O ciclo da Páscoa se divide em Tempo da Quaresma e Tempo Pascal. Pode começar entre os dias 2 de fevereiro e 11 de março e termina entre os dias 8 e maio e 14 de junho, conforme a data da Páscoa.
O Tempo da Quaresma começa na quarta feira de cinzas e termina na quinta feira santa, antes da Missa da Ceia do Senhor.
Espiritualidade: penitência e conversão
Ensinamento: “O meu reino não é deste mundo”
Atitude: renúncia ao mal
Cor: roxa – representa a penitência. No quarto domingo pode-se usar o rosa (opcional), também como sinal de alegria.
Tempo Pascal- Começa no domingo da ressurreição entre os dias 20 de março e 26 de abril e termina na Festa de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, entre os dias 8 de maio e 14 de junho. Nesse período festejamos a ascensão do Senhor, sempre no domingo anterior a Pentecostes.
Espiritualidade: alegria e esperança
Ensinamento: libertação do pecado
Atitude: ressuscitar com Cristo
Cor: branco – representa alegria.
No Tempo Pascal celebramos o mistério da redenção.
Tempo comum, segunda parte:
A segunda parte do Tempo comum começa no dia seguinte à festa de Pentecostes e se prolonga até a véspera do primeiro Domingo do Advento.
Espiritualidade: vivência do Reino de Deus
Ensinamento: A Igreja é o sinal do Reino
Atitude: Ser sal da terra e luz do mundo
Cor: verde- representa a esperança cristã
Resumindo: Ciclo do Natal: 43 ou 37 dias, do primeiro domingo do Advento até a festa do Batismo do Senhor (domingo após a Epifânia, quando esta ocorre nos dias 7 ou 8 de janeiro)
25 de dezembro- Festa do deus Sol invicto. Tradição cristã considera Cristo o sol e a luz do mundo, daí a festa do nascimento de Jesus ser considerada nesse dia)
Ciclo da Páscoa- 96 dias- da quarta feira de cinzas até Pentecostes.
Páscoa da ressurreição: no nosso continente: domingo após a primeira lua cheia do outono- entre 20 de março e 26 de abril
Quarta feira de Cinzas – 46 dias antes do domingo da Páscoa ou 40 dias se não se contar os domingos.
Festa de Pentecostes – cinqüenta dias após a Páscoa. Para os judeus, a festa das Semanas ou das tendas, para lembrar os dois acontecimentos importantes para eles: o tempo em que moraram nas tendas no deserto e as semanas que precedem a colheita.
Outras festas com celebrações móveis:
-Cristo Rei – Domingo anterior ao Advento – quinto domingo antes do Natal
-Sagrada Família – Domingo após o Natal (ou no dia 30 de dezembro quando o Natal cai no domingo)
-Epifânia (manifestação) – domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro
-Ascensão do Senhor – 40 dias após a Páscoa – no Brasil domingo anterior à festa de Pentecostes
-Santíssima Trindade – domingo após Pentecostes
-Corpus Christi – 5ª feira após a Santíssima Trindade
-Sagrado Coração de Jesus – 6ª feira após o 2º domingo depois de Pentecostes.
Existem outras festas e celebrações em datas fixas ou transferidas para o domingo seguinte, conforme a sua importância ou para a paróquia/diocese onde se celebra. Ex: padroeiros, Assunção de Nossa Senhora, etc.
Precisamos nos atentar para as três categorias de celebrações litúrgicas: solenidades, festas e memórias.
As solenidades devem ser celebradas no próprio dia, observando-se todas as normas litúrgicas explicitadas no Missal Romano e nos documentos litúrgicos oficiais da Igreja. As festas podem ser celebradas com mais elasticidade e as memórias podem ser facultativas ou obrigatórias, neste caso, celebradas no mesmo dia, mas sem muito destaque.
Além disso contamos ainda os tempos das oitavas e das quartas de Natal e da Páscoa, que são prolongamentos das festas, com algumas características especiais e normas próprias também definidas nos documentos litúrgicos. .
Diácono João Batista Barbosa Bueno
(Notário na Câmara Eclesiástica e Chanceler do Bispado de Santos)
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