sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Perdão - a melhor terapia

     Extraordinária terapia para modificação moral é o perdão. Elevada expressão do amor, abençoa quem doa e apazigua aquele que o recebe.
     Ninguém há que passe pela existência sem necessitar do seu calmante. Sem ele o clima social se intoxica com os vapores venenosos e os indivíduos se asselvajam descontrolados; a intolerância extrapola na agressividade e a ira arma o ódio de vingança brutal.
     O perdão chega e suaviza a gravidade do delito, auxiliando na reparação, mediante a qual o equivocado se reabilita, alterando a conduta e tornando-se útil à comunidade onde está situado.
     Quem perdoa, cresce; quem recebe o perdão, renova-se. O doador enriquece-se de paz e o beneficiado recupera o valor para dignificar-se através da reabilitação.
     Enquanto o homem não perdoa, permanece no estágio primário da vida, sempre em processo de estagnação. Aquele que recusa o perdão, duplamente enfermo padece de hipertrofia dos sentimentos, atado a distúrbios da emoção.
     Perdoando, o amor enseja refazimento da estrada antes percorrida com desequilíbrio, cujo esforço a consciência amplia o campo de serviço e se desalgema do remorso, da intranquilidade, do medo...
                                         
                                                  Dia 18/09- Dia do perdão
                                  
                                              Seleção de Luiz Antônio Mantovani
                                                            Sertãozinho/SP



0 comentários:

Postar um comentário