A Basílica de São Pedro em Roma foi consagrada pelo Papa Urbano Oitavo no dia 18 de novembro de 1626, aniversário da consagração da Basílica antiga.
A construção deste grandioso templo durou 170 anos, sob a direção de 20 Sumos Pontífices. Está construída na colina chamada Vaticano, sobre a tumba de São Pedro.
Ai no Vaticano foi martirizado São Pedro (crucificado de cabeça para baixo) e ai mesmo foi sepultado. Sobre seu sepulcro construiu o imperador Constantino uma Basílica, no ano 323, e essa magnífica igreja permaneceu sem mudanças durante dois séculos. Junto a ela na colina Vaticano foram construindo-se vários edifícios que pertenceram aos Sumos Pontífices. Durante séculos foram envelhecendo cada vez mais a Basílica.
Quando os Sumos Pontífices regressaram do desterro de Avignon – ou desterro da Babilônia – o Papa começou a morar no Vaticano, junto à Basílica de São Pedro (até então os Pontífices haviam morado no Palácio junto à Basílica de Latrão) e desde então a Basílica de São Pedro é indiscutivelmente o templo mais famoso do mundo.
A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula. Ocupa 15,000 metros quadrados. Não há outro templo no mundo que se compare em extensão. Sua construção começou com o Papa Nicolau V em 1454, e a concluiu e consagrou o Papa Urbano VIII em 1626 (170 anos construindo-a). Nela trabalharam os mais famosos artista como Bramante, Rafael, Miguel Ângelo e Bernini. Sua beleza é impressionante.
A Basílica de São Paulo está do outro lado de Roma, a 11 quilômetros de São Pedro, em um lugar chamado “As três fontes”, porque diz a tradição que ai foi cortada a cabeça de São Paulo e que ao cortá-la caiu no chão e deu três golpes e em cada um saiu uma fonte de água (e aí estão as tais três fontes).
A antiga Basílica de São Paulo foi construída pelo Papa São Leão Magno e o imperador Teodósio, mais em 1823 foi destruída por um incêndio, e então, com esmolas que os católicos enviaram de diferentes países do mundo se construiu a nova, sobre o modelo da antiga, só que maior e muito mais bonita, a qual foi consagrada pelo Papa Pio Nono em 1854. Nos trabalhos de reconstrução se encontrou um sepulcro sumamente antigo (anterior ao século IV) com esta inscrição: “A São Paulo, Apóstolo e Mártire”.
Estas Basílicas nos lembram os generosos católicos de todos os tempos que contribuíram para que os nossos templos sejam os mais maravilhosos possível e como nós devemos também contribuir para manter bonita e elegante a Igreja de nosso bairro ou de nossa paróquia.
0 comentários:
Postar um comentário