terça-feira, 8 de junho de 2010

Igreja recebe bandeira do Divino Espirito Santo


Entre os dias 8 e 12 de maio, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida recebeu a bandeira do Divino Espírito Santo. Vinda de Itanhaém, foi conduzida por Enedir Simões durante as missas dos dois primeiros dias, ficando exposta. Até o dia 12, foi levada às residências de pessoas enfermas, que não puderam participar das missas.

A origem da Festa do Divino Espírito Santo ou Festa de Pentecostes é tão antiga quanto o próprio cristianismo. No dia de Pentecostes, (cinqüenta dias após a Páscoa ), com a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, a Igreja apareceu publicamente diante da multidão e teve início a difusão do Evangelho. Divino indica a divindade do Espírito Santo: Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.

A Festa do Divino Espírito Santo foi incorporada ao calendário da Igreja no século XIII. No Brasil, chegou com a colonização e firmou-se a partir do século XVII. É uma manifestação popular, onde se une a espiritualidade e o folclore para agradecer, ao Espírito Santo, os dons e as graças recebidas durante o ano anterior.

Essa tradição religiosa foi instituída em 1296, na cidade portuguesa de Alenquer. Por causa do clima de guerra entre o rei dom Diniz e seu filho, a rainha Isabel de Aragão – a rainha Santa – clamou ao Divino Espírito Santo que se restabelecesse os tempos de paz. Em gratidão, ela mandou fazer uma cópia da coroa do reino, colocando no alto uma pomba branca (o símbolo do Divino), para sair em peregrinação pelo mundo, arrecadando donativos aos pobres.


SÍMBOLOS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Bandeira: É a bandeira de Deus e de Seu povo. Através dela a fé e a religiosidade são levadas por toda a cidade. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andores, nos arranjos da Igreja e paramentos é sinal do amor de Deus e representa o sangue dos mártires.

Pomba: O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus). Daí, quase sempre, a pomba que o representa possuir sete raias ou sete fitas. Hoje são representadas por inúmeras delas, pois uma pessoa pode acrescentar outras em pagamento a uma promessa.

Fogo: Este símbolo é bíblico, quando os apóstolos e Maria se reuniram no Cenáculo e sobre eles vieram a línguas de fogo, estabelecendo assim o dia de Pentecostes.
Água: A água simboliza a pureza, a vida. O Espírito Santo é a “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar.
Andréa Maria Zabrieszach Afonso

0 comentários:

Postar um comentário