sexta-feira, 11 de junho de 2010

Santo Antônio

        Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no ano de 1195 e foi batizado com o nome de Fernando. Entrou para a Ordem dos Agostinianos em 1209 e aí permaneceu até encontrar um grupo de monges franciscanos que estavam indo pregar o evangelho aos sarracenos. O impacto desse encontro marcou sua vida. Ele integra-se a ordem franciscana e adota o nome de Antônio em homenagem a Santo Antão.
         Em uma viagem a Marrocos, Antônio sofre uma enfermidade que o faz retornar a Portugal. Passando pela Itália, desembarca na Sicília e indo até Assis se encontra pela primeira vez com São Francisco.
          Em 1222 é chamado a falar de "improviso" numa celebração de ordenação e mostra eloquência e sabedoria extraordinárias. Revela-se então seu carisma de pregador itinerante que marcará a trajetória de sua vida. Lecionou nas escolas de Bolonha, de Tolosa e de Mompinher.
                Santo Antônio morreu aos 36 anos, em 1231 no dia 13 de junho e em menos de um ano, o papa Gregório IX o declara santo. Em 1946, Pio XII dá-lhe o título de "Doutor Evangélico".
                Na devoção popular, Santo Antônio é considerado o "santo casamenteiro" e protetor dos pobres. Muito querido pelo povo, na missa do dia 13 de junho, os fiéis aguardam a distribuição do pão bento que, como reza a tradição, deverá ser colocado junto aos mantimentos para que haja fartura no lar.

0 comentários:

Postar um comentário