quinta-feira, 3 de março de 2011

Jejum e abstinência

   A Igreja considera dias de penitência todas as sextas feiras do ano e todos os dias da Quaresma e determina que nesses dias se observe tal preceito, como forma de participar do Mistério Pascal e crescimento na fé. Por conveniência das pessoas e para atender certas necessidades, também visando facilitar a prática a todos, levando em conta as dificuldades do trabalho, entre outras, a CNBB, de acordo com a dispensa legal, deixa a critério de cada um oferecer a Deus esse sacrifício conforme sua fé, transferindo a prática da penitência para outras formas de sacrifício, principalmente obras de caridade e exercícios de piedade. Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão, entretanto, a prática do jejum e abstinência é obrigatório, sob pena de se cometer pecado mortal. Quando celebramos alguma solenidade na sexta feira, estamos obrigados a cumprir o preceito.
     Por penitência se entende além das orações e obras de caridade, o jejum e a abstinência de carne ou de outro alimento, assim considerado algo de que o penitente goste muito e tal privação represente uma real mortificação, um verdadeiro sacrifício. Mas não basta a simples abstinência ou jejum, pela simples privação ou sacrifício pessoal, substituindo o alimento por outro, como se faz na Sexta-feira Santa, quando não se come carne, mas se empanturra de bacalhau. A prática cristã recomenda que o que se economizou com tal privação deve ser doado aos necessitados ou a uma instituição de caridade, como gesto concreto e partilha, minimizando assim o sofrimento de alguém.
     São três tipos de penitências considerados:
     1-Jejum Eucarístico- é proibido a ingestão de alimentos ou bebidas, com exceção de água uma hora antes da comunhão. Os doentes que tenham uma dieta especial e que não possam se privar do alimento durante tal período de tempo ou as pessoas que cuidam deles, podem tomar a comunhão mesmo que tenham ingerido alimentos em período menor do que uma hora antes. Os medicamentos não quebram o jejum. Todos os cristãos depois que receberam a primeira Comunhão estão obrigados a cumprir o preceito. Existem algumas dispensas consideradas pela lei da Igreja, a critério do Bispo, quando se pode quebrar o preceito.
     2-Abstinência de carne ou de outro alimento (conforme explicado antes) A partir dos 14 anos e até o fim da vida os cristãos estão obrigados a fazer tal penitência, salvo os casos já citados de doença, idade avançada ou quem cuida deles.
     3-Grande Jejum- abster-se de uma refeição completa ao dia, conforme a escolha pessoal. Considerando-se que se toma três refeições por dia, escolhe-se uma e se priva da mesma como forma de sacrifício. Não esquecer que na Quarta- feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa tal prática é obrigatória. Essa norma atinge os cristãos dos 18 anos até 60 anos incompletos.
     A abstinência de carne tem seu fundamento na tradição judaica e lembrando o sofrimento de Cristo e Sua morte na cruz. O jejum lembra sacrifício pessoal e mortificação, deixando de lado as coisas do mundo para se voltar para Deus em busca de perdão e conversão.

                                            Diácono João Batista Barbosa Bueno

0 comentários:

Postar um comentário