindo de frente da paróquia. Reserve a sua passagem por $10,00 na secretaria paroquial. Lembramos que devido à concentração diocesana, não haverá missa no próximo domingo às 7h e 9h da manhã.

Arrecadação de alimentos

      Desde sábado (dia 17) estão sendo entregues nas casas as sacolinhas contendo um convite, com a identificação da paróquia, para a arrecadação de alimentos que ocorrerá em dezembro, nos seguintes dias e locais: 
dia 01 e 02 na região da Rua Alfaia Rodrigues no Estuário;
dia 08 e 09 na região do BNH.
      Membros da paróquia, devidamente identificados,  irão recolher as doações. 
      Cuidado com os golpistas!
      Desde já agradecemos pela ajuda que beneficiará muitas famílias neste Natal.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jantar especial


       Será o último evento do ano em nossa paróquia, marcado para o dia 1º de dezembro (sábado) das 20 às 22h. O cardápio constará de bife à parmegiana, arroz, salada e batata frita. O convite custa $ 15,00 por pessoa e você é servido muito bem.

Encontro de casais com Cristo


      Atenção casais que já fizeram ECC!
   Temos um re-encontro muito especial no dia 26 de novembro às 20h na igreja. Pedimos que avisem outros casais para que ninguém fique fora dessa iniciativa. Contamos com a presença de todos.

Festa de Cristo Rei


     Já estamos nos organizando para a grande concentração diocesana da festa de Cristo Rei que será no dia 25/11 às 9h no Centro de Convenções de São Vicente. Haverá ônibus saindo de frente da paróquia. Reserve a sua passagem na secretaria paroquial.


ATIVIDADES PAROQUIAIS

*Sacolinhas de Natal
   Os Vicentinos e a Pastoral da Criança já estão distribuindo as sacolinhas de Natal em prol das
crianças necessitadas. Informações na secretaria.
    Deus lhe abençoe por este gesto de generosidade!

*Feriado do dia 15
    A secretaria paroquial estará fechada em virtude do feriado, porém a igreja ficará aberta das 8 às 22h e haverá missa da saúde às 16h.


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Contra o Extermínio Jovem

       Em 2012, a Pastoral da Juventude de Santos divulgou uma série de postagens em seu blog referente à Campanha Nacional contra o Extermínio Jovem. Ao todo, são 14 matérias que ressaltam que a juventude é justamente uma protagonista e vítima das estatísticas sobre a violência. No próximo dia 11 de novembro, o município sediará o Dia Nacional da Juventude na Diocese, acolhendo grupos de jovens de toda a Baixada Santista para celebrarem a vida através de atividades artísticas, esportivas, além de atividades que reflitam sobre o tema: ‘Que vida vale a pena ser vivida?’.




       Índice de Posts
>> Os conceitos de juventude
>> O jovem como transgressão
>> O jovem em estatísticas
>> Perfil da violência no Brasil
>> Taxa de homicídios na Baixada
>> Mães de Maio
>> Funk Pede Paz
>> O jovem e acidentes de trânsito
>> Trânsito na divisa Santos/SV
>> População carcerária no Brasil
>> Mapa da Violência no Brasil
>> Marcha das Vadias em Santos
>> Violência sexual no Brasil
>> Adolescentes em vulnerabilidade

http://pejoteirossantos.wordpress.com/cdl-musical/

Iniciamos o ano da Fé

      
Seg, 05 de Novembro de 2012 14:22
por: cnbb
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

