quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sete chaves para ler a Bíblia


       O mês de setembro é especialmente dedicado à Bíblia! Tempo forte de nos aproximarmos da Palavra de Deus, de alimentarmos o nosso espírito. A Palavra de Deus é esta “carta de amor” que Deus nos enviou e que continua sendo atual e necessária para a nossa vida. Assim, como alimentamos nosso corpo, temos que alimentar também a nossa alma, a nossa espiritualidade. E a fonte para isso é a Bíblia! Em Mateus 4,4 nos é dito: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.
       Como sugestão, apresento sete chaves para ler, conhecer e viver a Palavra de Deus. Primeiro passo para conhecer a Bíblia é ler a própria Bíblia. Escolha uma passagem dos Evangelhos, quem sabe uma parábola que você goste, um salmo, uma carta de S.Paulo. Não importa a quantidade de leitura, mas a qualidade da leitura. Ler com calma e atenção! Você tem sete chaves que abrem o seu coração para ler a Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas chaves são fáceis de se encontrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo.
Pés: Bem plantados na realidade. Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo.
Olhos: Bem aberto. Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.
Ouvidos: Atentos, em alerta. Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.
Coração: Livre para amar. Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.
Boca: Para anunciar e denunciar. Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a palavra de Deus e a vida.
Cabeça: Para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostar para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.
Joelhos: Dobrados em oração. Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espírito Santo para entender a Bíblia.

                                       Seleção de Frei Djalmo Fuck, OFM
                                                          São Paulo/SP

2 comentários:

  1. A Bíblia só tem segredo para quem esta na carne, eu só quero saber a onde fala dessas sete chaves na Bíblia?
    pq se não tiver isso, que vc esta falando é engano, esse espirito não é santo, é apenas mais uma invenção do homem, como sempre sendo usado pela cobra.
    Apocalipse 22:18-19 "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro".

    YHWH Pai verdadeiro e eterno!

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia só tem segredo para quem esta na carne, eu só quero saber a onde fala dessas sete chaves na Bíblia?
    pq se não tiver isso, que vc esta falando é engano, esse espirito não é santo, é apenas mais uma invenção do homem, como sempre sendo usado pela cobra.
    Apocalipse 22:18-19 "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro".

    YHWH Pai verdadeiro e eterno!

    ResponderExcluir