quinta-feira, 22 de julho de 2010

Medir os anos pela verdade

      “ A velhice só começa quando se perde o interesse.” - Jean Tostand ( 1894 – 1977 )
        Simeão exultou de alegria em ver o Salvador nos braços de Maria: “ Agora, Senhor, podeis deixar ir em paz vosso servo, conforme vossa palavra, porque meus olhos viram vossa salvação, que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de Israel, vosso povo.” ( Lc 2, 25-32)
     A prece de Simeão deve ser a prece de todos os idosos. A Sagrada Escritura os ampara continuamente. Não são poucos os textos que exaltam sua experiência de vida e a vida gasta em favor da construção da vida. São valores que estão aí diante de nós e não podemos esquecê-los.
     A maior tristeza do idoso é a mentira. Como posso incentivar a juventude num grande ideal, se vejo homens com idade madura em atitudes nada convincentes?
     Você é diferente. O que você realizou foi com suor e sabor; sim, sabor de ter construído com empenho, luta e dedicação muitas coisas em sua vida: seu interior, sua família, os amigos. Simeão experimentou e exaltou a alegria de ver o Salvador. Reconheceu o futuro de si e da humanidade. Simeão não cantou um adeus à vida, mas rendeu graças ao Senhor.
     O tempo já percorrido em longo caminho não é motivo de desânimo ou de esperar a vida passar, mas de alegria por ter vivido, por ter sonhado, pelas coisas realizadas, pelo bem que plantou e viu frutificar. O que foi plantado, não deixará de nascer. Não olhe a vida com desdém, mas com esperança profunda. Há um tempo para cada coisa e a idade avançada é o seu tempo. Ele é seu e deve ser vivido com intensidade.

                                                             Pe. Ferdinando Mancílio, C.SS.R

0 comentários:

Postar um comentário