sexta-feira, 25 de junho de 2010

Combate às drogas


      Em 1987 foi instituído, pela ONU, o dia 26 de junho como o “Dia Internacional do Combate às Drogas”. No Brasil, a Semana Nacional Sobre Drogas está sendo comemorada, este ano, entre os dias 19 e 26 de junho.
     O álcool e as drogas, lícitas e ilícitas, estão entrando na casa das famílias sem pedir licença. Elas vêm destruindo não só os jovens que se envolvem com elas, como com todo o resto da família.
     A falta de limites e a perda de valores morais, éticos e espirituais no seio familiar são uma das principais causas do uso abusivo das drogas e álcool, atingindo assim, toda a sociedade. Através dela, desenvolve-se a violência, o tráfico, o roubo, o latrocínio e até mesmo o suicídio. São as consequências de uma vida desregrada onde os valores distorcidos chegam em nossas casas através da mídia televisiva e escrita, com “modismos”, influenciando assim nossos jovens e, porque não, também os adultos.
     O problema da droga está crescendo no Brasil, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas elaborado pela ONU. A substância mais procurada é a maconha, usada por quase 3% das pessoas entre 15 e 65 anos. Há cerca de 900 mil pessoas fazendo uso de cocaína. De 2006 a 2007, triplicou a apreensão do crack, um derivado da cocaína. Como a dependência em geral começa na juventude, os pais têm papel fundamental. E a palavra chave é: ATENÇÃO! VERIFIQUE:
*Se o jovem passa longos períodos isolado;
*Se o rendimento escolar diminui rápido;
*Se muda de amizades;
*Se está com os olhos vermelhos ou vidrados, se usa colírios ou óculos escuros continuamente;
*Se tem acessos de raiva ou de depressão;
*Se se recusa a dizer aonde vai e a que horas volta;
*Se gasta rapidamente a mesada, se dinheiro ou objetos de valor somem de casa;
*Se aparecem objetos ligados ao uso de drogas: cachimbo, colheres queimadas, papel de cigarros; se o jovem usa incenso ou desodorante no quarto;
*Se tem aparência desleixada;
*Se apresenta inapetência ou, ao contrário, gula, especialmente por doces.

     Estes dez sinais podem indicar o consumo de drogas. Neste caso, os pais devem ter atitude compreensiva, sem usar termos como “drogado” ou “marginal”. Deve-se buscar ajuda de pessoal especializado e também procurar um grupo de apoio onde possam se sentir amparados neste momento tão difícil da vida.
     Em nossa Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Santos, à Av. Afonso Pena, 614, temos o GRUPO DE APOIO AMOR-EXIGENTE CACTOS. Estas reuniões são realizadas todas as segundas feiras às 20hs, iniciando no salão paroquial. Este é um programa indicado para familiares e também para dependentes químicos que precisam de ajuda.

             O QUE É O AMOR EXIGENTE?
     É uma proposta de educação destinada a pais e orientadores como forma de prevenir e solucionar problemas com nossos filhos.
     É um grupo de apoio a pais e jovens com problemas, ajudando-os a encontrar caminhos para que sua família possa se reestruturar, viver completa e feliz.
    O lema do AMOR-EXIGENTE É:

                 EU TE AMO, MAS NÃO ACEITO O QUE VOCÊ FAZ DE ERRADO.

                                                        Ana Maria A. P. Souza
                                               Coordenadora do Amor Exigente

0 comentários:

Postar um comentário