      Sua Santidade, o Papa Bento XVI, inaugurou no último dia 11 de outubro, o “Ano da Fé”. O evento comemora as celebrações em torno da abertura do Concílio Vaticano II, acontecimento eclesial de maior importância do século XX. O principal objetivo do Ano da Fé é promover a nova evangelização, ajudando todos os homens e mulheres a redescobrirem a alegria de crer mesmo diante da desertificação espiritual do mundo e seus efeitos nefastos na vida do ser humano. Na homilia de abertura, Bento XVI fez referência à cegueira do homem moderno, que por vezes perdeu a visão da fé e precisa reencontrá-la na pessoa de Jesus. Bartimeu é um exemplo de alguém que perdeu a visão e queria reencontrá-la. Alguém que havia perdido a luz. Contudo, guardava dentro de si a esperança de poder ver de novo. Essa possibilidade foi real em Jesus Cristo. Ele é a luz do mundo e só Ele tem poder de recobrar a visão, devolvendo ao homem a capacidade de ver de novo.
       A partir daí, o Papa apresenta os passos necessários a serem dados: reconhecer-se cegos, necessitados da cura, da ajuda de Jesus; recorrer a Ele a partir de uma orientação segura e firme da vida e, a partir de uma nova evangelização, deixar que Jesus nos abra os olhos e nos devolva ao caminho.
       “Na fé ecoa o eterno presente de Deus, que transcende o tempo, mas que só pode ser acolhida no nosso hoje, que não torna a repetir-se. Por isso, julgo que a coisa mais importante, especialmente numa ocasião tão significativa como a presente, seja reavivar em toda a Igreja aquela tensão positiva, aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo”, afirmou o Papa.
       O Papa lembra-nos da necessidade de reavivar na Igreja o entusiasmo contagiante em anunciar a Cristo e diz que para tal é necessário estar apoiados numa base sólida e precisa, e esta se encontra nos documentos do Concílio Vaticano II, onde ele esclarece: "A referência aos documentos protege dos extremos tanto de nostalgias anacrônicas como de avanços excessivos, permitindo captar a novidade na continuidade. O Concílio não excogitou nada de novo em matéria de fé, nem quis substituir aquilo que existia antes. Pelo contrário, preocupou-se em fazer com que a mesma fé continue a ser vivida no presente, continue a ser uma fé viva em um mundo em mudança”.
      O Papa ainda lembra que a proposta do Ano da Fé ao lembrar a abertura do Concílio é por necessidade de aprofundar e viver a fé, ainda mais do que há cinquenta anos. É perceptível nestas últimas décadas o rápido crescimento de uma espécie de "desertificação espiritual", que pode trazer nefastas consequencias ao homem. Contudo, o Papa recorda que é neste vazio, e, a partir dele, que se pode redescobrir a alegria de crer, sua importância vital para a humanidade e a possibilidade de um profundo encontro com a graça de Deus que liberta a todos e ao mundo inteiro de um pessimismo destruidor.
      A experiência do deserto na tradição cristã é muito rica. Basta lembrar a vitória de Cristo diante das tentações, a vitória do povo de Deus escravo no Egito rumo a Terra Prometida, e os primeiros séculos do cristianismo, quando muitos abandonavam a vida das cidades e iam para o deserto para estarem a sós com Deus, revitalizando suas vidas e redescobrindo aquilo, ou melhor, Aquele que os fazia viver. A sabedoria dos Padres do deserto é fonte de sabedoria até hoje para os nossos dias.
       Ao concluir sua homilia sobre o Ano da Fé, na Santa Missa de sua abertura, o Papa ainda ressaltou que o Ano da Fé é uma maneira de se experimentar "uma peregrinação nos desertos do mundo contemporâneo, em que se deve levar apenas o que é essencial: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas – como o Senhor exorta aos Apóstolos ao enviá-los em missão – mas sim o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio Vaticano II são uma expressão luminosa, assim como o Catecismo da Igreja Católica, publicado há 20 anos".
       O Ano da Fé deve fazer resplandecer em toda a Igreja a realeza de Cristo, seu amor especial por todos os homens e mulheres, sobretudo pelos mais pobres e enfraquecidos. Deve ser uma oportunidade de reavivar a fé e o dinamismo evangelizador de todo o corpo místico da Igreja, onde somos chamados a contagiar o mundo com a força da fé e da caridade a ela inerente.
       O Papa destacou ainda três grandes pastorais que devem nortear este Ano da Fé: os Sacramentos da Iniciação Cristã, a missão ad gentes e a evangelização dos batizados que não vivem as exigências de sua fé. Diz ele: “A Igreja procura lançar mão de novos métodos, valendo-se também de novas linguagens, apropriadas às diversas culturas do mundo, para implementar um diálogo que se fundamenta em Deus, que é Amor". Lembra que Bartimeu fez a experiência do encontro com Jesus Cristo, e tornou-se, assim, discípulo do Mestre, e comparou Bartimeu com os novos evangelizadores de nosso tempo: “são os novos evangelizadores: pessoas que fizeram a experiência de ser curadas por Deus, através de Jesus Cristo”. Eles têm como característica a alegria do coração, que diz com o Salmista: O Senhor fez por nós grandes coisas; por isso, exultamos de alegria!
       Que o Ano da Fé seja a possibilidade de nos reencontrarmos com Jesus Cristo e assim podermos ver e redescobrir as maravilhas que Ele opera no caminho da história humana. Muitos já se santificaram n’Ele e muitos outros devem ainda fazê-lo.
       Estejamos atentos aos sinais e a tudo aquilo que Ele nos quiser indicar. Vale a pena ouvir sua voz, reconhecer sua presença e deixar-se tocar por Ele.

