sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sacramento da Crisma ou Confirmação

      Iniciando a reflexão sobre a confirmação ou crisma, fazemos logo uma distinção: o crisma (masculino) é o óleo que o bispo consagra (abençoa) na quinta-feira santa. É o óleo com o qual se unge os que são crismados (confirmados). A crisma (feminino) é o mesmo que confirmação.  ( Thiago Theisen)
      Crisma, ou Confirmação, é o sacramento de crescimento e  aprofundamento na vida de graça iniciada pelo Batismo. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Na Crisma, o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, ocorrendo a maturidade da vida espiritual, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo (At 1,8), proclame e defenda a fé, vença as tentações e possa procurar a santidade com todas as forças da alma (Gal 5,22).
             Na administração deste sacramento, feito pelas mãos do Senhor Bispo, o povo santo renova as promessas do Batismo, momento em que renunciam ao mal e a todas as suas obras. É ungido na fronte pelo óleo sagrado da Crisma, sinal de que são consagrados ao Cristo e prontos para enfrentar os desafios do maligno. Os óleos do Sacramento da crisma são bentos na celebração denominada de “Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos”, que ocorre na Quinta-feira Santa de manhã. Nesta mesma oportunidades, os padres (re)afirmam sua obediência aos Bispos e, principalmente, ao Papa.

                                                                                                                           Wallace Lúcio

0 comentários:

Postar um comentário