sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pedir sabedoria

     Jesus alertou e repetiu o alerta: cuidado com os falsos profetas (cf.Mt7,15-23). Parecem mansas ovelhinhas, mas são lobos a comer o prato da fé pela beirada. Têm tanto poder de enganar que até falsos milagres realizam para iludir o povo em nome de Deus. Nada os detêm em busca de adeptos, dinheiro honrarias, poder político e adoração que vêm com postura de santos e profetas do altíssimo. Jesus diz que até os santos, os eleitos, cairiam na conversa deles.
      Perguntem aos exegetas. É este o teor da pregação de Jesus. Ele estava advertindo seus seguidores para que tomassem cuidado com quem se apossa da doutrina e da fé do povo e o leva a aventuras espirituais perigosas. É só ler os Atos e as epístolas para ver que o problema dos falsos profetas, milagreiros e santos não é novo.
      As Igrejas todas estão precisando de mais doutrina, consoante com o que Paulo pede a Timóteo, cuja fé é sincera. Ele deve guardar bem a doutrina que aprendeu (cf. 2Tm 1,5: 3,4) sobre morte, ressurreição, proibição de alimentos, anúncios de castigo e fim de mundo. Cuidado com pessoas que gostam muito de si mesmas ou de dinheiro, que se gabam de seus poderes, orgulhosas, abusivas e irreverentes, ingratas, sem amor e misericórdia, incapazes de perdoar quem não adere a elas. Têm aparência de gente santa, mas negam o poder de Deus. Envolve pessoas simples e carentes. (…)
      Estes são tempos que exigem discernimento e sabedoria. Há verdadeiros e falsos pregadores entre nós. Segundo Jesus, todo cuidado é pouco, diante dessa gente. Os verdadeiros seguidores de Jesus não se deixam enganar por discursos piedosos. Exigem conteúdo que não deturpe nem a Bíblia nem os ensinamentos da Igreja. O resto é mentira.

                                                      José Fernandes de Oliveira ( padre Zezinho) pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, é escritor, compositor, cantor e dedica-se à Pastoral da Comunicação.

0 comentários:

Postar um comentário