                                                                   www.cnbb.org.br

Natal Luz e Europa nos caminhos de Maria

       Duas maravilhosas viagens esperam por você: Natal Luz, em Gramado, na Serra Gaúcha e Europa, visitando Lisboa, Fátima e Madri, dentre outras belas cidades. Em ambas as viagens haverá o acompanhamento de padres conhecidos por todos: para o Natal Luz contaremos com a presença do Pe. Caetano Rizzi e para a Europa o Pe. Lucas acompanhará o grupo. Obtenha outras informações na secretaria com a Mara.



Natal Luz – Gramado / Serra Gaúcha
De 04 a 09 de dezembro de 2012
Pe. Caetano (Santos/SP)
Valor por pessoa: R$ 2.070,00
Valor total*: R$2.108,00


Europa – Nos caminhos de Maria (Portugal & Espanha)
De 05 a 15 de abril de 2013
Pe. Lucas, Santos/SP
Valor por pessoa: R$ 7.009,00
Valor total*: R$7.297,10

Carreata e missa em louvor a Santa Isabel de Portugal, padroeira da Santa Casa de Misericórdia

      A imagem da santa sairá da paróquia, conduzido em carreata, no próximo domingo, dia 11, às 16h, e haverá a solene entronização na capela da Santa Casa às 17h com a celebração da Santa Missa.

             História de Santa Isabel de Portugal

       Era filha do rei Pedro III, de Aragão, e da rainha Constança. Era sobrinha-neta de Isabel da Hungria.
       Foi a neta preferida de Jaime I, o Conquistador, grande rei de Aragão. Casou-se aos 12 anos de idade, com Dom Diniz, que foi rei de Portugal: devasso, egoísta, bastante rígido.
       Mas não interferia nas atividade beneficentes da esposa que criou inúmeros hospitais, hospícios, orfanatos, sem se descuidar dos pobres. É conhecida em Portugal como “A Rainha”. Sofreu muito com as infidelidades e ciúmes do marido, e teve papel decisivo na pacificação das freqüentes contendas familiares.
       Exerceu também papel muito importante na pacificação de conflitos entre reinos cristãos, na intrincada política peninsular da Idade Média. Viúva, passou a viver em pobreza voluntária, na fidelidade ao espírito da Ordem Terceira de São Francisco.
      Após a morte do marido, doou aos necessitados todos os seus bens materiais e foi residir em um casa bem simples, numa vida monástica e dedicando-se a quem dela precisasse. Após sua morte, seu corpo foi conduzido para Coimbra e sepultada no Convento de Clara, cuja construção dirigira pessoalmente.

Oração da Santa Isabel de Portugal: Ó querida Santa Isabel, sob a vossa proteção queremos nos colocar. Vossa espiritualidade nos inspira ainda hoje no seguimento de Jesus. Ensinai-nos a acolher com carinho os pobres, os doentes, os abandonados, manifestando a eles o imenso amor do Pai. Estimulai-nos para que tenhamos coragem de estar ao lado deles, defendendo as suas lutas e assumindo as suas dores. Assim como vós, queremos construir a paz, partilhar o pão da justiça e distribuir rosas de alegria aos nossos irmãos. Intercedei por nós para que também possamos, um dia, gozar das alegrias celestes na presença de Deus. Amém.

                                                     http://www.santoprotetor.com

ATIVIDADES PAROQUIAIS

                Novena de Natal
       
      Você gostaria de organizar um grupo de novena com seus familiares, amigos e até mesmo com os vizinhos ou colegas no seu trabalho? Participe da reunião com o padre Carlos que será nesta segunda-feira, dia 5, às 20h. Vamos juntos nos preparar para a festejarmos o Natal do Senhor Jesus.






           Conselho Pastoral Paroquial

       Atenção coordenadores e vices das pastorais, grupos e movimentos: reunião do CPP nesta quinta-feira, dia 8, às 20h na sala 2. Em pauta a programação de final de ano e o Ano da Fé. Tragam para a reunião a ficha com a ocupação das salas do prédio paroquial para 2013.





         Copos descartáveis

        Estamos precisando de copos descartáveis de 250ml nas cores vermelho, verde e também incolor para a decoração de Natal da paróquia. Você pode nos ajudar? É só entregá-los na secretaria. Agradecemos desde já!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Celebração de conclusão do Sínodo

       Papa Bento XVI presidiu, neste domingo, 28 de outubro, na Basílica de São Pedro, a celebração eucarística de encerramento da 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Em sua homilia, o Papa se deteve sobre a cura do cego Bartimeu que ocupa uma posição significativa na estrutura do Evangelho de Marcos, itinerário de fé que se desenvolve gradualmente na escola de Jesus.
       A condição de cegueira tem um significado denso nos Evangelhos. Representa o homem que tem necessidade da luz de Deus, a luz da fé, para conhecer verdadeiramente a realidade e caminhar pela estrada da vida. "Bartimeu não é cego de nascença, mas perdeu a vista: é o homem que perdeu a luz e está ciente disso, mas não perdeu a esperança. Num de seus escritos, Santo Agostinho interpreta Bartimeu como pessoa decaída duma condição de grande prosperidade e nos convida a refletir sobre o fato de que há riquezas preciosas na nossa vida que podemos perder e que não são materiais" – frisou Bento XVI.
       "Nesta perspectiva, Bartimeu poderia representar aqueles que vivem em regiões de antiga evangelização, onde a luz da fé se debilitou, e se afastaram de Deus. São pessoas que deste modo perderam uma grande riqueza, decaíram duma alta dignidade – não econômica ou de poder terreno, mas a dignidade cristã –, perderam a orientação segura e firme da vida e tornaram-se, muitas vezes inconscientemente, mendigos no sentido da existência" - acrescentou o Pontífice.
       O Papa destacou que "são muitas as pessoas que precisam de uma nova evangelização, ou seja, de um novo encontro com Jesus, o Cristo, o Filho de Deus, que pode voltar a abrir os seus olhos e ensinar-lhes a estrada. A nova evangelização diz respeito a toda a vida da Igreja. Refere-se, em primeiro lugar, à pastoral ordinária que deve ser mais animada pelo fogo do Espírito a fim de incendiar os corações dos fiéis que frequentam regularmente a comunidade reunindo-se no dia do Senhor para se alimentarem de sua Palavra e do Pão de vida eterna."
       Bento XVI então sublinhou três linhas pastorais que emergiram do Sínodo. "A primeira diz respeito aos Sacramentos da iniciação cristã. Foi reafirmada a necessidade de acompanhar, com uma catequese adequada, a preparação para o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia; e reiterou-se também a importância da Penitência, sacramento da misericórdia de Deus. É através deste itinerário sacramental que passa o chamado do Senhor à santidade, dirigido a todos os cristãos."
       A segunda é que "a nova evangelização está essencialmente ligada à missão ad gentes. A Igreja tem o dever de evangelizar, de anunciar a mensagem da salvação aos homens que ainda não conhecem Jesus Cristo". O Papa recordou que durante as reflexões sinodais, foi sublinhado que existem lugares na África, Ásia e Oceânia, onde os habitantes esperam com expectativa o primeiro anúncio do Evangelho. "Por isso, é preciso pedir ao Espírito Santo que suscite na Igreja um renovado dinamismo missionário, cujos protagonistas sejam, de modo especial, os agentes pastorais e os fiéis leigos. A globalização provocou um notável deslocamento de populações, pelo que se impõe a necessidade do primeiro anúncio também nos países de antiga evangelização" – frisou o Papa.
       O terceiro aspecto diz respeito às pessoas batizadas que, porém, não vivem as exigências do Batismo. "Durante os trabalhos sinodais, foi posto em evidência que estas pessoas se encontram em todos os continentes, especialmente nos países secularizados. A Igreja dedica-lhes uma atenção especial, para que encontrem de novo Jesus Cristo, redescubram a alegria da fé e voltem à prática religiosa na comunidade dos fiéis. Para além dos métodos tradicionais de pastoral, sempre válidos, a Igreja procura lançar mão de novos métodos, valendo-se também de novas linguagens, apropriadas às diversas culturas do mundo, para implementar um diálogo de simpatia e amizade que se fundamenta em Deus que é Amor."
       Voltando à figura do cego Bartimeu, curado por Jesus, Bento XVI concluiu a homilia dizendo: "Assim são os novos evangelizadores: pessoas que fizeram a experiência de ser curadas por Deus, através de Jesus Cristo".

                                                              Dom, 28 de outubro de 2012 19:49
                                                                por: CNBB/RADIO VATICANO

Recuperar os fiéis perdidos e conquistar os indiferentes?

     Como a Igreja Católica pode responder à indiferença daquela parcela da população que não crê, que se afastou na religião ou que nunca a conheceu? Quem responde as perguntas é o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis.
      “Eu acho que é importante que nós saiamos ao encontro do nosso povo, sobretudo nas periferias de nossas grandes cidades. O Brasil, e eu diria a América Latina de modo geral, passam por um processo cada vez mais forte de urbanização. As populações estão se concentrando nas grandes e médias cidades. Hoje, no Brasil já cerca de 80% da população está vivendo nas cidades. Então, é claro que as cidades aumentam, crescem e nós muitas vezes não temos um número suficiente de ministros ordenados e muitas vezes também não temos o número suficiente de leigos preparados para atender as necessidades religiosas, espirituais desta população que cresce cada vez mais em nossas cidades”.
      “De que maneira ir ao encontro deles? Criar centros de encontro das pessoas que vivem nestas áreas, criar pequenas comunidades, como vimos no Documento de Aparecida: fazer da Igreja uma rede de pequenas comunidades eclesiais, vinculadas à paróquia, à diocese, porque nós devemos sempre promover e estimular uma pastoral orgânica, de conjunto. Portanto, este trabalho não pode ser autônomo, não pode ser independente, como ocorre muitas vezes com nossos irmãos evangélicos”.
      “Para isso, é necessário que se abra espaço à atuação do laicato; é claro também dos religiosos e religiosas, porque o padre sozinho não consegue atender a esta demanda da população mais distante da matriz, da sede paroquial propriamente dita”.

                                                   Sex, 26 de outubro de 2012 09:55
                                                             por: Rádio Vaticano